| 1 x de R$36,86 sem juros | Total R$36,86 | |
| 2 x de R$18,43 sem juros | Total R$36,86 | |
| 3 x de R$12,29 sem juros | Total R$36,86 | |
| 4 x de R$9,54 | Total R$38,15 | |
| 5 x de R$7,76 | Total R$38,80 | |
| 6 x de R$6,58 | Total R$39,46 | |
| 7 x de R$5,73 | Total R$40,13 | |
| 8 x de R$5,10 | Total R$40,81 | |
| 9 x de R$4,61 | Total R$41,49 | |
| 10 x de R$4,22 | Total R$42,18 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Geraldo Balduino Horn, Luciana da Silva Teixeira
Sinopse:
Este livro visa apresentar fundamentos didático-metodológicos para o ensino de Filosofia na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio. A partir de reflexões filosóficas de autores clássicos da filosofia moderna e contemporânea como Rousseau, Kant, Hegel, Adorno e Agnes Heller, procura-se evidenciar perspectivas e pressupostos teórico-metodológicos que possam auxiliar os/as professores/as de Filosofia na compreensão da especificidade de seu trabalho em sala de aula. A autonomia para a emancipação do homem é problematizada à luz do pensamento de Rousseau; a tarefa de ensinar Filosofia e a filosofar é apresentada na ótica kantiana; o trabalho com os conteúdos filosóficos de acordo com o pensamento helgeliano; o método e os pressupostos da recepção filosófica são analisados e discutidos a partir da visão helleriana; a atualidade da Filosofia e o método como problema filosófico são fundamentados na perspectiva teórica de Adorno e Horkheimer. O Método do Ensino de Filosofia é apresentado na perspectiva da própria Filosofia. Pensar filosoficamente o ensino de Filosofia implica tomar ao mesmo tempo tanto a Filosofia quanto seu ensino como problemas propriamente filosóficos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414712
DOI:10.24824/978854441471.2
Ano de edição:2017
Número de páginas:150
Formato:14x21
Assunto:
H811
Horn, Geraldo Balduino.
Didática do ensino de filosofia: pressupostos teórico-metodológicos. /
Geraldo Balduino Horn, Luciana da Silva Teixeira.
150 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1471-2
DOI 10.24824/978854441471.2
1. Educação 2. Filosofia – didática 3. Filosofia – pressupostos I. Horn, Geraldo
Balduino II. Teixeira, Luciana da Silva III. Título IV. Série.
CDD 107
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ROUSSEAU: autonomia do pensar
O ensino da Filosofia como exercício da autonomia
A prática educativa para Rousseau
KANT: filosofia e filosofar
Pressuposto do método kantiano: pensar
com autonomia
Educação filosófica como realização da
formação humana
HEGEL: ensinar conteúdos filosóficos
O problema da educação e os elementos pedagógicos
A questão do educar e a formação humanista
Sobre o ensino da Filosofia e os conteúdos
Sobre o estatuto e especificidade da Filosofia
HELLER: recepção filosófica como atitude ética e política
O pressuposto moral do método da recepção filosófica
Carecimento e pensar com radicalidade
A recepção filosófica
ADORNO: por uma educação filosófica
O método de ensinar Filosofia como problema filosófico
A Filosofia como orientação ao pensamento e à vida
Emancipação, esclarecimento e formação cultural
como fundamentos da educação filosófica
O problema filosófico como lugar de onde
o professor pensa e ensina
Ensino de Filosofia como educação filosófica
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES
