1 x de R$35,80 sem juros | Total R$35,80 | |
2 x de R$17,90 sem juros | Total R$35,80 | |
3 x de R$11,93 sem juros | Total R$35,80 | |
4 x de R$9,26 | Total R$37,05 | |
5 x de R$7,54 | Total R$37,68 | |
6 x de R$6,39 | Total R$38,33 | |
7 x de R$5,57 | Total R$38,98 | |
8 x de R$4,95 | Total R$39,63 | |
9 x de R$4,48 | Total R$40,30 | |
10 x de R$4,10 | Total R$40,97 |
Autores: Vera Lúcia Reis da Silva
Sinopse:
Esta obra é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal compreender o processo de construção de professores iniciantes na docência universitária. Na perspectiva para tal compreensão foi desenvolvida uma investigação qualitativa, ouvindo, através de narrativas, docentes que atenderam aos critérios definidos pelo estudo, na condição de iniciantes na carreira universitária, com não mais de cinco anos como professores nesse nível de ensino. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, algumas questões foram norteadoras, em especial as relacionadas aos percursos de formação dos professores, aos estímulos que tiveram para a escolha profissional, e às influências de sua condição de estudantes, a partir das aprendizagens adquiridas com seus ex-professores, bem como compreender o impacto da formação acadêmica na sua profissionalidade. Procuramos, também, desvendar se receberam apoio institucional para essa fase de inserção, e que importância atribuem a um possível movimento nessa direção. Ampliando ainda mais os estudos, provocamos as narrativas sobre as principais experiências que marcaram a trajetória inicial da docência, e o que significaram para as suas práticas pedagógicas. Interessou, também, ao estudo, compreender o valor que atribuem à didática universitária, e como as estratégias de formação e de desenvolvimento profissional podem ser mobilizadas para fortalecer a docência. Trazer à superfície o encontro do eu professor com o sentido, o vivido, e o experienciado, foi uma possibilidade de compreender com mais clareza como professores iniciantes se constroem na docência universitária.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432143
DOI:10.24824/978854443214.3
Ano de edição:2019
Número de páginas:172
Formato:16x23
Assunto:
S584d
Silva, Vera Lúcia Reis da
Docentes universitários em início da profi ssão movimentos e experiências no cotidiano da
docência universitária Vera Lúcia Reis da Silva - 1 ed - Curitiba [PR] CRV, 2019
172 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3214-3
DOI 10248249788544432143
1 Professores universitários – Formação 2 Prática de ensino I Título II Série
19-55649 CDD 37071
CDU 37026
PREFÁCIO
Maria Isabel da Cunha
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
A PESQUISA o ponto de partida
O Caminho que fiz caminhando
Pesquisas que referenciam o objeto de estudo
CAPÍTULO
O CENÁRIO expansão da educação superior
Situando o contexto nacional e local
O REUNI e suas implicações legais e reais
CAPÍTULO
A UNIVERSIDADE espaço do ensinar e do aprender
Universidade suas peculiaridades e funções
Docência universitária
Desenvolvimento profissional docente
CAPÍTULO
PROFESSORES INICIANTES NO PALCO DA PESQUISA
A Inserção de professores iniciantes
na docência universitária
Assessoramento pedagógico na universidade
Prática docente e prática pedagógica
A compreensão de experiência e saberes docentes
A identidade profissional docente
CAPÍTULO
CAMINHOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA
Aspectos teórico-metodológicos
Os protagonistas da pesquisa
A busca pelos dados
O desafio da análise e interpretação dos dados
CAPÍTULO
NO PONTO DE CHEGADA o que os dados revelam
Professor Arquimedes
Vera Lucia Reis da Silva - _MARCOSindd Professor Euclides
Professor Lavoisier
Professora Montessori
Sínteses das análises
CAPÍTULO
FINALIZANDO algumas considerações
REFERÊNCIAS