1 x de R$35,02 sem juros | Total R$35,02 | |
2 x de R$17,51 sem juros | Total R$35,02 | |
3 x de R$11,67 sem juros | Total R$35,02 | |
4 x de R$9,06 | Total R$36,24 | |
5 x de R$7,37 | Total R$36,86 | |
6 x de R$6,25 | Total R$37,49 | |
7 x de R$5,45 | Total R$38,13 | |
8 x de R$4,85 | Total R$38,77 | |
9 x de R$4,38 | Total R$39,42 | |
10 x de R$4,01 | Total R$40,08 |
Autores: Maria José Costa dos Santos - Francisco Régis Vieira Alves (Orgs.).
Sinopse:
Esta obra intitulada DOCÊNCIA, COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM: CONTEXTOS DIVERSOS é fruto das pesquisas de doutores preocupados com a qualidade na educação. As reflexões ora postas nos alertam para pensarmos como aponta no posfácio, a professora Isabel Alarcão que "Para além do conhecimento desenvolvido nas universidades “sobre os professores” e, mais recentemente, também “com os professores”, urge valorizar o conhecimento construído pelos próprios professores em contexto de trabalho. Sendo útil e gratificante para os próprios, é também uma maneira de chamar a atenção da sociedade para o seu saber específico e o seu sentido de responsabilidade social." Com efeito, a professora Bernadete Gatti na apresentação desta obra destaca que "Temos muitos trabalhos sobre os vários fundamentos da educação, mas, no que refere aos aspectos da ação dos docentes como profissionais do ensino as referências em pesquisas para a formação inicial e continuada desses profissionais se torna mais rarefeita e esparsa." E complementa que "em suas variadas contribuições, este livro se mostra com possibilidades de referenciar vários temas que nos desafiam tanto em nossas formas de pensar as realidades, quanto em nossas escolhas no agir educativo para a formação de professores e o trabalho na educação básica." Por fim, face às demandas urgentes no panorama educacional contemporâneo que vão desde a necessidade de identificar a natureza de profundas mudanças e a forma como elas interferem na qualidade de educação brasileira, convido a todos para se deleitarem com a leitura deste livro que enseja colaborar na significação de diretrizes, metas e estratégias pedagógicas seja na academia, seja na escola.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414439
DOI:10.24824/978854441443.9
Ano de edição:2017
Número de páginas:190
Formato:16x23
Assunto:
D636
Docência, cognição e aprendizagem: contextos diversos. / Maria José Costa dos
Santos, Francisco Régis Vieira Alves. (organizadores).
192 p.
Bibliografia
ISBN: 978-85-444-1443-9
DOI: 10.24824/978854441443.9
1. Educação – docência 2. Cognição - aprendizagem I. Santos, Maria José Costa
dos. org. II. Alves, Francisco Régis Vieira. org. III. Título IV. Série.
CDD 370
SUMÁRIO
PREFÁCIO
António Nóvoa
LA FENOMENOLOGÍA DEL SIGNIFICADO
Luis Radford
TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marcelo de Carvalho Borba
Maria Deusa Ferreira da Silva
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E SEU
POTENCIAL DE IMPACTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marco Antonio Moreira
REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ
Maria José Costa dos Santos
Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Mairton Cavalcante Romeu
A CRIANÇA AUTISTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Janne Cristina de Araújo Silva
Geórgia Albuquerque de Toledo Pinto
Gilmar Alves de Farias
A FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E CONTÍNUA DO
LICENCIADO EM PEDAGOGIA: concepções e desafios
Fernanda Cíntia Costa Matos
Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Maria José Costa dos Santos
INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES RACIONAIS POR FRAÇÕES
PARCIAIS: discussão do uso do software geogebra e dos
pressupostos da sequência FEDATHI
Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira
Wilami Teixeira da Cruz
Nizomar de Sousa Gonçalves
O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: reflexões sobre a química do ar
Josaphat Soares Neto
Raphael Alves Feitosa
Ana Karine Portela Vasconcelos
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS
CURSOS DE LICENCIATURA E O ESTÁGIO CURRICULAR:
uma proposta de trabalho
Acácio Lima de Freitas
CONSTRUINDO INTERFACES DE CUNHO EPISTEMOLÓGICO
ENTRE A ENGENHARIA DIDÁTICA, A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira
Ana Carolina Costa Pereira
Cícera Tatiana Pereira Viana
POSFÁCIO
Isabel Alarcão
SOBRE OS ORGANIZADORES
SOBRE OS AUTORES