15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$83,46 sem juros | Total R$83,46 | |
2 x de R$41,73 sem juros | Total R$83,46 | |
3 x de R$27,82 sem juros | Total R$83,46 | |
4 x de R$21,59 | Total R$86,37 | |
5 x de R$17,57 | Total R$87,85 | |
6 x de R$14,89 | Total R$89,35 | |
7 x de R$12,98 | Total R$90,86 | |
8 x de R$11,55 | Total R$92,40 | |
9 x de R$10,44 | Total R$93,94 | |
10 x de R$9,55 | Total R$95,51 |
Autores: Patrícia Mara de Carvalho Leite
Sinopse:
Buscamos, neste livro, investigar e criar conhecimento sobre as oportunidades para a promoção dos letramentos críticos na formação inicial de professores. Por meio de uma pesquisa ação colaborativa, dentro de uma abordagem qualitativa para a análise e discussão dos dados, o estudo aponta para a necessidade de uma formação crítico-reflexiva na sala de aula da universidade e um ensino com vistas à “expansão de perspectivas”. Isso se evidencia, mais ainda, no estágio supervisionado por seu protagonismo na formação inicial de professores. Desse modo, é preciso oferecer mais suporte para os alunos da graduação e novas perspectivas educacionais a fim de que o estágio seja, realmente, significativo, relevante e apreciado por eles. Além disso, os letramentos críticos foram cruciais para que os quatorze alunos participantes do estudo pudessem experimentar outros meios de se ensinar e aprender a língua inglesa na escola regular, bem como conceber, na prática, uma formação cidadã. Este livro se destina, pois, a professores, alunos e pesquisadores da área de Letras, especificamente, de Linguística Aplicada. Propomos, assim, uma reflexão sobre a formação inicial de professores de língua inglesa, o estágio supervisionado, bem como sobre a relevância da educação crítica.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423578
DOI:10.24824/978854442357.8
Ano de edição:2018
Número de páginas:294
Formato:16x23
Assunto:
L533
Leite, Patrícia Mara de Carvalho Costa
"E o sonho da menina que queria ser professora (nem que seja por um dia) torna-se
realidade!" : os letramentos críticos no estágio supervisionado de língua inglesa / Patrícia Mara
de Carvalho Costa Leite. - 1. ed. - Curitiba [PR] : CRV, 2018.
294 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2357-8
DOI 10.24824/978854442357.8
1. Linguística. 2. Língua inglesa - Estudo e ensino. 2. Professores de inglês - Formação. I.
Título.
18-48786
CDD: 428.07 CDU: 811.111'243(07)
APRESENTAÇÃO
Um pouquinho sobre mim a professora pesquisadora
SOBRE A PESQUISA
Contextualização de pesquisa
Considerações metodológicas
Participantes e contexto de pesquisa
Os instrumentos, procedimentos e processos para gerar dados
A observação das aulas
As notas de campo
As entrevistas
Os questionários
Estudo com diários
As atividades e os textos trabalhados
Análise e tratamento dos dados
CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLA REGULAR E A LÍNGUA INGLESA
O ensino de língua inglesa no Brasil
Escola regular e Língua inglesa
Concepções sobre o processo de ensinoaprendizagem da
língua inglesa na escola regular
Concepções sobre a língua inglesa
Conclusão
LETRAMENTOS
Definição de Letramento(s)
Os Novos Estudos do Letramento
Novos Letramentos e Multiletramentos
Letramentos Críticos
“Expansão de perspectivas”
Letramentos Críticos “Eu também nunca tinha ouvido falar
Patricia Maraindd
nisso na faculdade”
Concepções sobre letramentos críticos
Aulas baseadas nos Letramentos Críticos
Conclusão
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA E
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A formação inicial de professores de língua inglesa
O estágio supervisionado
A formação inicial do professor crítico-reflexivo
Concepções prévias e experiências de formação no estágio supervisionado
“Você tem absoluta certeza disso?”
Da escolha da disciplina à experiência em sala de aula
Experiências de estágio distanciamento entre a sala de aula
e a “vida real”
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
“Decoreba esse é o método de ensino”
Relações entre prática e teoria – A práxis e uma formação inicial
para além do estágio
Do significado do estágio para os alunos participantes
Conclusão