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Sinopse:
Em um mundo marcado por discursos autoritários e pela racionalidade técnica que subjuga o pensamento ao mais flagrante objetivismo reificante, Diálogos Interdisciplinares sobre a Personalidade Autoritária e a Educação convida o leitor a refletir sobre os limites e as possibilidades da emancipação humana à luz da Teoria Crítica Frankfurtiana, bem como de teóricos que a sucederam.
Nesse sentido, ao longo dos seus doze capítulos, os autores promovem um encontro potente entre filosofia, sociologia, psicologia e educação, revisitando Adorno, Horkheimer, Marcuse, Honneth, entre outros pensadores para questionar as formas contemporâneas de dominação e os novos sentidos dados pela tecnologia à formação humana, tensionando, desse modo, as contradições presentes na cultura e na democracia.
Em face disso, a obra instiga o leitor ao exercício da crítica, apontando para a necessidade da resistência ao conformismo, possibilitando que o leitor compreenda como o autoritarismo se reinventa nas estruturas sociais e educacionais e como a educação pode constituir-se em um horizonte de confronto ao atual estado de dominação barbarizante.
Autores:
Estelamaris Brant Scarel
Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC Goiás no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE, e, também, no curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades/EFPH da PUC Goiás. Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte - NEVIDA/FE/UFG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Críticos e Educação: Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais – Perspectivas Contemporâneas.
Gessione Alves da Cunha
Cursou Humanidades Clássicas e Ciências em Salamanca, Espanha (2004). Licenciado em Filosofia (2008) e Bacharel em Teologia (2012) pela Università Europea Di Roma, Itália. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2022) e em Ciências Sociais pelo Instituto Federal de Goiás (2025). Pós-graduado em Educação e família pela Universidad de los Andes, Chile (2017); Docência universitária pela Faculdade Católica de Anápolis (2019) e Psicanálise e Saúde Mental (2024). Psicanalista (2025) formado pelo Instituto Self de Psicanálise (Goiânia-GO). Mestre (2021) e doutor (2025) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Professor efetivo de Filosofia e Sociologia da SEDUC-Goiás.
Marcele Cristina Linhares Silva de Freitas
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Goiás/PUC. Pós-graduada em Psicologia dos Processos Educativos pela Universidade Federal de Goiás/UFG, Docência Universitária e Neuropedagogia pela Faculdade Delta/Go e Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira. É membra do grupo de estudos denominado: Estudos Críticos e Educação: aspectos éticos, estéticos e socioculturais-Perspectivas Contemporâneas. Atualmente no mercado privado como Consultora em Tecnologia Educacional pela FTD.
Márcia Cristina Fernandes Pereira Bessa
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC Goiás. Escola de Formação de Professores e Humanidades/EFPH. Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Professora da Rede Estadual de Educação de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa: Estudos Críticos e Educação: Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais – Perspectivas Contemporâneas.
Angélica Maria Alves Vasconcelos
Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob orientação da Dra. Prof.ª Estelamaris Brant Scarel. Pesquisa de doutoramento fundamentada sobre o “Fechamento do Universo do Discurso na perspectiva de Herbert Marcuse”. É membra do grupo de estudos denominado: Estudos Críticos e Educação: aspectos éticos, estéticos e socioculturais-Perspectivas Contemporâneas. Mestra em Letras - Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2016). Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Goiás (2003) e graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (1999). É diplomada em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Idiomas. É professora nível 2 da Escola Municipal Cel. José Viana Alves no turno noturno (EAJA). Professora nível 4 no Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Crítica Literária. É fluente em Língua Espanhola.
Apolo de Souza Sá
Licenciado em Música pelo Instituto Federal de Goiás (2022), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2024) e doutorando em Educação, na condição de bolsista CAPES, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Integrante do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte. Pesquisa sobre cultura e educação sob a perspectiva da Teoria Crítica Frankfurtiana e também sobre cultura hip-hop.
Cesar Pereira Martins
Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Matemática, com área de concentração no ensino básico, pela Universidade Federal de Goiás. Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás, na Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade.
Cleudes Maria Tavares Rosa
Pós-Doutora em Direitos Humanos (UFG). Doutora em Educação (FE/UFG). Mestra em Sociologia (PPGS/UFG). Especialista em Direito Civil (UNIDERP/UNIAnhanguera). Graduada em Ciências Sociais (UFG) e Direito (PUC Goiás). Professora, pesquisadora na PUC Goiás e pesquisadora no NEVIDA (FE/UFG), no CEPAE e UFSCar. Advogada (OAB GO 42550), Presidente da Comissão de Direitos Humanos da subseção da OAB GO. Nerópolis - GO.
Cristiano Aparecido da Costa
Pós-doutorado e Doutorado em Educação (FE - UFG). Mestre em Música/Educação Musical (EMAC - UFG). Especialista em Música Brasileira (EMAC - UFG) e Docência Universitária (Fago). Possui graduação em Educação Artística/habilitação em Música (EMAC/UFG). Integrante (pesquisador) do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA/UFG) e do Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical (MOUSIKÊ/IFG). Docente de Nível Médio e Nível Superior na área de Educação Musical no Instituto Federal de Goiás. Docente e orientador no programa de Pós-graduação stricto sensu em Artes (Prof-Artes) do IFG. Pesquisa na área de Ensino-aprendizagem em Música, Educação Musical, Educação Estética e Indústria Cultural.
Jussimária Almeida dos Santos
Pós-Doutora PUC-GO, Mestra e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/FE/UFG. Graduada em Pedagogia pela UFG e Letras Libras Pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Possui especializações em: Métodos e Técnicas de Ensino (UNIVERSO), Educação Infantil (UFG), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial e (AEE) Atendimento Educacional Especializado (FUTURA). Professora efetiva na Secretaria Municipal de Goiânia – SME, pesquisadora, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte - NEVIDA/FE/UFG.
Márcia Ferreira Torres Pereira
Bacharel em Psicologia pela PUC-RS, psicanalista pela Associação Brasileira de Psicanálise – ABPC; licenciada em Pedagogia pela UFG-GO; mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) com ênfase na Teoria Crítica da Sociedade. Realizou intercâmbio como estágio sanduíche pelo PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa CRÍTICA (rede). Atua como pesquisadora nas áreas de Educação, Sociologia, Psicologia Social e Filosofia. Desenvolve pesquisas na teoria crítica da sociedade, em estética filosófica, autoridade e adoecimento docente, concepção de infância, literatura, violência, cultura letrada e cultura digital. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica e Educação da UFSCar em parceria com a Johann Wolfgang Goethe Universität Frankfurt am Main. Membro do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Diversidade e Arte – NEVIDA. Coordena o projeto de pesquisa Literatura, Memórias e Testemunhos da Realidade. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – FE/ UFG – Linha: Cultura e Processos Educacionais. Docente na Unidade CEPAE-UFG.
Marco Antônio Oliveira Lima
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (2006), atual Universidade Federal de Catalão - UFCat. Mestre (2017) e Doutor (2024) em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Estuda temáticas que se inserem junto à Educação e à Educação Física, tensionando as mesmas à Teoria Crítica frankfurtiana, às Juventudes, aos Grupos Juvenis, ao corpo, dentre outros, com vistas à autorreflexão crítica, a resistência e à formação emancipatória. Membro do Grupo de Estudos: Estudos Críticos e Educação:
Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais: perspectivas contemporâneas. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e ministra a disciplina de Educação Física no Instituto Federal de Goiás - Campus Águas Lindas de Goiás, em Águas Lindas de Goiás.
Naicron Alvarenga da Silva
Possui graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - IFITEG. Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior, pela PUC/ Goiás. Pedagogo pelo Centro Universitário - FIEO. Mestre em Educação - PPGE/ PUC - Goiás. Professor de Filosofia nas áreas do Direito, Pedagogia e Psicologia. Coordenador de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - FaSem. Tem experiência na graduação e pós-graduação nas áreas de Filosofia da Educação, Filosofia do Direito, Pedagogia, Psicologia e Jornalismo; Antropologia - Cultura, Escola e Formação de professores no Ensino Superior. Pesquisador de História da Formação Docente no Ensino Superior na perspectiva da Teoria Crítica frankfurtiana.
Paulo Vitorino Fontes
Doutor em Teoria Jurídica e Política e Relações Internacionais (summa cum laude) pela Universidade de Évora em 2016. Licenciou-se em sociologia pela Universidade dos Açores em 2000 e concluiu o mestrado em sociologia. na mesma universidade em 2012. Autor e participante em projetos de intervenção com grupos de maior vulnerabilidade e exclusão social. Foi coordenador do Novo Dia – Associação para a Inclusão Social de (2001-2022). Foi Diretor Regional da Solidariedade Social no XII Governo Regional dos Açores (2018-2019). As suas áreas de investigação centram-se na Ciência Política, Relações Internacionais, Filosofia Social e Política e Estudos Europeus, abordando temas mais gerais, desde a teoria crítica da pWolítica internacional, direitos humanos até temas mais específicos, relativos aos Açores, relações transatlânticas e integração e política europeias. É Professor Auxiliar na Universidade dos Açores e membro integrado do Centro de Estudos Humanísticos da mesma universidade desde 2019, e investigador integrado no Centro de Investigação em Ciência Política das Universidades do Minho e de Évora desde 2023.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-7981-0
ISBN Digital: 978-65-251-7976-6
DOI: 10.24824/978652517981.0
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 214
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: D245 Diálogos Interdisciplinares sobre a Personalidade Autoritária e a Educação / Estelamaris Brant Scarel, Gessione Alves da Cunha, Marcele Cristina Linhares Silva de Freitas, Márcia Cristina Fernandes Pereira Bessa (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025. 214 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-7976-6 ISBN Físico 978-65-251-7981-0 DOI 10.24824/978652517981.0 1. Educação 2. Teoria Crítica 3. Personalidade autoritária 4. Filosofia da educação 5. Educação emancipatória I. Scarel, Estelamaris Brant. org. II. Cunha, Gessione Alves da. org. III. Freitas, Marcele Cristina Linhares Silva de. org. IV. Bessa, Márcia Cristina Fernandes Pereira. org. V. Título VI. Série. CDU: 316.6:37 CDD: 370.1 Índice para catálogo sistemático 1. Educação – Filosofia crítica e personalidade autoritária 370.1
