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Autores: Jonas Alves da Silva Júnior - Sandra Regina Sales - Tiago Dionisio da Silva (Orgs.)
Sinopse:
Este livro resultou de interpretações de professores de uma escola pública, a partir de orientações oficiais curriculares, propostas na ocasião da comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos, pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). A escola, localizada na região da Baixada Fluminense, marcada por processos de desigualdades sociais, elaborou oficinas pedagógicas para alunos do ensino médio. As oficinas analisaram a lógica racista no âmbito escolar. Durante uma semana, professores e estudantes trataram de temáticas sobre temas como: feminicídio negro no Brasil, a perpetuação de exclusões, racismos e a LGBTIfobia, entre outros. Tais questões não estavam somente nos corpos, mas na vida, pois os alunos mostraram que compreendiam possíveis transformações no cenário educacional como aquelas advindas do Movimento Escola sem Partido. Para estes, tais propostas não significavam simplesmente tratá-los como pessoas a serem “doutrinadas”, mas evidenciavam a ausência de conhecimento sobre as singularidades dos estudantes. Assim, as oficinas mostraram a importância de pautar a formação humana e Direitos Humanos no currículo escolar e em todos os níveis de escolarização. Para os autores da obra, justamente a ausência da temática, não auxilia na transformação da escola em espaço agregador e acolhedor, bem como na compreensão sobre educação emancipatória, pois esta humaniza e contribui na análise da educação racista e que ainda se perpetua no cenário educacional. Elaine Constant Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos da UFRJ
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544438657
DOI:10.24824/978854443865.7
Ano de edição:2019
Número de páginas:140
Formato:14x21
Assunto:
D597
Direitos Humanos na Educação Básica diálogos e interseccionalidades
Jonas Alves da Silva Júnior, Sandra Regina Sales, Tiago Dionisio da Silva
(organizadores) – Curitiba CRV, 2019
140 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3865-7
DOI 10248249788544438657
1 Educação 2 Educação Básica 3 Direitos Humanos 4 Ensino Médio
5 Escola pública I Silva Júnior, Jonas Alves da org II Sales, Sandra Regina
org III Silva, Tiago Dionisio da org IV Título V Série
CDU 34123114 CDD 374012
323
PREFÁCIO
DIREITOS HUMANOS, MAS DE QUE HUMANOS?
Miguel G Arroyo
PRÓLOGO
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
CAPÍTULO
OFICINAS PEDAGÓGICAS E DIREITOS HUMANOS NA
ESCOLA uma experiência
Tiago Dionisio da Silva
Sandra Regina Sales
CAPÍTULO
“CÊ VAI SE ARREPENDER DE LEVANTAR A MÃO PRA
MIM” pedagogia feminista e diálogos sobre feminicídio na
educação básica
Natália Rodrigues Stoco
Maria Carolina de Andrade Oliveira
Jonas Alves da Silva Júnior
CAPÍTULO
RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NO ESPAÇO
ESCOLAR relato sobre processos de formação e exclusão
de estudantes a partir de uma oficina didática
João Gomes Junior
Rosângela Hilário
CAPÍTULO
CORPOS EM TRÂNSITO considerações sobre a
dissidência sexual na cidade a partir das percepções de
alunos do ensino médio
Rodolpho Amaral
Sandro Aragão
Thiago Barcelos Soliva
Jonas Alves - indd CAPÍTULO
O X DA QUESTÃO – DIREITOS HUMANOS
E A POPULAÇÃO LGBTI+ EM UMA ESCOLA DA
BAIXADA FLUMINENSE
Luciano Marques da Silva
Leonardo da Silva Pereira
Leandro Rodrigues Nascimento da Silva
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAPARA
A FORMAÇÃO DE PROFESSORESAS limites e
possibilidades no cotidiano escolar
Rosimeri Maria Barbosa
Cristina Novikoff
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
uma estratégia autobiográfica
Guilherme Pereira Stribel
CAPÍTULO
“OS PRETO É CHAVE, ABRAM OS PORTÕES”
reflexões sobre o genocídio da população negra a partir da
experiência dialógica em uma escola pública
Olga Gonçalves Batista da Silva
Matheus Fortunato da Silva
Fernanda Felisberto da Silva
CAPÍTULO
ESTÉTICAS NEGRAS E A ESCOLA reflexões a partir de
conversas com estudantes do ensino médio
Wudson Guilherme de Oliveira
Lygia de Oliveira Fernandes