| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$64,36 sem juros | Total R$64,36 | |
| 2 x de R$32,18 sem juros | Total R$64,36 | |
| 3 x de R$21,45 sem juros | Total R$64,36 | |
| 4 x de R$16,65 | Total R$66,61 | |
| 5 x de R$13,55 | Total R$67,75 | |
| 6 x de R$11,48 | Total R$68,90 | |
| 7 x de R$10,01 | Total R$70,07 | |
| 8 x de R$8,90 | Total R$71,25 | |
| 9 x de R$8,04 | Total R$72,44 | |
| 10 x de R$7,36 | Total R$73,65 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Berenice Feitosa da Costa Aires
Sinopse:
Nesta obra, Educação Ambiental e Meio Ambiente no Contexto de Palmas Capital Ecológica, a pesquisadora Berenice Feitosa da Costa Aires apresenta as representações sociais de professores e estudantes da Educação Básica relacionadas às concepções de Educação Ambiental e Meio Ambiente e algumas diretrizes para práticas pedagógicas significativas na dimensão ambiental. A brilhante carreira como docente, gestora do ensino superior e pesquisadora em metodologias e práticas do ensino e em estudos urbanos, regionais e agrários, a clareza da metodologia e da linguagem, o rigor científico e a profundidade com que aborda a questão da Educação Ambiental e Meio Ambiente qualificam o trabalho como uma referência didático-científica para que professores e gestores ampliem o debate acerca dessa temática em todos os níveis de ensino e como leitura obrigatória em cursos de formação de professores. A grande contribuição deste estudo está centrada na reflexão sobre as sobre os valores que podem permear a Educação Ambiental em contraposição às formas como as escolas têm atuado na tentativa de cumprir seu papel social, sem, contudo, avançar em experiências diversificadas e abordagens que contribuam para a formação do estudante. Relevante também é a apresentação de princípios fundamentais para a construção de práticas significativas de Educação Ambiental que busquem fomentar experiências de aprendizagens que engajam os estudantes em projetos complexos do mundo real, por meio dos quais podem desenvolver e aplicar suas habilidades e conhecimentos. Para a concretização desse estudo foram utilizadas fontes teóricas de diversas áreas e pesquisa empírica, análise de questionários aplicados a professores e estudantes, documentos, mapas mentais, observações, registros, fotografias, além de estudo dos planejamentos pedagógicos e planejamento individual de cada professor investigado na pesquisa. Trata-se, portanto, de estudo referenciado em dados relevantes observados em quinze escolas de Educação Básica de Palmas. Por todos esses elementos, podemos afirmar que este é um livro necessário. Necessário para os gestores e educadores da educação básica e educação superior por tratar de um tema que deve permear a formação do estudante e dos professores ao longo de todo o seu percurso, uma vez que a educação ambiental, como afirma a autora, é uma identidade que necessita ser constantemente repensada e avaliada, para que não seja abordada de forma superficial nem permaneça estática em um mundo tão dinâmico.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580423051
DOI:10.24824/978858042305.1
Ano de edição:2012
Número de páginas:180
Formato:14x21
Assunto:
Aires, Berenice Feitosa da Costa
Educação ambiental e meio ambiente no contexto de Palmas "capital ecológica" / Berenice Feitosa da Costa Aires. - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2012.
179p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-305-1
1. Educação ambiental - Estudo e ensino - Palmas (TO). 2. Ecologia - Estudo e Ensino Palmas (TO). 3. Professores - Formação. I. Título.
11-8556. CDD: 363.700981
CDU: 504(81)
Figura - Localização do Município de Palmas
Figura - Localização das Escolas na Área de Estudo
Figura – Área de Instalação da cidade de Palmas
Figura – Área de Instalação da cidade de Palmas
Figura – Malha Urbana Viária da cidade de Palmas
Figura - Frequência de ocorrência dos professores entre as faixas etárias de a anos, a anos e a anos: A) todos os professores entrevistados; B) professores separados por Rede de Ensino
Figura – Frequência de ocorrência dos professores entre os cursos do Ensino Médio: A) todos os professores entrevistados; B) separado entre as três Redes de Ensino
Figura - Frequência de professores que apresentam curso de graduação nas três Redes de ensino A) e frequência de professores que cursaram a graduação em Instituição Estadual, Federal e Municipal B)
Figura - Frequência de professores das três Redes de ensino que apresentam curso de pós-graduação A) frequência de professores que apresentam curso de pós-graduação Lato-Sensu e Mestrado nas três Redes de ensino B)
Figura – Frequência de professores considerando o tempo de trabalho na Educação A) todos os professores entrevistados B) separado por Rede de Ensino
Figura – Frequência de professores que apresentam curso de capacitação voltado à Educação Ambiental A) considerando todos os professores entrevistados B) separado por Rede ensino
Figura – Vista aérea da Quadra Sul
Figura – Vista aérea da Quadra Sul
Figura – Foto da Quadra Sul
Figura – Foto da área verde da Quadra Sul
Figura – Vista Aérea da Quadra Norte
Figura – Vista aérea da área verde da Q Norte
Figura – Foto da Área verde da Quadra Norte
Figura – Foto da Área verde da Quadra Norte
Figura - Exemplos de mapas mentais representando elementos da vegetação e corpos de água
Figura - Exemplo de mapa mental onde é representado desmatamento e queimadas e representações da problemática de destinação do lixo
Figura - Exemplos de Mapas mentais onde está representado uma relação entre o eu a
Sociedade e a comunidade (Perfil Integrador)
Figura - Mapas mentais que apresentaram perfil: A) Preservacionista B) Utilitarista C) Integrador e D) Insuficiente
