1 x de R$41,26 sem juros | Total R$41,26 | |
2 x de R$20,63 sem juros | Total R$41,26 | |
3 x de R$13,75 sem juros | Total R$41,26 | |
4 x de R$10,67 | Total R$42,70 | |
5 x de R$8,69 | Total R$43,43 | |
6 x de R$7,36 | Total R$44,17 | |
7 x de R$6,42 | Total R$44,92 | |
8 x de R$5,71 | Total R$45,68 | |
9 x de R$5,16 | Total R$46,44 | |
10 x de R$4,72 | Total R$47,22 |
Autores: Francisco Ari de Andrade - Flávio Muniz Chaves - Valdemarin Coelho Gomes (Orgs.)
Sinopse:
Esta coletânea é resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil (concluída ou em andamento), envolvendo diversos projetos de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará e demais parcerias com outros programas e Instituições de Ensino Superior, local e nacional, que comungam o fazer investigativo na área educacional. A publicação desta coletânea é um esforço coletivo de seus autores e organizadores, que decidem levar ideias e práticas pedagógicas a um grande público. Acreditamos que por meio de tal coletânea estamos a prestar contas com a sociedade sobre o trabalho que a universidade brasileira desenvolve, no âmbito da pesquisa, da docência e da extensão, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação para uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com os princípios da liberdade acadêmica, assegurados no âmbito constitucional, cada artigo é de inteira responsabilidade de seus autores, eximindo-se seus organizadores de qualquer responsabilidade pelo que for publicado. A autonomia acadêmica de pensar e expor à coletividade pontos de vistas depõe, favoravelmente, sobre o sentido teleológico de um texto acadêmico escrito e publicado tendo em vista a reflexão. Agradecemos às agências de fomentos que apoiam a pesquisa no Brasil: a Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Externamos, também, agradecimentos às agências estaduais de fomento à pesquisa.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544431375
DOI:10.24824/978854443137.5
Ano de edição:2019
Número de páginas:250
Formato:16x23
Assunto:
D636
Docência em movimento Francisco Ari de Andrade, Flávio Muniz Chaves, Valdemarin
Coelho Gomes (organizadores) - 1 ed - Curitiba [PR] CRV, 2019
250 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3137-5
DOI 10248249788544431375
1 Educação física - Estudo e ensino 2 Professores de educação física - Formação 3 Currículos
- Avaliação 4 Prática de ensino I Andrade, Francisco Ari de org II Chaves, Flávio Muniz org
III Gomes, Valdemarin Coelho org IV Título V Série
378007 CDD 19-55160
CDU 378
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
Carmensita Matos Braga Passos
A CRISE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA E O LUGAR DA
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Amurabi Oliveira
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS AVALIATIVAS EM
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR um olhar a partir do século XX
Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho
Nicolino Trompieri Filho
José Airton de Freitas Pontes Junior
ENSINO SUPERIOR uma nova narrativa da inclusão
educacional do aluno surdo
Ane Frank Araújo Talmag
Tania Vicente Viana
Wagner Bandeira Andriola
ASCENSÃO SOCIAL PELOS ESTUDOS DE SUJEITOS COM
DEFICIÊNCIA DE CAMADA POPULAR experiências de um
estudante de licenciatura com deficiência visual
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Charles Lamartine de Sousa Freitas
Emerson Augusto de Medeiros
CRIANÇA, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA o percurso
teórico na (auto)formação de crianças e suas práticas inclusivas
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Francisco Mayccon Passos Costa
Charles Lamartine de Sousa Freitas
ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA
integração entre o IFRN e escolas públicas de ApodiRN
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
Jaylton Édney Maia de Sousa
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Stenio de Brito Fernandes
Francisco Andrade - indd DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS
ORIENTAÇÕES ACERCA DA CARGA HORÁRIA DA DIMENSÃO
PEDAGÓGICA um estudo sobre os cursos de licenciatura
da Universidade Federal do Ceará
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Morgana Timbó Lima
Jeane Bizerra Bastos
O SABER GEOGRÁFICO aprendizagens
necessárias para a influência cidadã no espaço
Bruno Batista Freire
Talita Almeida Rodrigues
IDENTIFICAR E INTERVIR FRENTE ÀS QUEIXAS ESCOLARES
um estudo em séries iniciais da rede pública
Elaine Aparecida Feitosa da Costa
Fauston Negreiros
NARRATIVAS DOCENTES como aprendi, como ensinei
Francisco Ari de Andrade
Júlia de Fátima Santos da Silva
O ENSINO DE SOCIOLOGIA PÓS-REFORMA DO ENSINO MÉDIO
(LEI N , DE DE FEVEREIRO DE ) uma avaliação sociológica
sobre avanços e retrocessos desta docência
José Valmir Guimarães de Oliveira
Alexsandra Beserra Torres
A ARTEEDUCAÇÃO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Luciane Germano Goldberg
Maria Eliane Soares Ferreira
Pâmela Paulo Oliveira
A DISCIPLINA BIOLOGIA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
quais os possíveis impactos na formação dos professores?
Maria Danielle Araújo Mota
Raquel Sales Miranda
Raquel Crosara Maia Leite
Francisco Andrade - indd DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM concepções e práticas
de docentes da educação infantil da rede pública
Maria da Guia da Costa Ferreira
Fauston Negreiros
ENSINO DE MATEMÁTICA desafios e tensões
Maria José Costa dos Santos
Francisco Regis Alves Vieira
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO
BRASIL convergências com as mutações do capitalismo
Rogério Paes de Oliveira
Valdemarin Coelho Gomes
A CRIANÇA E A CRECHE percepções sobre a realidade social
através da prática docente
Tiago Bruno Areal Barra
Flávio Muniz Chaves
Jessica Aparecida Sousa Lira Gomes
SOBRE OS AUTORES