Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Link PDF
Sinopse:
Os textos apresentados neste dossiê são resultados de pesquisas desenvolvidas no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os temas têm como ponto de partida os diálogos entre histórias e culturas indígenas e Ensino de História, provocados sobretudo pelos debates acerca da obrigatoriedade do ensino de histórias e culturas dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, assentada pela Lei nº 11.645/2008, que alterou a lei 10.639/ 2003, que, por sua vez, modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. A lei de 2008, com mais de dez anos de vigência, ainda não foi satisfatoriamente atendida no espaço escolar. Desse modo, os textos problematizam referenciais curriculares, formação de professores e materiais didáticos, enfocando a importância do ensino de histórias e culturas outras no ambiente escolar e fora do espaço escolar, questionando os instrumentos legais que subsidiam as propostas curriculares, a formação docente e a produção didática em níveis nacional, regional e local. Os autores e as autoras são professores da rede de Educação Básica do Estado do Amapá que trazem, de maneira abrangente, reflexões acerca da necessidade de valorização da diversidade étnica e cultural na sociedade brasileira, em geral, e, particularmente, nas sociedades amapaense e amazônica.
Autores:
Giovani José Da Silva
É Doutor em História (UFG, 2009), com estágios de pós-doutorado em Antropologia (UnB, 2013) e em História (UFF, 2017). Desde 2013 é professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Cecília Maria Chaves Brito Bastos
É formada em História (Ufpa) e doutora em Educação (UFU). Docente do curso de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Detalhes
ISBN: 978-65-251-1652-5
ISBN Digital: 978-65-251-1653-2
DOI: 10.24824/9786525116525.5
Ano da Edição:
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 172
Formato do livro: 14x21
Numero da Edição: 1
Assunto: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA INDÍGENA E ENSINO DE HISTÓRIA Coleção Aprender História – volume 4 Cecília Maria Chaves Brito Bastos Giovani José da Silva D536 Diálogos entre história indígena e ensino de história Cecília Maria Chaves Brito Bastos, Giovani José da Silva (organizadores) – Curitiba CRV, 2022 172 p (Coleção Aprender História – v 4) Bibliografi a ISBN Coleção Digital 9786525116259 ISBN Coleção Físico 9786525116242 ISBN Volume Digital 9786525116532 ISBN Volume Físico 9786525116525 DOI 10248249786525116525 1 História do Brasil 2 História indígena Ensino 3 História Amapá 4 História Indígena I Bastos, Cecília Maria Chaves Brito, org II Silva, Giovani José da, org III Título IV Série CDU 397 (8162) CDD 30608981
