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Autores: Nilton Hitotuzi
Sinopse:
Neste livro, apresento e discuto os procedimentos e os resultados de uma intervenção pedagógica realizada, na forma de pesquisa-ação, em uma escola rural do município de Tefé-Am. A intervenção se deu através da disciplina Língua Estrangeira (Inglês) e envolveu uma turma de 16 alunos, cursando o sétimo ano do ensino fundamental. A percepção da ausência de atividades voltadas para a educação global do aluno rurícola nas aulas de Língua Estrangeira, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais, motivou a realização da intervenção. Com efeito, o estudo objetivou verificar se um conjunto de estratégias, baseadas no drama-processo, na pedagogia-crítica e na aprendizagem de línguas através de tarefas, referentemente aos alunos envolvidos no estudo, contribuiria para (i) o desenvolvimento da competência linguística na língua-alvo; (ii) a promoção e o exercício do pensamento crítico; (iii) a prática reflexiva sobre a realidade circunstante; e (iv) a compreensão de questões relevantes para uma educação integral – a verificação deste último item se fez pela chamada de atenção para a importância de se aprender línguas estrangeiras. Os resultados indicaram a possibilidade da adequação das estratégias desenvolvidas para o enfrentamento do problema detectado, o que sugere, por extensão, a sua instrumentalidade na consecução dos objetivos gerais dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Estrangeira no nível fundamental. Da ação interventiva, emergiu um modo de ensinar Língua Estrangeira por uma perspectiva crítica, a que escolhi denominar: Modelo de Aprendizagem de Línguas Dramático-Problematizador.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544402405
DOI:10.24824/978854440240.5
Ano de edição:2014
Número de páginas:230
Formato:16x23
Assunto:
Hitotuzi, Nilton Varela
Drama-processo: educação problematizadora em língua estrangeira no interior do Amazonas / Nilton Varela Hitotuzi. - 1. ed.
230 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0240-5
1. Professores de línguas - Formação. 2. Línguas modernas - Estudo e ensino. 3. Prática de ensino. I. Título.
14-16840 CDD: 370.71
CDU: 371.13
SUMÁRIO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO A PEDAGOGIA CRÍTICA
O suporte teórico da pedagogia crítica
A escola de Frankfurt
A Educação Progressista e os Reconstrucionistas
Sociais da primeira metade do século XX
A pedagogia crítica por uma abordagem dialética
A pedagogia crítica no processo de ensino e
aprendizagem de língua estrangeira
O senso crítico e o seu desenvolvimento
CAPÍTULO A GENEALOGIA DO DRAMA-PROCESSO
A iniciativa visionária da professora Finlay-Johnson
The play way: a abordagem dramática de
Caldwell Cook
As contribuições de Susan Isaacs e E M Langdon
para o teatro infantil na escola
Peter Slade: teoria e prática com “fé incondicional” na arte dramática
O modelo de drama educacional de Brian Way
Dorothy Heathcote: a “pedra angular” do drama na educação
O drama vivencial de Dorothy Heathcote
Libertação, distorção e convenção:
a criação do mundo artístico
O professor-em-cena
O “manto do perito”: uma nova
perspectiva do Drama Vivencial
Gavin Bolton: um discípulo inovador
CAPÍTULO UM MODELO PEDAGÓGICO-TEATRAL CHAMADO
DRAMA-PROCESSO
O drama-processo de Cecily O’Neill
Características do drama-processo
O drama-processo da donzela-foca e o pescador
Uma estrutura de planejamento de dramas-processos
CAPÍTULO O DRAMA APLICADO AO ENSINO DE LÍNGUA
ESTRANGEIRA
O polo da comunicação restrita e controlada
Abordagens dramáticas semicontroladas
O polo da comunicação livre
CAPÍTULO A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ATRAVÉS DE TAREFAS: um diálogo com o drama-processo
Em defesa de uma abordagem de ensino e
aprendizagem de línguas baseada em tarefas
A emergência da aprendizagem
de línguas através de tarefas
Uma definição de “tarefa comunicativa”
Alguns resultados de pesquisas envolvendo
o ensino de línguas através de tarefas
Aprendizagem de línguas através de tarefas:
a estrutura de Jane Willis
A pré-tarefa
O ciclo da tarefa
O foco na forma
Considerações sobre a perspectiva de implementação
do modelo de aprendizagem de línguas através de tarefas
O drama-processo e a estrutura de aprendizagem
através de tarefas: um diálogo possível
Ressonâncias da estrutura de aprendizagem através
de tarefas na estrutura Kao-O’Neill de ensino de
línguas através do drama-processo
CAPÍTULO CARACTERIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO
Do método de pesquisa
Da etnografia dos participantes da pesquisa
Dos instrumentos de recolha dos dados da pesquisa
Entrevista semiestruturada
Diários reflexivos críticos
Filmagem e registros fotográficos
Do método de análise dos dados da pesquisa
Dos procedimentos
CAPÍTULO O POTENCIAL EDUCACIONAL E METODOLÓGICO DOS DRAMAS-PROCESSOS NA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
A estruturação dos quatro dramas-processos
O plano do primeiro drama-processo
O plano do segundo drama-processo
O plano do terceiro drama-processo
O plano do quarto drama-processo
Algumas aplicações do insumo gerado a partir dos
dramas-processos
Amostra de tarefas desenvolvidas e executadas
a partir do primeiro drama-processo
Amostra de tarefas desenvolvidas a partir
do segundo drama-processo
Amostra de tarefas desenvolvidas
a partir do terceiro drama-processo
A emergência do modelo de aprendizagem
de línguas dramático-problematizador
CAPÍTULO RESULTADOS DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Do desenvolvimento da competência linguística
Os resultados do pré-teste diagnóstico de inglês
Os resultados das avaliações intermediárias
Os resultados do pós-teste diagnóstico de inglês
Do exercício do senso crítico
O senso crítico dos copesquisadores:
amostra do diagnóstico inicial
O senso crítico dos copesquisadores:
resultado do pré-teste
O senso crítico dos copesquisadores:
resultado do pós-teste
Da consciência reflexiva
Prática reflexiva dos copesquisadores:
análise da entrevista inicial
Prática reflexiva dos copesquisadores:
a entrevista final em cotejo com a entrevista inicial
Da consciência sobre a importância
de se aprender línguas estrangeiras
A qualificação do fenômeno da aprendizagem
de Língua Estrangeira: análise da entrevista inicial
A qualificação do fenômeno da aprendizagem
de Língua Estrangeira: evidências obtidas ao longo
da intervenção
Atitude dos copesquisadores com relação
à aprendizagem de inglês: três sondagens
Atitude dos copesquisadores com relação
à aprendizagem de inglês: evidências a partir
dos diários reflexivos
A qualificação do fenômeno da aprendizagem
de Língua Estrangeira: análise da entrevista final
A qualificação do fenômeno da aprendizagem
de Língua Estrangeira: o cotejo dos dados
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR