| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$76,68 sem juros | Total R$76,68 | |
| 2 x de R$38,34 sem juros | Total R$76,68 | |
| 3 x de R$25,56 sem juros | Total R$76,68 | |
| 4 x de R$19,84 | Total R$79,36 | |
| 5 x de R$16,14 | Total R$80,71 | |
| 6 x de R$13,68 | Total R$82,09 | |
| 7 x de R$11,92 | Total R$83,48 | |
| 8 x de R$10,61 | Total R$84,89 | |
| 9 x de R$9,59 | Total R$86,31 | |
| 10 x de R$8,77 | Total R$87,75 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Rita De Cássia M. T. Stano
Sinopse:
A qualidade do ensino superior ocupa atualmente um lugar de destaque em políticas (trans)nacionais que enquadram reformas estruturais e curriculares dos sistemas de ensino e reclamam uma reconfiguração da docência e da aprendizagem. Contudo, o ensino superior continua a ser marcado por fatores que limitam as possibilidades de mudança pedagógica, importando ouvir a voz dos docentes enquanto atores principais da pedagogia. É esse o propósito do estudo de Rita Stano, no qual se equaciona a existência de uma epistemologia praxeológica na condução e supervisão das práticas formativas em contexto universitário, buscando-se descobrir uma pedagogia vivida em contextos onde a pedagogia enquanto atividade acadêmica é ainda largamente invisível e, em grande medida, negada. Cruzando os discursos da reforma com as vivências e percepções dos docentes, o estudo permite-nos compreender paradoxos e contradições das racionalidades subjacentes às práticas educativas, evidenciando a necessidade de construir espaços de reflexão coletiva acerca das condições de transformação da pedagogia no ensino superior. Flávia Vieira Professora Titular da Universidade do Minho-Braga-Portugal
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423769
DOI:10.24824/978854442376.9
Ano de edição:2018
Número de páginas:178
Formato:16x23
Assunto:
D536
Diálogos da formação docente com diferentes sujeitos e espaços educativos/
Fernanda A. O. Rodrigues Silva, Jacks Richard de Paulo, Rosa Coutrim, Marcelo Donizete
da Silva, Marcelo Loures dos Santos, Adriene Santanna (orgs.) – Curitiba: CRV, 2018.
408 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-2377-6
DOI 1024824/978854442377.6
1. Educação 2. Formação docente 3. Pedagogia 4. Gestão escolar I. Silva, Fernanda
A. O. Rodrigues. org. II. Paulo, Jacks Richard de. org. III. Coutrim, Rosa. org. IV. Silva,
Marcelo Donizete da. org. V. Santos, Marcelo Loures dos. org. VI. Santanna, Adrienne.
org. VII.Título VIII. Série.
APRESENTAÇÃO
A UNIVERSIDADE, O TERRITÓRIO E A PRODUÇÃO DE
SABERES: aproximações, distanciamentos e perspectivas na
produção acadêmica do º SIMPOED
Licinia Maria Correa
INTRODUÇÃO
Adriene Santanna
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva
PARTE – FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFOP: perfil, formação e o lugar
profissional de seus egressos
Regina Magna Bonifácio de Araújo
Célia Maria Fernandes Nunes
Nilzilene Imaculada Lucindo
USO DA INDAGAÇÃO NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DESCRIÇÃO
DE UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Ilich Silva-Peña
EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN CHILE: el rol de la
universidad en la formación de profesores
Violeta Acuña-Collado
FOCO NO TRABALHO DOCENTE: reflexões sobre a formação
e sustentabilidade ambiental
Jacks Richard de Paulo
Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo
Marta Bertin
OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
NO CONTEXTO DAS ATUAIS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO:
uma análise sobre a Lei /
Marcelo Donizete da Silva
Ana Maria Mendes Sampaio
Fernanda Rodrigues da Silvaindd // ::
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: impactos no poder local
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva
Leôncio Soares
Rafaela Carla e Silva Soares
A DIMENSÃO REFLEXIVA NOS PROCESSOS
DE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Flávia Lamounier Gontijo
ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE ALGUNS SUJEITOS
DA POLIDOCÊNCIA NO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES
DA EDUCAÇÃO BÁSICA – UFOP E SUA ATUAÇÃO PARA
A FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS
Magna Campos
Jianne Ines Fialho Coelho
Breynner Ricardo de Oliveira
Camila Flausino
O QUESTIONÁRIO CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DE
PROFESSORES: contribuições para o campo da avaliação educacional
Karine Votikoske Roncete
Daniel Abud Seabra Matos
Erica Castilho Rodrigues
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: elementos
para a melhoria da equidade e da qualidade na educação
Maria Eugénia Ferrão
PARTE – OUTROS SUJEITOS, NOVAS DEMANDAS NA ESCOLA
A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Sônia Marta de Oliveira
A NORMALIZAÇÃO DOS SURDOS NA ESCOLARIZAÇÃO
DE SURDOS COM BASE DA ORALIDADE DO SÉCULO XIX
Clarissa Fernandes Das Dores
Fernanda Rodrigues da Silvaindd // ::
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: reflexões sobre o direito à
educação e o acesso de estudantes com deficiência
na Universidade Federal de Ouro Preto
Adriene Santanna
Christianne Câmara Lopes de Albuquerque de Miranda
Marcelo Dias de Santana
Carleugênia Rocha
Letícia Rosa
PESSOAS LGBT E/NA ESCOLA: sobre a precarização das vidas
e das cidadanias
Anna Paula Vencato
GÊNERO(S) E SEXUALIDADE(S): (re)existências de mulheres
trans e travestis
Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
João Víctor Tavares
GÊNERO E SEXUALIDADES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
EDUCACIONAIS: um olhar para além da macropolítica
Izabella Marina Martinho Saraiva
Marco Antonio Torres
INTERAÇÕES INTERPESSOAIS E DESEMPENHO ESCOLAR:
um estudo de caso
Gleiber Couto
Wanessa Marques Tavares
A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: reflexões sobre o contexto brasileiro
Rosa Maria da Exaltação Coutrim
Marlice de Oliveira e Nogueira
PARTE – ATUAÇÃO DOCENTE EM OUTROS ESPAÇOS EDUCATIVOS
EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma possibilidade para a reconstrução
da oferta escolar nas áreas campesinas atingidas pelo rompimento
da Barragem do Fundão
Maria Isabel Antunes-Rocha
Antoniel Assis Oliveira
Cleper de Arruda Lima
Fernanda Rodrigues da Silvaindd // ::
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM MINAS GERAIS:
desafios permanentes
Rogéria Cristina Alves
O TERRITÓRIO DOS INCONFIDENTES: a agenda
para uma política emancipatória com os povos do campo
Marcelo Loures dos Santos
Bruna de Oliveira Lage
O DESENVOLVIMENTO LOCAL COMO COMPONENTE DA
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
Maria Clara Di Pierro
GÊNERO E EDUCAÇÃO NOS MUSEUS: práticas de letramento
Cláudio Eduardo Resende Alves
O CÓRREGO DO CAPÃO E OS QUINTAIS NA PAISAGEM
CULTURAL DE VENDA NOVA: para além dos muros
Roseli Correia da Silva
SOBRE OS AUTORES
