1 x de R$35,02 sem juros | Total R$35,02 | |
2 x de R$17,51 sem juros | Total R$35,02 | |
3 x de R$11,67 sem juros | Total R$35,02 | |
4 x de R$9,06 | Total R$36,24 | |
5 x de R$7,37 | Total R$36,86 | |
6 x de R$6,25 | Total R$37,49 | |
7 x de R$5,45 | Total R$38,13 | |
8 x de R$4,85 | Total R$38,77 | |
9 x de R$4,38 | Total R$39,42 | |
10 x de R$4,01 | Total R$40,08 |
Autores: Gionara Tauchen - Daniele Simões Borges (Orgs.)
Sinopse:
A organização desta obra emerge das pesquisas e das atividades desenvolvidas junto à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES), que se dedica ao estudo das condições contemporâneas da universidade: das questões epistemológicas às políticas educacionais e à docência. As pesquisas foram organizadas em três eixos temáticos: o primeiro, docência e organização do ensino, contempla estudos sobre a universidade como organização complexa, os desafios da atividade docente e das inovações no ensino, a interdisciplinaridade na organização curricular e os laboratórios didáticos. O segundo, diversidade e ações afirmativas, discute a inclusão indígena, as políticas e ações inclusivas para as pessoas com deficiência e os estudos sobre a sexualidade nos currículos dos cursos de graduação. O terceiro eixo, as políticas de pós-graduação no Brasil, aborda os dilemas da pesquisa na pós-graduação brasileira, a organização dos mestrados profissionais e as políticas e programas para redução das assimetrias regionais da pós-graduação. Desejamos que a socialização desses estudos ampliem nossos diálogos e que nos auxiliem na (auto)produção, na desconstrução e na ressignificação da docência, das instituições e dos nossos objetos de conhecimento.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544401736
DOI:10.24824/978854440173.6
Ano de edição:2014
Número de páginas:196
Formato:14x21
Assunto:
Docência e políticas na educação superior / organização Gionara Tauchen
ISBN 978-85-444-0173-6
Educação - Estudo e ensino (Superior) Professores universitários - Formação
Prática de ensino I Tauchen, Gionara
EIXO TEMÁTICO I
DOCÊNCIA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
UNIVERSIDADE: do mosaico ao complexus
Gionara Tauchen
DOCÊNCIA E GESTÃO
DA PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Gionara Tauchen
Altair Alberto Fávero
PRINCÍPIOS E PROCESSOS ORGANIZADORES
DA DOCÊNCIA INOVADORA NA UNIVERSIDADE
Daniele Simões Borges
Gionara Tauchen
A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COMO
POSSIBILIDADE DE MUDANÇA NO CURRÍCULO ESCOLAR
André Martins Alvarenga
Daniel da Silva Silveira
Márcia Von Fruhauf Firme
LABORATÓRIO DIDÁTICO:
compreensões a partir de histórias narradas
por licenciandos em Ciências Biológicas
Neusiane Chaves de Souza
O INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFSUL):
apanhado histórico e espaços da pesquisa
César Costa Machado
Débora Pereira Laurino
EIXO TEMÁTICO II
DIVERSIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS
A INCLUSÃO INDÍGENA NO ENSINO SUPERIOR
Obirajara Rodrigues
Gionara originais_ x _ - h m- FANindd // ::
AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Alessandra Nery Obelar da Silva
Camila Pinto das Neves
SEXUALIDADE E A EMERGÊNCIA DE DISCIPLINAS
NO ENSINO SUPERIOR: problematizando alguns movimentos
Juliana Lapa Rizza
Paula Regina Costa Ribeiro
EIXO TEMÁTICO III – POLÍTICAS E PÓS-GRADUAÇÃO
VIVENDO ENTRE PROCESSOS OU PRODUTOS?
DILEMAS DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO
BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO
Amarildo Trevisan
Catia Piccolo Devechi
Evandro Dotto
ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO:
discussão sobre os mestrados profissionais
Maria Helena Machado de Moraes
AÇÕES DO PLANO NACIONAL
DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG) - PARA
A REDUÇÃO DE ASSIMETRIAS REGIONAIS
Maria de Amorim Coury
Gionara Tauchen