1 x de R$40,50 sem juros | Total R$40,50 | |
2 x de R$20,25 sem juros | Total R$40,50 | |
3 x de R$13,50 sem juros | Total R$40,50 | |
4 x de R$10,48 | Total R$41,91 | |
5 x de R$8,53 | Total R$42,63 | |
6 x de R$7,23 | Total R$43,35 | |
7 x de R$6,30 | Total R$44,09 | |
8 x de R$5,60 | Total R$44,83 | |
9 x de R$5,06 | Total R$45,58 | |
10 x de R$4,63 | Total R$46,34 |
Autores: Maria da Conceição Valença da Silva
Sinopse:
Temos o entendimento de que o exercício da docência foi e é permeado pelas representações sociais dos professores, pelos sentimentos de identidade profissional docente, constituídos por aspectos pessoais, sociais e profissionais de sua trajetória, nomeadamente aqueles utilizados no exercício da profissão, (re)construídos em diferentes tempos e espaços, mediante necessidades, imposições sociais, políticas, econômicas, culturais e institucionais. As relações entre essas interfaces da docência vão sinalizando nuances que podem influenciar na profissionalidade docente, enquanto processo permanente de (re)construção da profissão de professor. Eis que neste estudo buscamos compreender representações sociais de docência na Educação Superior compartilhadas por professores de cursos de graduação de instituições pública e privada, no sentido de analisar suas relações com sentimentos de identidade profissional e com a profissionalidade docente.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544438114
DOI:10.24824/978854443811.4
Ano de edição:2020
Número de páginas:284
Formato:16x23
Assunto:
Si581
Silva, Maria da Conceição Valença
Docência na educação superior nas representações sociais de professores de instituições
pública e privada interfaces com sentimentos de identidade profi ssional e com profi ssionalidade
docente Maria da Conceição Valença da Silva – Curitiba CRV, 2020
284 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3811-4
DOI 10248249788544438114
1 Educação 2 Representações sociais 3 Identidade profi ssional docente 4 Profi ssionalismo
docente I Título II Série
CDU 378 CDD 378
PREFÁCIO
Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
INTRODUÇÃO
Considerações iniciais
Abordagem e percurso metodológico
Aportes basilares
Lócus e sujeitos da pesquisa
Características dos docentes participantes
Percurso no campo empírico
Procedimentos e instrumentos metodológicos
Processos de análise das informações colhidas
Análise da Associação Livre
com utilização do Software EVOC
Análise das questões abertas
com utilização do software ALCESTE
Análise de Conteúdo Categorial
DEMARCAÇÃO TEÓRICA
Docência na Educação Superior
Docência no contexto da LDB nº
Docência na Educação Superior algumas noções
Outras categorias vinculadas
à docência na Educação Superior
Representações sociais abordagens e
construtos teórico-metodológicos
Origem da Teoria das Representações Sociais (TRS)
Ciência, senso comum e Representações Sociais
Abordagens e Elementos Constitutivos
de Representações Sociais
A Abordagem Psicossocial da TRS
Aspectos Basilares de Representações Sociais
dimensões, funções e componentes estruturadores
Teoria do Núcleo Central sistemas central e periférico
como elementos estruturadores de uma representação social
MC_indd Identidade profissional docente na Educação Superior
uma construção multirreferenciada
Identidade e representações articulações processuais
A socialização como base de construção de identidades
Noções de identidade
Identidade Profissional Docente
dinâmica de intersecções
Noções de Identidade Profissional
Interfaces de identidade profissional docente
Estratégias identitárias
alternativas de um percurso profissional
Exigências e desafios da
docência na Educação Superior
Profissionalidade docente questões em foco
Profissionalidade docente noções em construção
PERSPECTIVAS E PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS
Como ocorreu o processo
Abordagem multimetodológica
O Software ALCESTE
O Software EVOC
A Análise de Conteúdo Categorial
Trajetória docente na Educação Superior
um caminho em construção
Ingresso e atuação docente na
Educação Superior indicativos processuais
Tempo de docência na Educação Superior
Regime de Trabalho na IES
Outra função na IES
Atividades de Pesquisa eou Extensão
Atuação Docente noutra IES
Formação e Aprendizagens da Docência
Indicadores do processo de formação
continuada dos professores das IES pública e privada
Aprendizagens da Docência
Concepções de docência na Educação Superior
a voz dos professores
Representações sociais de docência na Educação Superior
de professores de graduação de instituições pública e privada
MC_indd Conteúdo e organização das representações
sociais de docência na Educação Superior de professores
de IES pública e privada (grupo geral)
Sistemas central e periférico das representações
sociais de docência na Educação Superior de professores
de IES pública e privada (grupo geral)
Sistemas central e periférico das
representações sociais de docência na
Educação Superior comparações intergrupais
Comparação entre as informações do Quadro
(Grupo Geral) e as do Quadro (IES pública)
Comparação entre as informações do Quadro
(Grupo Geral) e as do Quadro (IES privada)
Comparação entre as informações do Quadro
(IES pública) e as do Quadro (IES privada)
Sentimentos de identidade profissional docente
Identidade para si
Identidade para outrem
Vantagens eou desvantagens da
docência na Educação Superior
Docência na Educação Superior
entrecruzamentos em processo
Exercício docente na Educação Superior
necessidades apontadas
Expectativas com relação à profissão docente
Representações sociais de docência na
Educação Superior, sentimentos identitários e
profissionalidade docente possíveis relações
CONSIDERAÇÕES (IN)CONCLUSIVAS
para onde apontam os resultados?
REFERÊNCIAS