15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$65,17 sem juros | Total R$65,17 | |
2 x de R$32,59 sem juros | Total R$65,17 | |
3 x de R$21,72 sem juros | Total R$65,17 | |
4 x de R$16,86 | Total R$67,44 | |
5 x de R$13,72 | Total R$68,60 | |
6 x de R$11,63 | Total R$69,77 | |
7 x de R$10,14 | Total R$70,95 | |
8 x de R$9,02 | Total R$72,15 | |
9 x de R$8,15 | Total R$73,36 | |
10 x de R$7,46 | Total R$74,58 |
Autores: Daniel Teixeira Maldonado - Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Sinopse:
Nas últimas décadas, observamos um aumento considerável na produção do conhecimento sobre Educação Física Escolar. Artigos e livros são publicados frequentemente, professores apresentam pesquisas e reflexões sobre a sua prática pedagógica em diversos eventos espalhados por todo Brasil, revistas pedagógicas fazem reportagens sobre o ensino da Educação Física na escola. Todavia, parece que essa área de conhecimento ainda não recebe a devida importância no currículo da Educação Básica. Talvez, isso ocorra porque muitos docentes de Educação Física ainda são considerados como um “rola a bola” da escola. Essa expressão foi criada para se referir àqueles que não sistematizam a sua ação didática e, na maioria de suas aulas, apenas entregam os materiais esportivos para os estudantes e deixam que realizem as práticas corporais que mais gostam sem qualquer orientação, sem objetivos educativos predefinidos, nem avaliação de aprendizado. Isso ocorre em todos os ciclos de escolarização. Felizmente, observa-se um aumento crescente de professores de Educação Física que pensam e refletem sistematicamente sobre a sua prática pedagógica, tematizam diversas manifestações da cultura corporal de movimento, utilizam diversificadas estratégias de ensino, avaliam os seus alunos por meio de diferentes instrumentos e conseguem sistematizar o seu próprio currículo a partir daquilo que compreenderam das diferentes teorias com as quais tiveram contato. Esses docentes passaram a produzir práticas pedagógicas inovadoras na escola. Tendo em vista este cenário, neste livro analisamos os bastidores do cotidiano escolar público, na tentativa de tentar compreender, de forma ampla, as razões do existir de aulas de Educação Física tão diferentes na escola.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544416174
DOI:10.24824/978854441617.4
Ano de edição:2017
Número de páginas:220
Formato:16x23
Assunto:
R744
Do “rola a bola” à inovação pedagógica nas aulas de educação física: uma análise dos bastidores
do cotidiano escolar público. / Daniel Teixeira Maldonado, Sheila Aparecida Pereira
dos Santos Silva.
220 p. (Educação Física: formação para o cotidiano escolar; Organização Daniel
Carreira Filho).
Bibliografi a
ISBN Coleção 978-85-444-0490-4
ISBN do Volume 978-85-444-1617-4
DOI 10.24824/978854441617.4
1. Educação 2. Educação física 3. Pedagogia 4. Cotidiano escolar público I. Maldonado,
Daniel T. II. Silva, Sheila Ap. P. dos Santos. III. Título IV. Série.
CDD 796
SUMÁRIO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
BASTIDORES DO COTIDIANO ESCOLAR PÚBLICO NO BRASIL
O início da profissão docente no Brasil
Democratização do ensino público: atuação docente
na idade da vocação
Democratização do ensino público: atuação docente na idade do ofício
Democratização do ensino público: atuação docente na
idade da profissão
BASTIDORES DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
A entrada da Educação Física na escola pública
O esporte como conteúdo hegemônico da Educação Física escolar
Crítica ao paradigma esportivo e da aptidão física: a
“repedagogização” da Educação Física
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os
Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física
A Educação Física como componente curricular na Educação Básica
Primeiros apontamentos sobre a Base Nacional Comum
Curricular da Educação Física
ENTRE O CURRÍCULO ESCRITO E O CURRÍCULO REAL
NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA
Remuneração do professor de Educação Física
Intensificação do trabalho docente nas aulas de Educação
Física escolar
Condições de trabalho nas aulas de Educação Física escolar
O controle do trabalho do professor de Educação Física escolar
Prática pedagógica inovadora em Educação Física e a
superação das dificuldades do cotidiano escolar
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
INFLUÊNCIAS DOS BASTIDORES DA ESCOLA NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
MANTER AS CORTINAS ABERTAS PARA DESVELAR
NOVOS BASTIDORES E CENÁRIOS
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES