1 x de R$30,03 sem juros | Total R$30,03 | |
2 x de R$15,02 sem juros | Total R$30,03 | |
3 x de R$10,01 sem juros | Total R$30,03 | |
4 x de R$7,77 | Total R$31,08 | |
5 x de R$6,32 | Total R$31,61 | |
6 x de R$5,36 | Total R$32,15 | |
7 x de R$4,67 | Total R$32,69 | |
8 x de R$4,16 | Total R$33,25 | |
9 x de R$3,76 | Total R$33,80 | |
10 x de R$3,44 | Total R$34,37 |
Autores: Rosângela Lopes Borges - Marcos Fernandes Sobrinho (Orgs.)
Sinopse:
O cenário educacional brasileiro da contemporaneidade em muito nos desafia ao tecermos considerações sobre docência, psicopedagogia e inclusão. O processo de maturação que se observa em ambientes educacionais nesses aspectos; quer do ponto de vista da formação profissional, quer da sua intervenção na realidade social, tem sido ritmado pelas transformações ocorridas na nossa sociedade, nos últimos 30 anos. Nesse cenário, o professor edifica seu projeto profissional fundamentado em teorias psicopedagógicas, assentado no compromisso com esta categoria profissional orientada por um conjunto de princípios, que indicam um projeto societal ancorado em valores e princípios éticos e políticos emancipatórios, com vistas ao aprofundamento da equidade, combate ao preconceito e à discriminação. O presente livro traz contribuições que ampliam esse processo, trazendo reflexões sobre temas centrais à formação e ao exercício profissional relacionado à docência, à psicopedagogia e à inclusão. A coletânea é fruto de um empreendimento coletivo, apresentado em três partes. Parte I – Aspectos motivacionais da docência; Parte II – Psicopedagogia em diferentes contextos da escolarização; Parte III – Inclusão social e educacional.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544431214
DOI:10.24824/978854443121.4
Ano de edição:2019
Número de páginas:164
Formato:16x23
Assunto:
D636
Docência, psicopedagogia e inclusão motivações, contextos e perspectivas Rosângela
Lopes Borges, Marcos Fernandes Sobrinho (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
164 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3121-4
DOI 10248249788544431214
1 Educação 2 Educação – docência 3 Psicopedagogia e inclusão I Borges, Rosângela
Lopes org II Sobrinho, Marcos Fernandes org Título III Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
Rosângela Lopes Borges
Marcos Fernandes Sobrinho
PARTE I
ASPECTOS MOTIVACIONAIS DA DOCÊNCIA
MOTIVAÇÃO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DE
PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Clarice Alves de Oliveira
Fátima Aparecida Rodrigues Ribeiro Guimarães
Marcos Fernandes Sobrinho
O AMBIENTE ESCOLAR COMO FATOR MOTIVADOR
DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO
ENSINO FUNDAMENTAL
Kely Cristina de Souza Assis
Karina Maria de Paiva e Damacena
VALORIZAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
Rainara Martins da Silva
Eliene Inácia Pereira
PARTE II
PSICOPEDAGOGIA EM DIFERENTES CONTEXTOS
DA ESCOLARIZAÇÃO
PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS SOBRE
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Márcia Ferreira Dias Lopes
O USO DE BLOCOS LÓGICOS COMO RECURSO
PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Valdete Fabis Rodrigues de Moraes
Meiry Maria Guimarães
Rosangela Borges - indd O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO EM NÚCLEOS DE
ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR
Valéria Ferreira Dias Carvalho
Marcos Fernandes Sobrinho
CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NO ENSINO
FUNDAMENTAL PRIMEIRA FASE, DO º AO º ANO
Dulcimeire Aparecida Caixeta de Sousa
Rosângela Lopes Borges
PARTE III
INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA EM VIAS PÚBLICAS
E CENTRO TURÍSTICO DE CALDAS NOVASGO
Adolfo Mejia Eccheli
Ronaldo Rodrigues Vieira de Oliveira
INCLUSÃO DO SURDO NO MERCADO DE TRABALHO
Jones Reis de Almeida
Tainá de Souza Siqueira
Rosângela Lopes Borges
EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM NÍVEL INFANTIL
DE ESCOLARIZAÇÃO FORMAL
Leidiane Dias de Paiva
Claudia Pereira da Silva