15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$62,30 sem juros | Total R$62,30 | |
2 x de R$31,15 sem juros | Total R$62,30 | |
3 x de R$20,77 sem juros | Total R$62,30 | |
4 x de R$16,12 | Total R$64,47 | |
5 x de R$13,12 | Total R$65,58 | |
6 x de R$11,12 | Total R$66,70 | |
7 x de R$9,69 | Total R$67,83 | |
8 x de R$8,62 | Total R$68,97 | |
9 x de R$7,79 | Total R$70,12 | |
10 x de R$7,13 | Total R$71,30 |
Autores: Katiene Nogueira da Silva
Sinopse:
Este livro busca compreender mediante a perspectiva sócio histórica como foram configuradas e mobilizadas as práticas e as representações de moralização na escola pública paulista em um período marcado pela democratização das oportunidades de educação e que mudou as configurações da estrutura do ensino, que passou a receber professores das mais diversas origens sociais e formações profissionais e que trouxe a heterogeneidade para dentro da sala de aula, com o ingresso de uma clientela escolar distinta da que anteriormente frequentava os bancos escolares, o que repercutiu não apenas na configuração do espaço escolar como também no exercício do trabalho docente, alterando o modelo de escola que era mantido desde a época republicana. O termo “moralização” é entendido neste estudo como a moral que visa a ser praticada, e que é inculcada no comportamento das pessoas. As fontes escolhidas, os manuais de didática e metodologia do ensino, as revistas pedagógicas e a legislação vigente no período, permitiram conhecer melhor os discursos veiculados, as normas e a obrigatoriedade referentes às práticas e às condutas nas escolas assim como as orientações dadas aos professores sobre como deveria ser realizado o trabalho docente, visando a oferecer a formação considerada “adequada” aos alunos. Ao longo da pesquisa, foi possível perceber que as práticas de moralização eram diversas e a sua justificativa era fundamentada mediante variados discursos, que obedeciam a três eixos principais: psicológico, religioso e cívico. Portanto, as principais evidências indicam que, para que as representações acerca da ideia de “moral” fossem transformadas em práticas nas escolas, era necessário evocar um discurso que é legitimado pela ideia de autocontrole, de Deus e de nação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423622
DOI:10.24824/978854442362.2
Ano de edição:2018
Número de páginas:284
Formato:16x23
Assunto:
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
DO CONTROLE DAS PAIXÕES À MAESTRIA DE SI
um estudo das práticas e das representações de
moralização na escola pública paulista
CAPÍTULO
ENTRE A FORMAÇÃO DA VONTADE E A CONTENÇÃO DE SI
PRÓPRIO a formação moral no âmbito do autogoverno
O controle da vida íntima e da alma ensinar a “amar o que
temos que amar e a odiar o que temos que odiar”
Do autocontrole ou da moralização das paixões
A formação da personalidade
Entre conduzir e conformar do estímulo à “capacidade
criadora do indivíduo” à padronização das condutas
A felicidade um direito ou uma obrigação?
A formação do caráter e a lucidez em torno de si
Os papéis que caberiam aos homens e às mulheres
CAPÍTULO
ARAUTOS DA MORAL, DA DECÊNCIA E DAS VIRTUDES
as professoras primárias como exemplo de conduta
O magistério primário uma profissão de fé
A saúde e a apresentação das professoras primárias “seja um
exemplo vivo daquilo que exige dos seus alunos
A “maternidade escolar” as professoras como mães
O “bom professor”
A vocação das professoras primárias
CAPÍTULO
PRÁTICAS ESCOLARES COM A FINALIDADE
DE MORALIZAR
Os exames
A orientação do lazer
A expansão do ensino e a autoeducação
Katiene Nogueiraindd
As músicas e os hinos pátrios educando o ouvido ou “das
exigências artísticas da moralização”
A literatura na conformação moral ou por “uma leitura
sadia e bem orientada”
Os museus e a história pátria “o museu como sistema de
memorização vital à continuidade do processo civilizatório”
A homogeneização e a cultura como “instrumento de comunhão”
Dos castigos físicos ao manejo da classe
CAPÍTULO
MORALIZAÇÃO E RELIGIÃO entre a laicidade proclamada
e a permanência da velha ordem
O perigo dos meios de comunicação para “não despertar
uma curiosidade prematura e malsã”
O professor sacerdote aquele “que abre ou fecha
as portas do céu”
A preparação para a vida em comunidade e a valorização
da família “o valor do povo se baseia no valor das mães”
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA? ESTADO,
NAÇÃO E PATRIOTISMO
A educação, o trabalho e a mobilidade social
A adequação das crianças à sociedade
A educação e a democracia
A crise por conta da mudança dos valores sociais
A educação e a liberdade “toda verdadeira liberdade
é disciplina de si mesmo”
A escola como uma “sociedade em miniatura”
A moralização e a educação moral e cívica
A educação e a segurança nacional
A pátria e o nacionalismo
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
S586
Silva, Katiene Nogueira da.
Do controle das paixões à maestria de si: um estudo das práticas e das representações de
moralização na escola pública paulista / Katiene Nogueira da Silva – Curitiba: CRV, 2018.
284 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2362-2
DOI 10.24824/978854442362.2
1. Educação 2. Moralização 3. Ensino público I. Título II. Série
CDU 373.3/.5(815.6) CDD 371.9469