Link PDF
Sinopse:
Este e-book gratuito tem como objetivo estratégico dar visibilidade à inserção das ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado da Bahia. Para este fim, publicou resultados de pesquisa que focam em ações de ensino, pesquisa e extensão, acerca dos desafios do ensino e aprendizagem das didáticas das ciências e da matemática em uma abordagem diversificada de assuntos contemporâneos. Sua composição, com 14 capítulos em contextos diversos, propõe-se a influenciar e estimular a dinâmica do sistema educativo, o que seria fundamental para identificar as concepções de ciências predominantes nos professores. Buscou-se também estabelecer diálogos sobre atividades acadêmicas multidisciplinares das didáticas das ciências e da matemática e seus desafios relacionados aos seus ensinos e suas aprendizagens, contemplando a atuação associada a inovação, tecnologia, cultura, entre outros saberes e campos pertinentes à discussão sobre Educação Básica e Educação Superior.
Autores:
José Vieira Do Nascimento Júnior
Universidade Estadual De Feira De Santana, Bahia, Brasil, Doutor Em Físico-Química.
Saddo Ag Almouloud
Universidade Federal Da Bahia, Brasil, Doutor Em Matemática E Aplicações.
Mardson José Ribeiro Pimenta
Universidade Do Estado Da Bahia (uneb), Especialista Em Educação Matemática.
Grace Dórea Santos Baqueiro
Universidade Do Estado Da Bahia (uneb), Doutora Em Educação Matemática.
Enoilma Simões Paixão Correia Silva
Secretaria De Educação Do Estado Da Bahia. Mestre Em Educação.
Camila Amorim Moura Dos Santos
Secretaria De Educação Do Estado Da Bahia. Doutoranda Em Educação E Contemporaneidade.
Elis Rejane Santana Da Silva
Universidade Do Estado Da Bahia, Doutorado Em Ciências Da Comunicação.
Antônio Carlos Bastos Sousa
Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Caetité, Bahia, Brasil.
Márcio Oliveira D’esquivel
Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Caetité, Bahia, Brasil.
Regivaldo Da Silva Santos
Graduado em Licenciatura em Matemática, aluno do curso de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Maridete Brito Cunha Ferreira
Doutora Em Educação Matemática. Professora Da Universidade Do Estado Da Bahia (uneb).
Tânia Pinto Dos Santos Souza
Centro Territorial De Educação Profissional Do Litoral Norte A Agreste Baiano, Mestrado Em Matemática- Ufrb.
Marluce Alves Dos Santos
Universidade do Estado da Bahia, Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade.
Maria Izabel Lopes De Araújo
Universidade Do Estado Da Bahia, Doutorado Em Ciencias Da Educação.
Tatiane Rodrigues Alves
Secretaria De Educação De Alagoas. Mestre E Especialista Em Ensino De Ciências E Matemática, Uneb).
Solange Fernandes Maia Pereira Maia
Universidade Do Estado Da Bahia, Doutora Em Ensino De Ciências E Matemática.
Juma Gomes Da Silva
Universidade Do Estado Da Bahia – Uneb Campus Viii Licenciada Em Matemática.
Gabriel Miranda
Graduando Em Matemática, Universidade Do Estado Da Bahia – Uneb Campus Viii.
João Paulo Sandes
Graduando Em Matemática, Universidade Do Estado Da Bahia – Uneb Campus Viii.
Antonio Edson Brandão Da Silva
Mestrando Em Biometria E Estatística Aplicada Pela Ufrpe.
Carolaine De Jesus Da Silva
Graduada Em Licenciatura Em Matemática Pela Uneb.
Naiquen Pilmayquen Cardozo Dantas
Graduanda Em Licenciatura Em Matemática Pela Uneb.
Jacques Fernandes Santos
Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT. Professor do Instituto Federal de Alagoas – IFAL/Santana do Ipanema. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias e Contemporaneidade – GPETEC/UNIT/CNPq e do FORPEC – Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade UNEB/CNPq.
Vinicius Silva Santos
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus VIII. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação – GEPIED/UFS/CNPQ e do FORPEC- Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade UNEB/CNPq.
Bruna Santana De Oliveira
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do grupo de pesquisa ECult-Educação e Culturas Digitais (Ecult/UFS/CNPq).
Silvânia Dias Ferreira
Universidade Do Estado Da Bahia.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-5497-8
ISBN Digital: 978-65-251-5493-0
DOI: 10.24824/9786525154978.8
Ano da Edição:
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 298
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA: desafios relacionados com seus ensinos e suas aprendizagens Marluce Alves dos Santos Saddo Ag Almouloud Vinicius Silva Santos Elis Rejane Santana Rita Lobo Freitas Geovane Duarte Borges D555 Didática das Ciências e da Matemática desafios relacionados com seus ensinos e suas aprendizagens Marluce Alves dos Santos, Saddo Ag Almouloud, Vinicius Silva Santos, Elis Rejane Santana, Rita Lobo Freitas, Geovane Duarte Borges (organizadores) – Curitiba CRV, 2023 298 p Bibliografia ISBN Digital 9786525154930 ISBN Físico 9786525154978 DOI 10248249786525154978 ISBN Digital 978-65-251-5493-0 ISBN Físico 978-65-251-5497-8 DOI 10.24824/978652515497.8 1 Educação 2 Didática da Matemática 3 Didática das Ciências 4 Ensino e Aprendizagem I Santos, Marluce Alves dos, org II Almouloud, Saddo Ag, org III Santos, Vinicius Silva, org IV Santana, Elis Rejane, org V Freitas, Rita Lobo, org VI Borges, Geovane Duarte, org VII Título VIII Série CDU 37 CDD 370
