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Autores:
ALANA LOHAY MOURA DA SILVA
Acadêmica de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Amapá e integrante do Grupo de Pesquisa Ditaduras e Democracias (GPDD/Unifap). É bolsista de Iniciação Cientifica do Projeto de Pesquisa Documenta e Pesquisa Histórica nos Arquivos do Amapá, sob a orientação da docente Maura Leal da Silva. Entre seus temas de interesses se destacam: História Pública, Ensino de História e Tempo Presente e Gênero na Ditadura.
AMANDA CRISTINA SOUZA DA SILVA
Mestre em História pela Universidade Federal do Amapá (PPGH/Unifap). Graduada em História pela Universidade Federal do Amapá. É pesquisadora do Laboratório de Estudos em História Social do Trabalho na Amazônia (Lehstam/Unifap). Integra o Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras (GPDD/Unifap). Concentra suas pesquisas na área da História Social do Trabalho com ênfase nos seguintes temas: Gênero, Prostituição e Trabalho na Amazônia setentrional.
DANILO MATEUS DA SILVA PACHECO
Professor de História da Educação Básica do Governo do Estado do Amapá (GEA), com graduação em História pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Mestrado em Ensino de História pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História pela mesma instituição. Doutorado em andamento em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará (PPHIST/UFPA). Membro dos grupos de pesquisa “História do Tempo Presente na Amazônia” (UFPA) e do Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras (GPDD/Unifap). Pesquisa os seguintes temas: Ditadura Militar no Brasil, Justiça de Transição, História Oral e Ensino de História.
HIGOR PEREIRA
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Doutorando em História (UFF). Mestre e licenciado em História (Unifap). Pesquisador do Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (Lehstam/Unifap), do Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras (GPDD/Unifap) e do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Terra e Território na Amazônia (Gruter/Unifap). Desenvolve pesquisas sobre as lutas camponesas na Amazônia contemporânea.
JÚLIA MONNERAT BARBOSA
Professora de Metodologia Ensino de História da Universidade Federal do Amapá, do ProfHistória/Unifap e do PPGH/Unifap, Júlia é feminista e pesquisou Movimentos Grevistas no Rio de Janeiro entre 1945 e 1954 (para obtenção do título de Mestre em História pela UERJ), a relação entre produção literária e a militância no Partido Comunista nas trajetórias de Jorge Amado e Graciliano Ramos (para a obtenção do título de Doutora em História pela UFF). Fez parte da Comissão Estadual da Verdade do Amapá e atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras da UNIFAP, onde desenvolve pesquisas sobre Relações de Gênero e sobre Ditadura, sobretudo a partir de questões relacionadas ao Ensino de História.
KARLA MENEZES ALMEIDA
Menstranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Graduada em Licenciatura em História pela mesma Universidade. Membro do Laboratório de Estudos de História Social do Trabalho na Amazônia (Lehstam/Unifap) e do Grupo de Pesquisas Democracias e Ditaduras (GPDD/Unifap). Enfoca em pesquisas sobre ditadura empresarial-militar brasileira, mundos do trabalho, educação e gênero.
LASLEY MANUELE SILVA E SILVA
Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), Membro do Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho (Lehstam) e Bolsista do programa
LYANDRA BEATRIZ MENDES MONTEIRO
Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), mestranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-Unifap). Integrante do Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (Lehstam-Unifap) e do Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras (GPDD-Unifap). Professora da Rede Privada nos anos finais do Fundamental II, e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
MAURA LEAL DA SILVA
Professora de História do Brasil da Universidade Federal do Amapá. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de História/ Unifap e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-Unifap). Doutora em História pela Universidade de Brasília (2017), Mestre em História pela PUC/SP (2017), Especialista em História e Historiografia da Amazônia pela Unifap (2000) e graduada em História pela Unifap (1998). Professora da Rede Pública do Estado do Amapá de 1992 a 2013 e comissionária da Comissão Estadual a Verdade do Amapá de 2013 a 2107. Coordena o Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras (Gpdd/Unifap). Desenvolve pesquisas na área do Brasil República, com ênfase no regional e local, atuando nos seguintes temas: Democracia e autoritarismo; Territórios Federais, Ditadura na Amazônia e no Amapá; Ensino de História e Tempo Presente; Ensino de História e História Pública.
MEIRE ADRIANA DA SILVA
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Campus de Araraquara/SP (2020). Graduada e mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000/2005). Professora do Curso de História/Campus Marco Zero e do Programa de Mestrado Profsocio/Unifap, ministrando disciplinas como Culturas e Histórias Indígenas, Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará, e Teorias Sociais II.
PÉTALA ARAÚJO LIMA
Nortista e graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Ex-bolsista do Projeto de Extensão “A Memória vai à escola” e integrante do Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras, vinculada como bolsista ao Laboratório de Ensino de História (LEPEH/Unifap). Interesses de pesquisa perpassam as temáticas da Ditadura, História das Mulheres e América-Latina.
WALBI SILVA PIMENTEL
Docente da Rede Estadual de Ensino do Governo do Estado do Amapá (GEA). É Mestre em Ensino de História pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), além de ter Especialização em História e Historiografia da Amazônia e graduação em Licenciatura em História pela mesma instituição. Autor do livro “A Igreja dos pobres: resistências eclesiais no norte do Brasil (1966-1983)” e duas vezes finalista da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) como professor orientador.
Sinopse:
Advirto a leitora e ao leitor que não sou uma especialista em história local, mas vocês têm em mãos uma obra que demonstra a importância acadêmica e social de tal abordagem, sem necessariamente hierarquizar o particular frente a uma “história nacional”. São nas histórias locais que encontramos os detalhes que ampliam e enriquecem a explicação do passado. O que se passou no então território do Amapá entre 1964 e 1988? Será que é possível compreender e explicar esses acontecimentos através das narrativas que se centram em processos sucedidos no eixo Rio-São Paulo? E como tornar o ensino e a aprendizagem mais significativos, se as abordagens temáticas, muitas vezes, relatam uma experiência muito distante da vivenciada ao longo da ditadura? As mesmas perguntas valem para o Rio Grande do Sul e, enquanto uma pessoa que pesquisou o período nesse estado, considero que sejam questionamentos fundamentais. Caroline Silveira Bauer
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7459-4
ISBN Digital: 978-65-251-7458-7
DOI: 10.24824/9786525174594.4
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
DITADURA E HISTÓRIA LOCAL: novos temas, sujeitos e fontes em sala de aula Júlia Monnerat Barbosa Maura Leal Da Silva D615 Ditadura e História local novos temas, sujeitos e fontes em sala de aula Júlia Monnerat Barbosa, Maura Leal da Silva (organizadoras) – Curitiba CRV, 2025 204 p Bibliografi a ISBN Digital 9786525174587 ISBN Físico 9786525174594 DOI 10248249786525174594 ISBN Digital 978-65-251-7458-7 ISBN Físico 978-65-251-7459-4 DOI 10.24824/978652517459.4 1 História 2 Ensino de História 3 Ditadura 4 História Local 5 Direitos Humanos I Barbosa, Júlia Monnerat org II Silva, Maura Leal da org III Título IV Série CDU 94(81) CDD 981