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Autores: Ricardo Matos de Souza
Sinopse:
Com o objetivo de mostrar como se deu a ocupação urbana junto com os fatores determinantes para a construção de áreas de risco, este trabalho descreve o uso do solo urbano no Brasil para explicar como foi ocorrido na Região Metropolitana da Grande Vitória,cuja ocupação foi sendo realizada pelas camadas mais baixas da sociedade, o que foi determinante para a construção das áreas de risco. Faz uma breve caracterização do conceito de risco e de desastre, para posteriormente analisar a questão da cidadania e educação ambiental com base na literatura da área. Contextualiza de modo geral os problemas ambientais que estão postos no século XXI, justificando como eles foram desencadeados a partir do processo de desenvolvimento adotado na maioria das sociedades. Apresenta ainda como foi idealizado o Projeto Terra Mais Igual, o qual tem o viés de reinserir os moradores das áreas de risco em outros ambientes. A partir da atuação deste projeto, observar o processo de construção da educação e cidadania ambiental.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544429150
DOI:10.24824/978854442915.0
Ano de edição:2018
Número de páginas:150
Formato:16x23
Assunto:
So719
Souza, Ricardo Matos de
Educação ambiental e cidadania em área de risco de deslizamento o caso do Alto Tabuazeiro
(Vitória, Espírito Santo) Ricardo Matos de Souza – Curitiba CRV, 2018
150 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2915-0
DOI 10248249788544429150
1 Educação 2 Sociologia ambiental 3 Educação ambiental I Título II Série
CDU 50406 CDD 372358
590
PREFÁCIO
Teresa da Silva Rosa
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
OCUPAÇÃO DO SOLO, URBANIZAÇÃO E
CONSTRUÇÃO DA POBREZA
Contextualização da ocupação do solo urbano brasileiro
A ocupação do solo Espírito Santense, habitação
em Vitória e construção das áreas de risco
Habitação e exclusão social a representação da
desigualdade por meio da moradia
Uso e ocupação do solo urbano
Entre o meio ambiente e a ocupação do solo na
poligonal – Alto Tabuazeiro
Risco
Generalidades do risco
Do risco ao desastre
Das consequências da ocupação do solo e das áreas
de risco – o desastre anunciado
CAPÍTULO II
ALTO TABUAZEIRO E PROJETO TERRA da constatação ao
processo de remoção em área de risco
Área de estudo Alto Tabuazeiro
O projeto Terra no Alto Tabuazeiro
Dos resultados a vulnerabilidade do território
a visão dos locais
CAPÍTULO III
EDUCAÇÃO E CIDADANIA AMBIENTAL – RECONSTRUINDO
VALORES ATRAVÉS DO PROJETO TERRA MAIS IGUAL?
Contextualizando a preocupação com o meio ambiente
e crise ecológica
Educação ambiental
Contribuindo para a educação ambiental?
Cidadania para o meio ambiente
A cidadania e meio ambiente no Projeto Terra Mais Igual
contribuição para cidadania ambiental?
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS