15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$47,88 sem juros | Total R$47,88 | |
2 x de R$23,94 sem juros | Total R$47,88 | |
3 x de R$15,96 sem juros | Total R$47,88 | |
4 x de R$12,39 | Total R$49,55 | |
5 x de R$10,08 | Total R$50,40 | |
6 x de R$8,54 | Total R$51,26 | |
7 x de R$7,45 | Total R$52,13 | |
8 x de R$6,63 | Total R$53,01 | |
9 x de R$5,99 | Total R$53,89 | |
10 x de R$5,48 | Total R$54,79 |
Autores: Maura Ventura Chinelli - Anne Michelle Dysman Gomes - Dinah Vasconcellos Terra - Alice Akemi Yamasaki (Orgs.)
Sinopse:
Neste livro procuramos discutir o caráter inovador de algumas das tecnologias educacionais empreendidas no desenvolvimento do Pibid na UFF. O Pibid-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma política pública do Ministério da Educação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que induz e fomenta a formação de professores em parceria com escolas de educação básica. A Universidade Federal Fluminense inseriu o programa em todos os seus cursos de Licenciatura abrangendo hoje cerca de mil bolsistas, entre licenciandos, professores da educação básica e docentes universitários. Procuramos reunir neste texto reflexões e relatos de experiências didáticas e de formação de professores que têm em comum o empenho em romper com modos tradicionais de fazer a escola. Como signatários da obra estão aqui representantes de todos os campus da UFF em que há cursos de formação de professores – Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda. A publicação apresenta parte do Pibid/UFF composta por doze capítulos, congregando professores coordenadores de área, professores supervisores, alunos bolsistas de iniciação à docência, colaboradores e também a equipe gestora. A diversidade de autores, representantes dos diferentes segmentos que compõem o projeto, possibilita ao leitor olhar, de perspectivas diversas, a materialização do Pibid/UFF nos cotidianos em que está inserido. O convite à leitura é também o convite engajamento na construção de uma educação inovadora!
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544410622
DOI:10.24824/978854441062.2
Ano de edição:2016
Número de páginas:172
Formato:16x23
Assunto:
D551
Didática e formação de professores no Pibid da UFF: entre o tangível e o intangível na construção de uma educação inovadora/organização
Maura Ventura Chinelli, Anne Michelle Dysman Gomes, DinahVasconcellos Terra e Alice Akemi Yamasaki - 1. ed.
172 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-1062-2
1. Educação - Brasil. 2. Tecnologias educacional. I. Chinelli, Maura Ventura. II. Gomes, Anne Michelle Dysman. III. Terra, DinahVasconcellos. III. Yamasaki, Alice Akemi.
16-34377 CDD: 370.71
CDU: 37.02
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Hélder Eterno da Silveira
APRESENTAÇÃO
As Organizadoras
PRIMEIRA PARTE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS:
reflexões a partir de uma experiência de formação de professores
Maura Ventura Chinelli
Anne Michelle Dysman Gomes
DinahVasconcellos Terra
Alice Akemi Yamasaki
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PARA ALÉM DAS MANIAS E
IRONIAS QUE SE ENTRELAÇAM NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
Monica Ledo Silvestri
Carmen Lucia Vidal Perez
EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Andrea Cardoso Reis
Fernanda Fochi Nogueira Insfran
Pablo de Vargas Guimarães
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
E SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA EM DIÁLOGO
COM O CONTEXTO SOCIOEDUCACIONAL
Dinah Vasconcellos Terra
Martha Cupolillo
Neyse Muniz
Rosa Malena Carvalho
CAMINHOS INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO
HUMANÍSTICA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
Sonia Regina Alves Nogueira de Sá
Fernanda Serpa Cardoso
UMA ESCOLA DO SÉCULO XX PARA ALUNOS DO SÉCULO XXI?
O EMPREGO DA HISTÓRIA DE VIDA COMO INTERLOCUÇÃO DO
ENSINO DE SOCIOLOGIANO PIBID PARA DISTINTOS SUJEITOS
Elisabete Cruvello
Bruna Leticia dos Santos
Giulia Candido
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Domingos Barros Nobre
Ana Paula Treva
Anna Beatriz Vecchia
Carolina Miranda
SEGUNDA PARTE
AÇÕES DO SUBPROJETO PIBID “CIÊNCIAS NATURAIS – PÁDUA”
EM ESCOLAS DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Jean Carlos Miranda
Glaucia Ribeiro Gonzaga
Renata Bacellar Mello
DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA E TÉCNICAS DE ENSINO
NO ENSINO MÉDIO: apontamentos para a formação inicial
docente no Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid)
Juliana Nascimento
Denizart Fortuna
Thaís Andrade
REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO PIBID/UFF - QUÍMICA/VOLTA REDONDA:
contribuições para uma perspectiva inovadora
na elaboração-organização de recursos didáticos
Alceu Júnior Paz da Silva
Denise de Castro Bertagnolli
Ariane Noronha de Carvalho Pereira
JOGOS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Eluzir Pedrazzi Chacon
Márcia Narcizo Borges
NOTAS SOBRE OS DESAFIOS DE SE TRABALHAR
O TEMA DA VELHICE EM SALA DE AULA
Carlos Eugênio Soares de Lemos
Flávia Mendes Ferreira
Joel de Sá Rosa
Lidiane Rangel de Oliveira
Sérgio Rangel Risso
Thais Pessanha Poggian