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Sinopse:
O direito ao acesso, permanência e aprendizagem na escola dos estudantes com deficiência vem sendo um campo de muitos debates. No entanto, o fato é que diversas barreiras ainda precisam ser quebradas quando se fala de uma inclusão escolar com acessibilidade e qualidade. Por isso, a maneira como o professor vem desenvolvendo o currículo de sua disciplina, frente à perspectiva da Educação Inclusiva, foi o foco deste trabalho. Sobretudo, o fato da necessidade da publicação de estudos voltados ao ensino e ao público da Educação Especial que trouxessem os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) impulsionou esta obra a contribuir com a propagação de práticas de ensino que contemplassem a diversidade existente em sala de aula. Este livro também discute que a inclusão ainda é considerada pelo professor uma dificuldade, tendo em vista que este não se sente preparado para receber os estudantes da Educação Especial e, muito menos, acredita estar apto para adequar o conteúdo curricular. Logo, ao pensar na variabilidade existente na sala de aula, este estudo pretendeu demonstrar que a partir dos princípios do DUA em sala de aula, mudanças metodológicas além de serem benéficas para a inclusão dos estudantes, são necessárias e possíveis de serem realizadas.
Autores:
Ticiana Couto Rocchegiani (autora e organizadora)
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e licenciatura em Pedagogia. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica da Faculdade de Ciências (UNESP). Participou do grupo de pesquisa “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento” (UNESP). É professora de Geografia no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela UFSCar, participa do Grupo de Pesquisa de Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica e do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial (GP-FOREESP).
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (organizadora e coautora)
Professora Pesquisadora Produtividade (CNPq). Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá - Espanha. Profa. Titular do Departamento de Educação, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica da UNESP. Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em formação inicial e continuada de professores para inclusão escolar. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe). É membro do Grupo de Pesquisa Diversidad, Discapacidad e Inclusión Social y Educativa-Diversity, Disability andSocial and Educational Inclusion da Universidad de Alcalá - Espanha.
Ana Paula Zerbato (coautora)
Docente em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada (EDM) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Recursos Humanos em Educação Especial – GP-Foreesp (UFSCar), e coordenadora da Linha de Pesquisa “Formação e práticas de inclusão escolar / educação de surdos” do Grupo de Políticas de Educação Especial da USP.
Carla Ariela Rios Vilaronga (coautora)
Pedagogia (UNESP), Mestrado em Educação (UNESP), Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (UFSCar), orientadora de mestrado e doutorado. Foi docente da Licenciatura em Educação Especial na UFSCar. Tem se dedicado em pesquisas relacionadas à Formação de Professores, Formação de Professores em Educação Especial e Ensino Colaborativo.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8154-7
ISBN Digital: 978-65-251-8155-4
DOI: 10.24824/978652518154.7
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 150
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: D669 DUA na sala de aula: práticas de ensino e o Desenho Universal para a Aprendizagem / Ticiana Couto Rocchegiani, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (organizadoras). – Curitiba: CRV, 2025. 150 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8155-4 ISBN Físico 978-65-251-8154-7 DOI 10.24824/978652518154.7 1. Educação 2. Desenho Universal para a Aprendizagem 3. Educação Inclusiva 4. Pessoas com deficiência 5. Prática pedagógica I. Rocchegiani, Ticiana Couto, org. II. Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho, org. III. Título IV. Série. CDU: 376 CDD: 371.9 Índice para catálogo sistemático 1. Desenho Universal – Aprendizagem – 371.9
