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Autores: Ilia Crassus Petralonga
Sinopse:
Considerando que a escola ao possuir tamanha heterogeneidade e complexidade atua como uma instituição que de certa forma reproduz um considerável retrato da sociedade, assim, os problemas e as questões que incidem em uma certamente encontrão reflexo na outra. Não raro pode-se perceber que o grupo populacional que compõe a Educação de Jovens e Adultos-EJA apresenta uma série de fatores que o suscetibilizam ao consumo e/ou à cooptação do comércio ilegal de drogas. No entendimento de grande parte dos professores, assim como nas normas e regimentos escolares, o consumo de drogas, além de proibido, engendraria uma suposta visibilidade de atos indisciplinares, queda de rendimento escolar e sua descontinuidade no ensino, bem como na forma de abordagem da questão pelos professores em sala, classificando os alunos envolvidos nas drogas como “alunos problemas”, relatado com certa frequência em comentários de colegas professores, em palestras, e orientações pedagógicas. Provocado por essa temática, empenhei-me em pesquisar o processo de interação social a partir dessa ótica, localizando a estigmatização sofrida pelos alunos relacionados às drogas ilícitas ou álcool; a atuação do “empreendedorismo moral” de alguns professores ao abordarem o assunto; e o caráter ora repressivo ora terapêutico das políticas públicas. Então, meus caros leitores, vocês encontrarão nessa obra uma análise foucaultiana da escola como formadora de capital humano criando corpos dóceis e “empreendedores de si”; a análise das condutas consideradas desviantes e a elaboração do empreendedorismo moral por meio de Howard Becker, e dos problemas de interação social advindos da estigmatização, baseado em Erving Goffman. Espero que se deleitem com a leitura da minha obra assim como foi realizador para mim escrevê-la.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411520
DOI:10.24824/978854441152.0
Ano de edição:2016
Número de páginas:174
Formato:16x23
Assunto:
P477
Petralonga, Ilia Crassus.
Drogas e educação de jovens e adultos: ponderações sobre um duplo empreendedorismo. / Ilia
Crassus Petralonga
174 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1152-0
1. Educação 2. Empreendedorismo moral 3. Empreendedorismo de Si 4. Sociologia 5. Estigma –
drogas 6. Drogas – abuso – prevenção 7. Drogas – aspectos sociais I. Título II. série
CDD 362.293
PREFÁCIO
DROGAS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
Ponderações sobre um duplo empreendedorismo
INTRODUÇÃO
O problema entre a legislação e a educação
Breves reflexões sobre o problema do desvio
Prólogo sobre as implicações da teoria do capital humano sobre o uso de drogas
A questão do método etnográfico
UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE AS DROGAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO À LUZ DA BIOPOLÍTICA
A visão das drogas nas escolas pelos professores: a emergência do empreendedor moral
A governamentalização da droga como ameaça social
Do empreendedorismo moral ao estigma: a naturalização do preconceito
“O pacote é um só”: o senso comum como juiz, a droga como réu e o empreendedorismo moral como jurado
O CUIDADO COM O DOENTE: como o empreendedor moral equaciona a formação do capital humano e as drogas na escola
Da disciplina ao homo oeconomicus
Do empreendedorismo moral ao empreendedorismo de si: “essa é uma doença e ela está conosco”
“Monitoramento e prevenção”: como o trabalho de espionagem “na surdina” poderia acontecer nas escolas
O debate sobre as drogas na escola e na sociedade: “a metodologia precisa ser um pouco mais repressiva, mais intensificada,
mais dura, mais real”
“Crack e outras drogas: o que você precisa saber”,
mas não fica sabendo
“O CARA FICA MAL VISADO”: Quais as respostas dos alunos sobre o
processo de interação entre eles, as drogas e a escola?
“É safadeza mesmo” ou “tem algum problema em casa”:
o início da carreira de desviante
“Rigorizar” ou liberar: a governamentalização do discurso
médico-jurídico X a liberdade de escolha individual
AS POLÍTICAS SOBRE DROGAS:
quais os discursos que as fundamentam?
Drogas x capitalismo: a programação neoliberal
A lei da oferta e procura: uma análise de como as drogas
se tornaram parte da economia de mercado
O neoliberalismo e a questão das liberdades individuais:
há uma contradição?
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
SOBRE O AUTOR