1 x de R$24,10 sem juros | Total R$24,10 | |
2 x de R$12,05 sem juros | Total R$24,10 | |
3 x de R$8,03 sem juros | Total R$24,10 | |
4 x de R$6,24 | Total R$24,94 | |
5 x de R$5,07 | Total R$25,37 | |
6 x de R$4,30 | Total R$25,80 | |
7 x de R$3,75 | Total R$26,24 | |
8 x de R$3,34 | Total R$26,68 | |
9 x de R$3,01 | Total R$27,13 | |
10 x de R$2,76 | Total R$27,58 |
Autores: Charles Maycon de Almeida Mota
Sinopse:
Este estudo procura compreender como os professores lidam com a diferença nas classes multisseriadas, a partir de suas narrativas de formação. A pesquisa foi realizada em escolas rurais do município de Várzea do Poço, interior da Bahia. O trabalho resulta de uma experiência formativa, vivenciada no desenvolvimento de uma pesquisa-formação, com a colaboração de um grupo de professores de escola rural, que, tomando como elemento fundante seus percursos de vida-formação-profissão, compartilharam seus saberes e fazeres docentes, refletindo, revendo e discutindo o contexto das diferenças em sala de aula. As narrativas (auto)biográficas apresentam-se como um instrumento potente dessa perspectiva formativa, por enfatizarem os processos educacionais a partir de uma ótica que valoriza os sujeitos, as suas condições de vida e como produzem a docência nos espaços rurais. Buscando a compreensão de uma multidimensionalidade que abarca o seu ser-fazer e lhes possibilita a projeção de si, reorientando-os a um (re)posicionamento, fundado nas perspectivas de futuro que tais sujeitos têm e que, no decorrer desse movimento de formação, são revistas, repensadas, reavaliadas e reconsideradas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432976
DOI:10.24824/978854443297.6
Ano de edição:2019
Número de páginas:110
Formato:16x23
Assunto:
M917
Mota, Charles Maycon de Almeida
Docência em classes multisseriadas conhecimento de si, práticas pedagógicas e diferenças
nas escolas da roça Charles Maycon de Almeida Mota – Curitiba CRV, 2019
110 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3297-6
DOI 10248249788544432976
1 Ruralidades contemporâneas 2 Docência na roça – identidade e diferença 3 Conhecimento
de si – pesquisa (auto)biográfi ca I Título II Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
PELAS ESCOLAS DA ROÇA
outros modos de existencialidade formativa
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
CAPÍTULO
ENVEREDAR PARA O CONHECIMENTO DE SI
Conhecimento de si como espaço de formação na escola da roça
Pesquisa-formação
Das oficinas formativas ao plano de formação docente
Reflexividade formativa o lugar das entrevistas narrativas
CAPÍTULO
TERRITÓRIOS DA DIFERENÇA
Identidade e diferença
Intersecção das diferenças
Diferenças na educação
CAPÍTULO
DOCÊNCIA, RURALIDADES E DIFERENÇAS
Profissão docente em espaços rurais
O fazer docente no meio rural
Diferenças e práticas docentes nas escolas da roça
CAPÍTULO
PLANO DE FORMAÇÃO DOCENTE uma construção coletiva
Vereda Identidade e Diferença
Vereda Diversidade Cultural
Vereda Docência e Ruralidades
Vereda Álbuns de Formação
Considerações sobre o plano de formação docente
ENVEREDAMENTOS FINAIS, NOVAS ENCRUZILHADAS!
REFERÊNCIAS