1 x de R$43,71 sem juros | Total R$43,71 | |
2 x de R$21,85 sem juros | Total R$43,71 | |
3 x de R$14,57 sem juros | Total R$43,71 | |
4 x de R$11,31 | Total R$45,23 | |
5 x de R$9,20 | Total R$46,00 | |
6 x de R$7,80 | Total R$46,79 | |
7 x de R$6,80 | Total R$47,58 | |
8 x de R$6,05 | Total R$48,39 | |
9 x de R$5,47 | Total R$49,19 | |
10 x de R$5,00 | Total R$50,02 |
Autores: Ilma Passos Alencastro Veiga - Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana - Edileuza Fernandes da Silva - Liliane Campos Machado (Orgs.)
Sinopse:
Este livro é fruto de dois eventos: VI Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro Oeste sobre Formação Docente para a Educação Superior e Básica e do I Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Superior e Básica. Com o título “Docência, Currículo e Avaliação: territórios referenciais para profissão docente”, estruturado em três partes entendidas como distintas e complementares, começa por refletir sobre a problemática da formação de professores sob a perspectiva de novos tempos, novos rumos. Na segunda parte discute as questões curriculares, os contrapontos à ideia de Base Nacional Curricular Comum, a tutoria universitária, o estágio curricular, entre outros. Na terceira parte o enfoque é na avaliação e com ênfase nas fragilidades ao enfrentamento de desafios, articula os diferentes níveis de avaliação reguladora. O elo unificador que superou a distância geográfica que separava os autores foi o compromisso assumido com a qualidade na formação iniciada e contínua de professores para a escola pública, a confiança dos pesquisadores com atores sociais e a concepção de formação docente fundamentada em uma visão crítica para o exercício profissional na educação superior e básica
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417607
DOI:10.24824/978854441760.7
Ano de edição:2017
Número de páginas:310
Formato:16x23
Assunto:
V426
Veiga, Ilma Passos Alencastro.
Docência, currículo e avaliação: territórios referenciais para a formação docente / Ilma
Passos Alencastro Veiga, Cleide Maria Q. Q. Viana, Liliane C. Machado, Edileuza F. da
Silva (organizadores)
Bibliografa
ISBN: 978-85-444-1760-7
DOI: 10.24824/978854441760.7
1. Educação 2. Docência 3. Currículo 4. Formação docente I. Viana, Cleide Maria Q.
Q. org. II. Machado, Liliane C. org. III. Silva, Edileuza F. da. org. IV. Título V. Série.
CDU 37 CDD 370.71
DISCURSO DE ABERTURA VI ENFORSUP E I INTERFOR
Ilma Passos Alencastro Veiga
FORMAÇÃO DOCENTE
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR:
novos tempos, novos rumos
Miguel A. Zabalza Beraza
María Ainoha Zabalza Cerdeiriña
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DA EDUCAÇÃO
SUPERIOR: um processo evolutivo e compartilhado
Ilma Passos Alencastro Veiga
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O PROCESSO DE
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DA UFPA
Marcos Henrique Almeida dos Santos
Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana
O INDEFINÍVEL PRATICÁVEL: concepções de professores
universitários sobre saberes pedagógicos e didáticos
Cristina d’Ávila
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: possibilidade para formação contínua
Katyanna de Brito Anselmo
Maria Socorro Lucena Lima
CONCEPÇÕES NORTEADORAS: construindo um
conhecimento em gestão na educação infantil
Anízia Aparecida Nunes Luz
Lucrécia Stringhetta Mello
Katyuscia Oshiro
TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: uma atividade politécnica
Mara Cristina de Sylvio
Sandra Valéria Limonta Rosa
PESQUISA NA ALFABETIZAÇÃO: reflexões sobre a formação
continuada de professores e resultados de aprendizagem
Maria do Carmo Nascimento Diniz
Leila Chalub Martins
PERCEPÇÕES DE CURSISTAS ACERCA DA FORMAÇÃO
CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL OFERTADA PELA
EAPE/SEDF E SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Simão de Miranda
Albertina Mitjáns Martínez
CURRÍCULO
HETEROGENEIDADE, EXPERIÊNCIA E CURRÍCULO:
contrapontos à ideia de base comum nacional e à vontade
de exterodeterminação da formação
Roberto Sidnei Macedo
COMPREENSÃO DA TUTORIA UNIVERSITÁRIA
COMO COMPONENTE CURRICULAR
Francione Charapa Alves
Meirecele Calíope Leitinho
Edna Maria Leite Dias
AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA
EM QUÍMICA E OS DESAFIOS DA AÇÃO DOCENTE
Roselene Ferreira Sousa
Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro
CURRÍCULO E ARTICULAÇÃO DE SABERES
NA ESCOLA DO CAMPO
Raimunda Alves Melo
Maria da Glória Soares Barbosa Lima
GRUPO TUTORIAL:
entre o proposto, o dito e o feito
Edileuza Fernandes da Silva
O APRENDER PELA PRÁXIS:
a aprendizagem baseada em problemas
Elisa Carneiro Santos de Almeida
Amali de Angelis Mussi
REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIAS
NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Tatiane Custódio da Silva Batista
Mirza Seabra Toschi
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
das fragilidades ao enfrentamento de desafos
Benigna Maria de Freitas Villas Boas
ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES
NÍVEIS DE AVALIAÇÃO
Maria Helena Viana de Souza
USO DO PORTFÓLIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:
avaliação e formação docente
Dagma Ferreira Alves
Elias Batista dos Santos
Paulo César Ramos Araújo
QUANDO A AVALIAÇÃO REGULADORA SE TRANSFORMA
EM INDICADOR DE QUALIDADE NA ESCOLA
Alesandra Ferreira Bento Souza
Olenir Maria Mendes
RIDES - CARTA DE BRASÍLIA