1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Autores:
ANA CLÁUDIA UCHÔA ARAÚJO
Tem Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (2003); Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2010), vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional; e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2015), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada. Concluiu o Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará, na Linha de Pesquisa História e Educação Comparada, no Eixo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Educação a Distância (2021), apresentando o relatório Ciclo Didático de Formação Contínua e Continuada – Formação em Ensino Híbrido. É Servidora Pedagoga, no Instituto Federal do Ceará, atuando como Pró-Reitora de Extensão, desde março de 2021. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Educação Profissional, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação em perspectiva comparada. É estudante voluntária no Projeto Lumiar, realizando acompanhamentos psicopedagógicos supervisionados junto a crianças e/ou adolescentes.
ANTONIA LIS DE MARIA MARTINS TORRES
Pedagoga (FACED/UFC), Mestre (FACED/UFC) e Doutora também pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Estudos Especializados da FACED/ UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa Multimeios atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão desde 2009. Os projetos estão articulados às seguintes áreas: educação a distância, informática educativa, formação de professores em contexto virtuais, redes sociais e inclusão digital. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha História da Educação Comparada, Eixo; Novas Tecnologias e EAD. Atuou como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia EAD da UFC/Virtual. Autora do Livro: Laboratório de Pesquisa Multimeios entre gigas e megabytes: (re)criando percursos formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018. No ano de 2019, realizou Curso de Licença Capacitação de Servidor na Universidade Aberta de Lisboa/Portugal, sob supervisão da Profa. Dra. Lúcia Amante. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), durante o ano de 2020. Foi coordenadora adjunta do programa UAB/CAPES na UFC no período entre outubro de 2021 a junho de 2022.
HERMÍNIO BORGES NETO
Concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 49 artigos em periódicos especializados e 144 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e coorientou 8, orientou 40 teses de doutorado e coorientou 1 (ao todo, são 107 orientações de pós-graduação stricto sensu), e supervisionou 9 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 76 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Foi coordenador do programa UAB/CAPES na UFC no período entre outubro de 2021 a junho de 2022.
MARÍLIA MAIA MOREIRA
É licenciada em Matemática (IFCE), especialista em Ensino de Matemática (UECE) e mestra e doutoranda em Educação (UFC). É professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Trabalhou com design instrucional e professora-tutora nas disciplinas da licenciatura em Matemática semipresencial da UAB do IFCE; mais recentemente, é professora formadora da UAB da UVA do curso de licenciatura em Pedagogia. É pesquisadora da pesquisa GEOnM vinculado ao Laboratório de Pesquisa MultiMeios da FACED/UFC. Tem experiência acadêmica nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática, metodologia de ensino, EaD on-line, tecnologias digitais na educação.
Sinopse:
Este livro é o segundo tomo da obra “EaD, Ensino Híbrido e Tecnologias Digitais: incursões investigativas do Laboratório de Pesquisa MultiMeios” da Coleção Sequência Fedathi, volume 8. Tal como o primeiro tomo desta obra, a presente conta com artigos que foram produtos diretos de pesquisas acadêmicas produzidas pelos pesquisadores e pesquisadoras do Laboratório de Pesquisa MultiMeios da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) que se debruçam há muito tempo em temas investigativos relacionados à EaD, ao Ensino Híbrido e às Tecnologias Digitais aplicadas à Educação. A maioria destas pesquisas foram (co)orientadas pelo professor doutor Hermínio Borges Neto, na figura de pesquisador e coordenador do Laboratório MultiMeios, e pela professora Antonia Lis de Maria Martins Torres. Ambos têm experiência acadêmica de ensino, pesquisa e extensão nos temas tecnologias digitais na educação, EaD, ensino híbrido, ensino de matemática e Sequência Fedathi. Este livro foi pensado com o intuito de servir de referencial teórico para outras pesquisas da área e, também, como forma de apresentar as pesquisas de qualidade, resultados de árduo trabalho de pesquisadores e pesquisadoras do Laboratório MultiMeios da FACED/UFC.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-4665-2
ISBN Digital: 978-65-251-4663-8
DOI: 10.24824/9786525146652.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
E11 EAD ensino híbrido e tecnologias digitais: incursões investigativas do Laboratório d Pesquisa MultiMeios – Tomo 2 Antonia Lis de Maria Martins Torres Hermínio Borges Neto Ana Cláudia Uchôa Araújo Marília Maia Moreira (organizadores) – Curitiba : CRV 2023 214 p (Coleção Sequência Fedathi v 8) Bibliografia ISBN Coleção Digital 9788544413227 ISBN Coleção Físico 9786525149059 ISBN Volume Digital 9786525146638 ISBN Volume Físico 9786525146652 DOI 10248249786525146652 1 Educação 2 EAD – novas tecnologias 3 Ensino híbrido 4 Multimeios I Torres Antoni Lis de Maria Martins org II Borges Neto Hermínio org III Araújo Ana Cláudia Uchôa org IV Moreira Marília Maia org V Título VI Coleção Sequência Fedathi v 8 CDU 37 CDD 37 EAD, ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS DIGITAIS Incursões investigativas do Laboratório de Pesquisa MultiMeios Antonia Lis de Maria Martins Torres Hermínio Borges Neto Ana Cláudia Uchôa Araújo Marília Maia Moreira