1 x de R$45,93 sem juros | Total R$45,93 | |
2 x de R$22,97 sem juros | Total R$45,93 | |
3 x de R$15,31 sem juros | Total R$45,93 | |
4 x de R$11,88 | Total R$47,53 | |
5 x de R$9,67 | Total R$48,35 | |
6 x de R$8,20 | Total R$49,17 | |
7 x de R$7,14 | Total R$50,00 | |
8 x de R$6,36 | Total R$50,85 | |
9 x de R$5,74 | Total R$51,70 | |
10 x de R$5,26 | Total R$52,56 |
Autores: Francisco Ari de Andrade - Alba Patrícia Passos de Sousa - Dayana Silva de Oliveira (Orgs.)
Sinopse:
Eis uma coletânea sobre a docência, saberes e práticas. Aqui se reúnem artigos de estudantes, professores, pesquisadores e demais convidados em prol de um empreendimento bibliográfico dando conta de base epistemológica e empírica de artigos que lançam o desafio de problematizar saberes e práticas no exercício de ensinar, mas também em atividades letivas em espaços não escolares no Brasil
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544412596
DOI:10.24824/978854441259.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:328
Formato:16x23
Assunto:
D636
Docência, saberes e práticas. / Francisco Ari de Andrade, Alba Patrícia Passos de Sousa, Dayana Silva de Oliveira (organizadores).
328 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1259-6
1. Educação 2. Pedagogia 3. Educação formal 4. Aprendizagem - jovens I. Andrade, Francisco A., org. II. Sousa, Alba Patrícia P. de, org. III. Oliveira, Dayana Silva de, org. IV. Título V. Série.
CDD 370
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA –
“trouxeste a chave?”
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA:
concepções sobre o conceito de função
Adriana Ferreira Mendonça
Hermínio Borges Neto
GESTÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
junções e disjunções de uma prática
Adriana Valéria Santos Diniz
Maria da Salete Barboza de Farias
Maria Helena Ribeiro Maciel
INTERAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E A NÃO
FORMAL E SEUS POSSÍVEIS RESULTADOS:
a escola e o museu
Dayana Silva de Oliveira
Francisco Ari de Andrade
POR UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA PRÁXIS:
uma conversa com quem ousa educar para a emancipação
social de nossos alunos
Deise Ramos da Rocha
COMPREENSÃO E PRODUÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL
DA EVASÃO ESCOLAR: um estudo com professores da
rede pública de ensino
Edna de Brito Amaral
Luisa Nayra da Silva Gomes
Fauston Negreiros
O ESTUDO DE CASO COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO
SOBRE A PRÁTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Emanuella Sampaio Freire
Silvana Mendes Sabino Soares
LIÇÕES DE SALA DE AULA: narrativas de formação e do
(re)construir-se professor/a
Emerson Augusto de Medeiros
Mifra Angélica Chaves da Costa
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
O PASSO A PASSO DO “ERA UMA VEZ”:
A contação de histórias infantis
Francisco Ari de Andrade
Tássia Fernandes Ferreira
Erinelda da Costa Paixão
Thalyta Vasconcelos do Nascimento
NA SALA DE AULA A HISTÓRIA ACONTECE: reflexões
sobre práticas pedagógicas de um professor de História
Francisco Ari de Andrade
Francisca Tatianni Carneiro Cruz
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM
CONTEXTOS INCLUSIVOS: dificuldades apontadas pelos educadores
Francileide Batista de Almeida Vieira
Aldeci Fernandes da Cunha
PRÁTICAS DOCENTES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL SENADOR NEIVA – NOVA IORQUE/MA
João Antônio de Sousa Lira
Alba Patrícia Passos de Sousa
EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
José Monteiro da Mota
Enayra Silva Sousa
Janaína Siqueira Mendes
PRÁTICAS EDUCACIONAIS E RELIGIOSAS:
um diálogo possível? As religiões de matriz africana em sala de aula
Joselina da Silva
Adriano Ferreira de Paulo
ENTRE MÚSICAS E NARRATIVAS: a produção de
subjetividades femininas contemporâneas
Juliana Ribeiro de Vargas
DIDÁTICA NA E DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
reflexões a partir das especificidades desta etapa educacional
Maria Nerice dos Santos Pinheiro
Luiza Hermínia de Almeida Assis Brilhante
AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DOS ALUNOS
NO º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Márcio Matoso de Pontes
Flávio Muniz Chaves
NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS E A FORMAÇÃO
DOCENTE: territórios em diálogo?
Osmar Hélio Alves Araújo
Célia de Jesus Silva Magalhães
MATRIZES DA PROVINHA BRASIL:
propostas de revisão à luz do Cifranava
Paulo Meireles Barguil
FLEX, METÁFORA DA VIDA: um brinquedo, vários jogos!
Paulo Meireles Barguil
MANEIRAS DE PENSARFAZER CURRÍCULOS, PESQUISAS
E PRODUÇÕES CURRICULARES COTIDIANAS
Rafael Marques Gonçalves
Allan Carvalho Rodrigues
A PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS:
atividades que contribuem para a formação do pedagogo
Raquel Crosara Maia Leite
Geison Simplício de Sousa
IMAGENS NA PRODUÇÃO DE SABERES DAS JUVENTUDES:
em diálogo com o ensino médio
Simone de Fátima Brichta
SOBRE OS AUTORES