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Autores:
ALAN CHRISTIAN DE SOUZA SANTOS
Doutor em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará, onde também cursou o mestrado (2011) e se tornou Licenciado Pleno e Bacharel em História (2008). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Paragominas. Tem experiência na área de História do Brasil e História da Amazônia, priorizando temas como elites e intelectuais no final do século XIX e início do XX, jogos políticos, sociabilidades, imprensa, biografia histórica e educação. É membro dos Grupos de Pesquisa Militares, Política e Fronteiras na Amazônia e Educação, Ciência e Meio Ambiente.
ALANNA CAROLINE GADELHA ALVES
Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2015). Mestre em Direito, Políticas Públicas e Direitos Humanos pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), em 2019.Graduada em Psicologia (2020) com ênfase em Psicologia Organizacional pela UFPA. Advogada (OAB/PA 22.603) com experiência na área de Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Processual Civil e Direito da Infância e Juventude. Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente OAB/PA. Membro da Comissão da Mulher OAB/PA. Participante do Transversalizando: Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino. Tem experiência na área de Direito, Filosofia, Ciência Política, Psicologia Organizacional e Social, com ênfase em Teoria e Sociologia Jurídica, Direito das Crianças e Adolescentes, Teoria Política e Mapeamento de Competências.
ALCINDO ANTÔNIO FERLA
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), como professor no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como pesquisador visitante do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM, como pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum – Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural e como pesquisador convidado no Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud, da Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício). Membro Titular da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações do Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT) e da Câmara Técnica de Pesquisas do Conselho Nacional de Saúde. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: integralidade em saúde, informação e comunicação em saúde, atenção à saúde, educação permanente em saúde, ensino e educação e saúde, trabalho em saúde, modelagens tecnoassistenciais em saúde e saúde suplementar.
ALINE BECKMANN MENEZES
Possui graduação em Bacharelado Em Psicologia (2002) e em Habilitação Formação Em Psicólogo (2003) pela Universidade Federal do Pará, mestrado (2005) e doutorado (2011) em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Possui título de especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (2016). É Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará, atuando na área de Psicologia Escolar e de Inclusão de Pessoas com Deficiência; é Colaboradora do Programa de Pós-Graduação do Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA), vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologia Comportamental; é coordenadora do Laboratório de Soluções Educacionais; e é membro do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP. Atualmente exerce a função de Diretora Adjunta do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA.
ALINE DANDARA NAZARÉ BARBOSA
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará – UFPA.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO
Graduado em Filosofia (1986), em Ciências Sociais (1992) e Mestrado em Educação (1997) pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Doutor em Filosofia da Educação (2002) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente (2013) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Em 2007 fez pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade Charles de Gaulle, Lille, França. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília. Foi Professor Visitante na Universidade de Santiago do Chile (Chile – 2015), na Universidade de Cergy-Pontoise (França-2015) e na Universidade de Buenos Aires (2017). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES), cadastrado no CNPq. Foi professor da rede básica de ensino do Estado de São Paulo de 1987 a 1997. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, educação, amizade, modernidade, racionalização, decolonialidade, didática, formação de professores e filosofia e sociologia da educação.
ALUÍSIO FERREIRA DE LIMA
Psicólogo Social. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Lider do Paralaxe: Grupo interdisciplinar de estudos, pesquisas e intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC. Bolsista de Produtividade CNPq PQ 1D.
AMANDA CAROLINE DA SILVA SOARES
Técnica em Assuntos Educacionais, Doutoranda em Psicologia, Mestra em Educação, Especialista em Filosofia da Educação e graduada em Pedagogia, tudo pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Trabalha na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA. Além disso, atuou como Professora-Colaboradora no Curso de Pedagogia e Biologia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/ UFPA.
ANA CARLA CIVIDANES FURLAN SCARIN
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo – Instituto de Psicologia – São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Epistemologia da Psicopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, cotidiano escolar, escola, educação, desenvolvimento sócio-moral, psicologia clínica (abordagem psicanalítica), psicopatologia, patologização, medicalização e saúde mental.
ANA CAROLINA FARIAS FRANCO
Possui Graduação em Psicologia (UFPA). Mestra em Psicologia Social (PPGP/UFPA). Doutora em Educação (PPGED/UFPA), com pesquisa sobre Formação em Psicologia e Educação em Direitos Humanos. Especialista em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional. É psicóloga do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Ananindeua. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia Social e Política – transversalizando história, filosofia e educação. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPA/Ananindeua.
ANANDA BARROS PINHEIRO
Graduanda de Psicologia-UFPA.
ANDERSON REIS DE OLIVEIRA
Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestrando em Psicologia pelo PPGP – UFPA. Membro do grupo de Ensino, Pesquisa-Intervenção e Extensão Transversalizando; Psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS do município de Cachoeira do Piriá – PA; Interesse nas áreas de relações étnicos raciais, gênero, sexualidade e psicologia social e comunitária.
ANGÉLICA DE SOUZA LIMA
Graduanda de Psicologia-UFPA.
ANNA AMÉLIA DE FARIA
Realizou pesquisa de pós-doutorado, em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília, em 2013. Doutora em Letras e Linguística “Documentos da Memória Cultural” pela Universidade Federal da Bahia, em 2009. Mestre em Comunicação pela UnB (2003). Graduada em psicologia, em 1996 pela Universidade São Marcos. Pesquisadora independente e Psicanalista. Área de atuação: psicanálise de orientação lacaniana.
ANTÔNIA MARIA RODRIGUES BRIOSO
Mestra em Ensino de História da UFPA (2016). Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará (1988). Especialista em História Social da Amazônia. Professora da educação Básica na Escola de Aplicação da UFPA. Atualmente Coordena o Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira e Indígena na escola de Aplicação.
ANTONINO ALVES DA SILVA
Possui graduação em BACHAREL EM PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Pará (1992), graduação em LICENCIATURA EM PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Pará (1997), graduação em PSICOLOGIA CLÍNICA pela Universidade Federal do Pará (1994) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é efetivo – SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (PA) e efetivo – SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.
ANTÔNIO SOARES JÚNIOR
Mestrando em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialização em Educação Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/PA), especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde (Faculdade Única) e curso-técnico-profissionalizante em Arte Dramática pela Escola Estadual de Ensino Tecnológico Professor Anísio Teixeira. Atualmente executa a função de Arte Educador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social do Guamá (CRAS Guamá/FUNPAPA/PMB), participa do Grupo de Pesquisa Transversalizando e é voluntário do Projeto de Extensão Saúde na Comunidade: estratégias multidisciplinares de educação em saúde com ênfase em saúde sexual e reprodutiva para adolescentes e jovens adultos. Possuindo experiência na área da Atenção à Saúde da Criança, Trabalho com Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social, Grupos de Convivência, Psicologia Clínica, Psicologia Social e Arte Educação.
BÁRBARA ARAÚJO SORDI
Possui título de Psicólogo pela Universidade da Amazônia (2009), e graduação em psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Concluiu pós-graduação em Psicologia da Saúde e Hospitalar, realizada no Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde – IEPS (2012). Concluiu mestrado e doutorado em Psicologia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2015 e 2022, respectivamente. Tem formação como facilitadora de Círculos restaurativos em Violência Doméstica pelo Tribunal de Justiça do Pará. É Psicanalista pelo Circulo Psicanalítico do Pará (2018). É Professora em Psicologia na Universidade da Amazônia, onde coordena o Projeto Sobre (bem) viver que oferta grupos reflexivos e de cuidado em relação a gênero e saúde mental, estendendo-se em grupos para mulheres em situação de violência doméstica; homens e masculinidade; e população LGBTQIAP+ e o coletivo “Relações de gênero, feminismos e violências”. É autora do livro “Reflexão feministas em crônicas: a escrita de si como forma de re-existir”, junto com Anna Linhares (2022) e coordena a página @feminismoepsicologia, em que promove bate-papos informais sobre temas e pesquisas acadêmicas que versam por gênero, feminismo e psicologia. Realiza treinamentos, oficinas e consultoria em temáticas que envolvam relações de gênero, feminismos e violências a partir de uma perspectiva crítica de estudos de gênero, antiracistas e à favor de diversidade sexual.
BÁRBARA DE SOUZA CAMPOS
Psicóloga graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba. É Psicóloga Clínica de orientação psicanalítica e realizou estágio em Psicologia e Educação e no Serviço de Atendimento a Adolescentes em Medida Socio-Educativa.
BRUNA DE ALMEIDA CRUZ
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Psicologia Clínica e Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA e atualmente doutoranda do mesmo programa. Psicóloga educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém. Atua na Assistência Estudantil e na equipe multiprofissional do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas. É também membro da Comissão de Permanência e Êxito do IFPA, no Campus Belém. Dedica-se à pesquisa sobre processos de medicalização da vida, práticas não medicalizantes e a interface entre Educação e Saúde. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva (GPEI – NAPNE/IFPA). Participa também dos grupos de pesquisa InquietAções e Transversalizando, ambos vinculados à UFPA.
BRUNA DOS SANTOS SARUBI
Graduada em Psicologia-UFPA.
BRUNA MORAES GARCIA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: medicalização, farmacologização, educação, saúde e poder. Atua no CREAS-SUAS/PA.
BRUNO JÁY MERCÊS DE LIMA
Doutor em Psicologia (PPGP-UFPA), mestre em Psicologia (PPGP-UFPA). Enfermeiro graduado pela UEPA. Psicólogo graduado pela UFPA. Especialista em Educação para Relações Etnicorraciais pelo IFPA. Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UFCSPA. Dedicação aos estudos na área de Saúde Pública e de Saúde Mental. Experiência em atividade docente e gestão. Facilidade para apresentação em público.
CAIO MONTEIRO SILVA
Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Gestalt-Terapeuta pelo Instituto Gestalt do Ceará – IGC; Formado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Foi colaborador do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade – LAPSUS. Atualmente é Professor no curso de psicologia da Faculdade Ari de Sá (FAS), é membro colaborador do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (PARALAXE). Desenvolve trabalhos no campo dos estudos Pós-Coloniais trabalhando com os temas: Epistemologia, Ética, Família, Sociedade e Subjetividades Contemporâneas. Atua clinicamente sob a perspectiva das abordagens Fenomenológico-Existenciais.
CARLA DE CÁSSIA CARVALHO CASADO
Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia (ICHC-FMUSP) e em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (ICS-UFPA). Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia, no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Laboratório de Psicologia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenadora do Laboratório Didático de Avaliação Psicológica e do projeto de extensão Ambulatório de Avaliação Neuropsicológica Infantil (ANI) em execução no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza.
CARLA DE CASSIA CARVALHO CASADO
Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia (ICHC-FMUSP) e em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (ICS-UFPA). Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia, no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Laboratório de Psicologia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como psicóloga na Secretaria Municipal de Saúde de Belém, por doze anos. Foi técnico do ensino superior na Escola de Governança Pública do Estado do Pará, professora da Escola Estadual de Ensino Anísio Teixeira, docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) e Centro Universitário Estácio da Amazônia (Estácio). Atualmente é docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenadora do projeto de extensão Ambulatório de Avaliação Neuropsicológica Infantil (ANI) e do projeto Práticas Neuroeducativas de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, ambos em execução na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. É pesquisadora dos projetos: Avaliação cognitiva em crianças com epilepsia e transtorno de aprendizagem; Avaliação cognitiva e comportamental de pacientes com Distrofia de Duchene; Avaliação das habilidades pré-alfabetização de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
CARLA REGINA GUERRA MOREIRA LOBO TEIXEIRA
Graduada em Psicologia pela Escola Superior da Amazônia em Belém, Pará (2012.2 – 2017.1). Especialista em Saúde Mental pela Escola Superior da Amazônia em Belém, Pará (2017 a 2019). Atuação como consultora em Recursos Humanos (estagiária) na empresa de cursos profissionalizantes MICROLINS (2014). Atuação profissional como psicóloga escolar no Colégio Aspecto (2017 a 2019). Atuação como psicóloga substituta no Cento de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Carutapera-Maranhão (2021-2021). Participante Voluntária na pesquisa: A construção social da vitimização: perfil das mulheres vítimas de violência no sistema de justiça criminal – uma análise comparada São Paulo e Pará. A referida participante colaborou com a pesquisa no período de dois anos, entre 2013 e 2014, trabalhando na coleta e análise de dados da Delegacia de Atendimento à Mulher, sem bolsa, como voluntária. Voluntária no projeto de extensão: Trabalhando com revistas temas de direitos humanos e meio ambiente com estudantes de Psicologia da UFPA (2013). Participante no Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Transversalizando, desde 2012 (UFPA). Docente em psicologia na Universidade da Amazônia (UNAMA), Campus Ananindeua, desde 2019 até o presente momento. Participante da Comissão de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Participação no Conselho de Curso de Psicologia e no Núcleo Docente Estruturante (NDE) pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Professora orientadora no projeto de criação da liga acadêmica de psicologia social e saúde – LAPSES na Universidade da Amazônia (UNAMA) Campus Ananindeua. Ministro aulas em outros cursos que propiciam disciplinas com base na teoria da psicologia, mas especificamente na Pedagogia e Serviço Social. Principais disciplinas ministradas: Saúde Coletiva, Psicologia Social, Psicologia Geral e Social, Psicomotricidade, entre outras.
CARLOS ALBERTO BATISTA MACIEL
Professor da Universidade Federal do Pará – UFPA; Doutor em Sociologia pela UNESP/Araraquara; Endereço da UFPA: Rua Augusto Corrêa, 01 – Bairro Guamá, CEP 66075-110. Belém – PA;
CARLOS JORGE PAIXÃO
Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno – FICOM, 1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional ( FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-São Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (funções: adm. escolar no Ensino Fundamental e prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). Professor do Curso de Pedagogia – FAED/ICED/UFPA e membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED-UFPA, atuando na linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado). Docente com experiência de ensino e pesquisa na área de Educação, com ênfase em: História da Educação; Filosofia da Educação; Cultura Epistemológica; Epistemologia e Teorias da Educação; Epistemologia, Didática e Prática Docente. Grupos de Pesquisa / Diretório do CNPq: 1) líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação – EPsTEM / UFPA; 2) pesquisador colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da FE-UNICAMP.
CAROLINA DA NATIVIDADE RODRIGUES CORREA
Atualmente é bolsista voluntária no Laboratório de Soluções Educacionais na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional.
CAROLLINE SEPTIMIO LIMEIRA
É graduada com licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA- 2007), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na linha Currículo, Epistemologia e História da Universidade Federal do Pará (UFPA- 2012) e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- (PPGE-2019) na linha Educação, Comunicação e Tecnologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- 2015). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores (INCLUDERE/UFPA) e do Observatório em Rede “Escolarização de Sujeitos com Deficiência Intelectual” em parceria com a UNIVALI, UFRRJ e UDESC. Discute temáticas que abordam currículo, acessibilidade, educação inclusiva, formação de professores, saberes docentes e práticas escolares. Tem experiência em Formação de Professores e Assessoramento Técnico das escolas públicas. É servidora efetiva no cargo Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará- (SEDUC-PA) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém- (SEMEC- Belém). É Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico- (NAAP) da Faculdade Estácio Castanhal. Aprovada no Processo Seletivo para Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará- (UFPA).
CLÁUDIO ROBERTO BROCANELLI
Possui Graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (USC – Bauru-SP) (1997). Cursou Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (Marília-SP). É mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP de Marília (2006); dissertação: “Filosofia para crianças: contribuições de Matthew Lipman” (bolsista CAPES). Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação. É doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP de Marília – março de 2006 a janeiro de 2010; tese: “O Ensino de Filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade” (bolsista CNPq). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ética, Educação e Sociedade – GEPEES. É Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília. Desenvolve pesquisa sobre Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia com o Projeto: Cultura Filosófica e Educação, atualmente com estudos sobre Filosofia na América Latina.
CRISTIANE BREMENKAMP CRUZ
Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Belém e na Faculdade de Educação (FACED) da UFPA Campus Bragança. Pós doutora em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação pela UFES com período de imersão de pesquisa na Library of Tibetan Works and Archives (LTWA – Índia). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e graduada em Psicologia pela UFES. Compõe o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano, Aprendizagem Escolar, Inclusão e Diversidade (GEPDAD-UFPA), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Políticas (NEPESP-UFES), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação (NEPECS-UEMG) e o GT Políticas da Subjetividade, ligado à Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP), dedicando-se ao estudo de ecologias atencionais nos processos educativos, análise dos processos de medicalização da educação – especialmente voltados ao diagnóstico de TDAH – epistemologias e práticas decoloniais na educação, processos clínico-institucionais, saúde de trabalhadoras(es) no contexto escolar, interseccionalidade como ferramenta analítica, produção de subjetividade e práticas educacionais feministas/antirracistas na Amazônia paraense. É tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança (UFPA-Bragança).
CRISTINA SIMONE DE SOUSA REIS
Graduada em Pedagogia – UFPA e Serviço Social – UNOPAR. ESPECIALISTA em Psicopedagogia (UFRJ) e ESPECIALISTA em Gestão escolar (UEPA), servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Capanema e SEDUC-PA. – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Linha de Pesquisa: Psicologia, Sociedade e Saúde da Universidade Federal do Pará – UFPA. – Membro do Comitê Municipal do PAR (Plano de Ações Articuladas – MEC) 2008 à 2009 – Membro do Conselho da Comunidade (secretaria do conselho fiscal), Poder Judiciário de Capanema, Biênio 2013-2015 – Membro do Conselho do FUNDEB, Representante do Executivo Municipal, Biênio 2015-2017 – Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre processos de subjetivação na contemporaneidade.
DAIANA MALITO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2009) e mestrado em Psicologia Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente trabalha com Saúde Mental no Programa de Assistência Ambulatorial em Niterói. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: micropolítica, juventudes, políticas públicas e produção de subjetividade.
DAIANE GASPARETTO DA SILVA
Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Pará, mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Especialista em Neuropsicologia. Áreas de interesse: psicologia social; psicologia da educação; psicologia do desenvolvimento. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando. Em 2015, atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e, entre 2015 e 2017, como professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará. Atua, desde 2019, como professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará e como Psicóloga/Técnica em Gestão Penitenciária do Estado do Pará (SEAP). No período de 2020 a 2022, participou como membro da Comissão Editorial da revista Psicologia: Ciência e Profissão. Desde 2022 compõe quadro docente da Escola de Administração Penitenciária. Em exercício como conselheira do CRP 10 – PA/AP, na presidência da Comissão de Ética do XI Plenário, tendo atuado, igualmente, como conselheira no X Plenário. Artista da cena.
DANIEL DOS SANTOS FERNANDES
Possui doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2002) e graduação em Pedagogia/Administração Escolar pela Universidade do Estado do Pará (1997). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia, Membro externo do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) IFPA/Campus Tucuruí, Membro do Conselho Editorial da Nova Revista Amazônica/PPLSA, tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Cultural e Visual, trabalhando com comunidades tradicionais ribeirinhas e pesqueiras. Vice-coordenador do COLABORATÓRIO DE INTERCULTURALIDADES, INCLUSÃO DE SABERES E INOVAÇÃO SOCIAL(COLINS)/UFPA Campus Castanhal-PPGEAA. Associado efetivo na Associação Brasileira de Antropologia – ABA e associado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
DANIELE VASCO SANTOS
Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins/UFT (Campus Miracema). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2002). Mestra em Educação/UFPA (2009). Doutora em Educação/UFPA (2017). Integra o Grupo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão/UFPA. É associada à Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Foi docente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA e na Estácio-SEAMA/Amapá. Realiza estudos nos campos da Medicalização da Infância e da Educação; Psicologia e Relações Raciais; Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia do Desenvolvimento. Atuou como psicóloga nos campos das políticas públicas de saúde e da assistência social. Compôs a Comissão de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia (CRP) 10º Região Pará/Amapá (2017-2019). Possui Formação em Processo Grupais pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG).
DANIELI DE LEMOS PANTOJA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Clínica.
DANILO MERCÊS FREITAS
Professor substituto da área de Comunicação e Expressão na Universidade Federal Rural da Amazônia. Graduando em Psicologia pela UFPA. Mestre em Estudos Literários pela UFPA. Graduado em Licenciatura em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela UFPA com trabalho final apresentado sobre os aspectos estético-ideológico no conto de Mário de Andrade. Tem experiência na área de Letras e Psicologia, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira Moderna e Literatura Comparada.
DANIELLE SEABRA NEGRÃO DA SILVA
Psicóloga, pós-graduanda em Psicologia Existencial, Humanista e Fenomenológica pelo Centro Universitário Faveni, pós-graduanda em Filosofia e Direitos Humanos pela Faculdade Futura. Atua em consultório particular, realizando psicoterapia com crianças, adolescentes, adultos e idosos à luz da Abordagem Centrada na Pessoa e realiza acompanhamento psicológico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Centro de Atenção à Pessoa com Autismo, participando da intervenção com equipe multidisciplinar. Tem como interesse de estudos temas transversais, como: Psicoterapia Humanista/Fenomelógico/Existencial; Ludoterapia Humanista Centrada; Relações de gênero e Direitos humanos; Filosofia e Existencialismo.
DEBORAH LIMA KLAJNMAN
Pós doutoranda pela USP, Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com cotutela em Psicologia pela Université Côte d’azur (UNICE- França), mestre em Clínica e Pesquisa em Psicanálise pela UERJ, especialista em Clínica Psicanalítica pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência em docência, psicologia clínica, saúde mental com ênfase em Psicanálise, psicologia hospitalar e assistência social. Atualmente atende em consultório particular, é professora da graduação da Universidade Nove de Julho e pesquisa os seguintes temas: psicopatologia, diagnóstico diferencial e metapsicologia psicanalítica, Direitos humanos e negacionismo em sua articulação com a Psicanálise.
DÉBORA MIRANDA AMARAL
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará – UFPA.
DÉBORA WANZELER DE CARVALHO
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará – UFPA.
DOLORES CRISTINA GOMES GALINDO
Possui Pós-Doutorado (2015-2016), Doutorado (2006) e Mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi vice-coordenadora e posteriormente coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea. Na graduação, atua como docente lotada no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório Tecnologias, Ciências e Criação (LABTECC) desde 2010. Atua como docente nos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e em Psicologia da UFMT. Como convidada, orienta no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da UNESP/Assis. Foi da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO (2016-2017), Conselheira Alterna da ULAPSI (2016-2017) e integrou a Coordenação da Red Latinoamericana de posgrados em estudos sobre a cultura – ReLaPec (2014-2016). Compõe o GT Conhecimento, Subjetividade, Práticas Sociais da ANPEPP. Foi vice-presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO (2012-2013) e secretária (2014-2015). É membro associado da ESOCITE.BR – Associação Brasileira dos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias, da ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Coordenou a Comissão de Internacionalização do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas. Atua como Editora de Section of Athenea Digital: revista de pensamiento y investigacion Social (UAB-Espanha) e integra o corpo de pareceristas de diversos periódicos nacionais e internacionais.
DORIVALDO PANTOJA BORGES JUNIOR
Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA), na linha de pesquisa Psicanálise: teoria e clínica. Pós-graduando em Psicanálise com crianças e adolescentes pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG). Graduado em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atua como psicoterapeuta (CRP 10/08412) de base psicanalítica em consultório particular, atendendo adolescentes e adultos. Além disso, exerce atividades de responsabilidade técnica na Clínica Escola de Psicologia (CLIPSI) da Universidade da Amazônia (UNAMA), campus Alcindo Cacela. Possui interesse nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde, versando em temas como: psicanálise, psicopatologia fundamental, psicossomática, clínica em HIV/aids, bem como o amor na clínica e na cultura.
EDILSON DA COSTA ALBARADO
Doutorando em Educação no PPGED/UFPA (bolsista CAPES). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM (área de concentração: Processos Socioculturais na Amazônia). Especialista em Educação Ambiental Urbana pela ESAB. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atuou como professor substituto no Curso de Pedagogia no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM), (2013 a 2014 e 2018 a 2019). Atuou como professor no Curso de Pedagogia no PARFOR (2013, 2014) e no Curso de Educação do Campo – FECAMPO/UFPA (2018). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Territorialidades Amazônicas – CANOA; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Ambiente Amazônico (GEPEAM/UFAM). Tem experiência na área de educação, com pesquisa na área de ciências sociais e aplicadas e sociologia, turismo comunitário sustentável, práticas socioambientais e bem viver amazônida. Atuando em temas como: meio ambiente, prática pedagógica, educação infantil, formação continuada de professores, história da educação, educação ambiental, ecodesenvolvimento, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, desenvolvimento local, povos amazônidas, gestão de recursos naturais, educação do campo, educação indígena, movimento ribeirinho e pescadores, políticas públicas, educação popular, educação freiriana, cooperativismo e associativismo, Amazônia e saberes do trabalho, da cultura e da natureza dos povos amazônidas.
EDILSON MATEUS COSTA DA SILVA
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará (2019). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará (2010). Professor do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria do Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Integrante do Projeto SEI (Sistema Educacional Interativo) da SEDUC-PA. Integrante da Equipe ProBNCC como redator de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Documento Curricular do Estado do Pará. Experiência em ensino e pesquisa nas áreas de História e Música Popular, Teoria da História e Historiografia, Ensino de História, Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia do Ensino.
EDNA C. M. MOIA CALDEIRA
Graduada em Psicologia-UFPA.
EDVAL BERNARDINO CAMPOS
Professor da Universidade Federal do Pará – UFPA; Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ; Endereço da UFPA: Rua Augusto Corrêa, 01 – Bairro Guamá, CEP 66075-110. Belém – PA;
ELAYNE MARIA FURTADO BATISTA
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará – UFPA.
ELI DA SILVA DUARTE
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Tocantins (2015). Graduação em Pedagogia pela Unicesamar, Mestrado Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins. Professor no Curso de Pedagogia, Fisioterapia,Educação Física No Centro Universitário Planalto do Distrito Federal em Araguaina -TO. Professor da rede estadual de filosofia,história,sociologia.
ELISENA UCHÔA MEDEIROS
Assistente Social. Especialista em Gestão de Clínicas pelo Sírio Libanês. Formadora da Atenção e Gestão da Política Nacional de Humanização – SUS Pará. Especialização em Acupuntura – ABA. Atuação profissional na Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Estado de Saúde Pará – SESPA.
ELIZANDRA FERNANDES REIS DA SILVA
Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará.
ELLEN AGUIAR DA SILVA
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2000, Especialização em Educação Infantil na Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2003, Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2014, Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2018. Exerce a função de Especialista em Educação Classe II – em unidade de ensino vinculada à Secretaria do Estado do Pará (2022). Tenho experiência na área de Gestão Escolar, Planejamento de ensino, Coordenação Pedagógica nas Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Docência em Ensino Superior na Rede Pública Federal.
EMANUEL MESSIAS AGUIAR DE CASTRO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (2014,), Especialização em Saúde mental pela mesma universidade e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2021). É professor do curso de psicologia da Faculdade Princesa do Oeste. Tem como principais campos de interesses: políticas públicas, psicanálise, epistemologia, teorias críticas da sociedade, filosofia da diferença e os estudos decolonialsitas. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo das Neurociências e das Psicopatologias Psiquiátricas.
FABIOLA COLOMBANI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Assis (2000), especialização em Psicologia Escolar e Educacional pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia (2008), mestrado em Psicologia pela UNESP/Assis (2009) na linha de Infância e Realidade Brasileira, doutorado em Educação pela UNESP/Marília(2016) na linha Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano – financiado pela CAPES e Pós-Doutorado pela UNESP/ Marília (2017) pelo programa de Educação, financiado pela CAPES/Edital PNPD com estágio na Universidad de Buenos Aires (2017). Tem experiência em docência presencial, ensino a distância e tutoria desde (2009), nos cursos de Psicologia, Serviço Social, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia nas disciplinas: Psicologia Escolar, Psicologia do Desenvolvimento, Teorias da Aprendizagem, Orientação de TCC, História da Psicologia, Psicologia Sociointeracionista, Psicologia Construtivista, Educação Inclusiva, Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. É membro do GEPEES (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade) e do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS do município de Marília no triênio 2021/2024. Atualmente exerce a função de Coordenadora da Clínica Escola do curso de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) e atua como docente e supervisora de estágio do curso de Psicologia na área de Psicologia Escolar. Tem experiência na área de Saúde Mental e Políticas Públicas no qual atuou na UBS de Campos Novos Pta no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2020. Atuou também como Psicóloga Escolar Municipal no mesmo período, com ênfase em: Saúde, Infância, Educação e Família. É pesquisadora nos seguintes temas: psicologia escolar e da aprendizagem, medicalização, ética, moral e educação.
FABÍOLA DA SILVA COSTA
Terapeuta ocupacional-UFPA. Mestranda-UFSCAR.
FABRICIA MARIA DE ALCÂNTARA DA COSTA
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará – UFPA.
FABRÍCIO MORAES PEREIRA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2010); Especialização em Planejamento e Gerenciamento Ambiental (FIBRA, 2011); Especialização em Microbiologia: Área Ambiental (UFPA 2014); Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (UFPA, 2019); Graduação em andamento em Odontologia (UFPA); Foi professor de Ciências (SEMEC – Belém, 2013-2019). Atualmente, faz parte do Núcleo de Programas e Projetos (NUPRO/COEF – SEMEC – Belém) e auxilia na equipe de formação de professores de Ciências (SEMEC – Belém). Participa do Grupo de Pesquisa Saúde Interdisciplinar da Amazônia (ICS/UFPA). Tem experiência nas áreas de Ciências Naturais, Saúde e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, Educação em Saúde na Amazônia, Saúde Escolar e Programa Saúde na Escola, Saúde Coletiva, Pesquisa Qualitativa, Colaboração Intersetorial, Políticas Públicas, Radiologia e Imaginologia Odontológica.
FERNANDA NAZARÉ DA LUZ ALMEIDA
Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2022-2026). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA, na linha de pesquisa Psicologia, Saúde e Sociedade. Psicóloga de formação pela Universidade da Amazônia (2001), especialista com MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atualmente Coordeno o Programa Fazendo Justiça pelo Programa das Nações Unidas Para Desenvolvimento – PNUD e Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Tenho experiência na área de docência de ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, liderança, gestão e administração.
FERNANDA SOUZA DA SILVA
Graduanda em Psicologia-UFPA.
FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Possui Graduação em Psicologia/UNESP (1999). Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007). Realizou Pós-Doutorado em Psicologia e Subjetividade, na UFF, sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria Lívia Nascimento, em 2016. Foi bolsista FAPESP no Doutorado. É professora associada III, na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA. Integrou a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia (gestão 2011-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2010-2011). É Bolsista de Produtividade do CNPq-PQ-2, desde 2013. Integra o GT ANPEPP Psicologia Política. Compõe o GT Deleuze da ANPOF. Foi membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO (2016-2017). Integrou a Diretoria Nacional da ABEP (2017-2019) e integra a nova Diretoria Nacional da ABEP (2019-2022). É associada à: ABRAPSO, ABPP, ABRAPEE e ABEP. Participa do Grupo “Produção de subjetividade e estratégias de poder no campo da infância e juventude”. Coordena o Grupo Transversalizando. Realiza estudos sobre: modos de subjetivação contemporâneos, práticas de medicalização e judicialização da vida; psicologia, justiça e políticas públicas; recepção sócio-histórica de Michel Foucault no Brasil e filosofia da diferença; psicologia, formação, epistemologia e história; cidade, cultura e subjetividade; dispositivo clínico, saúde mental e direitos de crianças e adolescentes. Realiza estudos sobre Deleuze, Foucault e Guattari, em Esquizoanálise, Filosofia da Diferença e Arqueogenealogia. Foi assessora especial na Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, de 2018 a 2021. Coordenadora de Relações Interinstitucionais na Pró-reitoria de Extensão, desde junho de 2021.
FRANCISCA MARIA VÉRAS LINHARES
Psicóloga formada pela UFPI, Mestranda em Psicologia pela UFDPar.
FRANCISCO TEIXEIRA PORTUGAL
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, história da psicologia no brasil, psicologia social, psicologia e educação.
GEFFISON JOSÉ COSTA DA SILVA
Possui Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Pan Americana (2013 a 2016) e graduação em Teologia pelo Instituto de estudos Superiores De São Paulo (2006 a 2009). Atualmente é Professor de Filosofia, Competência socioemocional e Projeto de Vida.
GEOVANA DARA PEREIRA DE OLIVEIRA
Psicóloga. Especialista em Gestalt terapia pelo Instituto Gestalt do Ceará. Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Paralaxe: Grupo interdisciplinar de estudos, pesquisas e intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC.
GERFSON OLIVEIRA
Psicólogo graduado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP (2005); Doutor em Medicina e Saúde (EBMSP, 2020); Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho (UFBA, 2011); Especialização, sob forma de Residência Multiprofissional, em Saúde da Família (SESAB, 2008); Especialização em Avaliação Psicológica (Universidade Paulista, 2012); Especialização em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde (Universidade Federal Fluminense, 2018) e Especialização em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS (Cruzeiro do Sul, 2020). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Gestão em Saúde, PICS, Psicologia Clínica e do Trabalho. Atualmente trabalha como psicólogo clínico e do trabalho, é professor de Graduação e Pós-Graduação da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e Tutor do Programa de Residências Integradas em Saúde da Família FESF-SUS/FIOCRUZ.
GILSON POMPEU PINTO
Possui graduação em Química Lic. e Bach., mestrado em Ciências da educação – UNIVERSIDADE AMERICANA (2015), mestrado em Acadêmico em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2019) e doutorado em EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE AMERICANA (2018). Atualmente é técnico administrativo – laboratório de química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
GIULIANA VOLFZON MORDENTE
Doutoranda e mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Pedagoga formada pelas Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Como experiência, participou de estágio em Psicopedagogia com o atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita, na Divisão de Psicologia Aplicada, UFRJ; e do estágio em Clínica Psicanalítica a partir do atendimento de crianças, adolescentes e adultos, na mesma instituição. Integrou os projetos de extensão “PARCERIAS: Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei e sua inserção no sistema de garantia de direitos” e o projeto de pesquisa “Subjetivação: efeitos do sistema legal e normativo sobre a formação da subjetividade analisados a partir de Foucault e Deleuze”. Tem experiência na área de Psicologia Social (subárea: Jurídica), Psicologia Clínica, Psicopedagogia e Educação, atuando principalmente nos temas de direitos humanos, produção de subjetividade, psicanálise e educação.
GUILLERMO ARIAS BEATÓN
É psicólogo com Doutorado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba (1987) e Mestrado em Psicodrama e Processos Grupais (2009). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Psicologia da Universidad de Havana, Foi Professor Adjunto do Instituto Pedagógico Enrique José Varona. Na atualidade, é Presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicología da Universidade de Havana, professor do Doutorado Profissionalizante desta faculdade e realiza outras atividades docentes. Dirigiu o trabalho de aperfeiçoamento da Psicologia Educacional e Educação Especial e participou da educação inicial e pré-escolar e primária entre 1971 E 1991, no Ministério da Educação. Ele realizou inúmeras investigações na área de desenvolvimento infantil, atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais e serviços de aconselhamento em psicologia. Criou, organizou e dirigiu o Centro de Aconselhamento e Atendimento Psicológico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana. Ele tem inúmeras publicações sobre os assuntos mencionados e participação em eventos internacionais e nacionais. Participou em intercâmbios acadêmicos e trabalhos científicos conjuntos em Institutos de Pesquisa da Antiga Academia de Ciências Pedagógicas da ex-URSS. Ele ministrou cursos e palestras em universidades e centros de pós-graduação no México, Chile, Estados Unidos, Brasil, Espanha, Noruega, Itália, Reino Unido, Porto Rico, Costa Rica e Colômbia. Foi Professor Visitante em Universidades de Porto Rico, México, Espanha e Brasil em Programas de Mestrado e Doutorado, na área da Psicologia Educativa, Psicologia Clínica e Psicodrama. As principais linhas de pesquisa estão relacionadas ao estudo de famílias e professores capazes de promover o desenvolvimento de seus filhos e estudantes, aplicação do enfoque histórico-cultural no campo da Educação, da Orientação Psicológica, da Saúde Mental, da Psicologia Social, por conta do psicodrama e processos grupais e do estudo de sujeitos que apresentam problemas e dificuldades de aprendizagem. Trabalha na sistematização crítica dos conhecimentos produzidos pelo enfoque histórico-cultural.
HEIDIANY KATRINE SANTOS MORENO
Possui graduação em Ciências sociais pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2009). Atualmente é professora – SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO(SEDUC). Tem experiência na área de Sociologia, trabalha com temáticas ligada a gênero e relações étnicas raciais.
HELDER CORRÊA LUZ
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2020) e Graduação em Filosofia pela Universidade de Santo Amaro (2020); Especialização em Gestão de Saúde pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Desenvolvimento Institucional, Gestão Pública, Orçamentária e Financeira pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (inconcluso); Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2013); e é doutorando em Psicologia pela UFPA. Atualmente é professor – Secretaria Executiva de Educação do Pará. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, subjetividade, educação, filosofia africana, pensamento de Foucault, Deleuze e Guatari.
HÉLIO MORAES ARAÚJO
Graduado em Direito pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2011). Pós-Graduado em Direito Público pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2014) com área de conhecimento em Ciência sociais, Negócios e Direito, Curso de Direito Eleitoral pela Faculdade Católica Dom Orione, Curso de graduando em Psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione, Curso de Informática e Datilografia Computadorizada, Informática (Windows, Word, Excel, PowerPoint, Digitação).
ILKA JOSEANE PINHEIRO OLIVEIRA
Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2002). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Indígena, História e Cultura Afro-brasileira, Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-raciais. Atua principalmente nos seguintes temas: índios, século XVIII, Rio Negro, Lei nº 10.639/03, heranças culturais afros na Amazônia. É especialista em “ Africanidades e Saberes Afro-brasileiros na Amazônia – Para a Implementação da Lei nº 10.639/03. Atuou como Técnica em Gestão Pública na Coordenação de Educação Profissional(COEP) da SEDUC/PA durante 9 meses. Atou como Técnica em Gestão Pública na Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR), ambos setores da SAEN (Secretaria Adjunta de Ensino) da Secretaria de Educação do Estado do Pará, entre 2010 e 2012. Tais experiências se configuraram no planejamento e execução de ações de formação de professores da rede estadual de ensino, principalmente na temática da Educação das Relações Étnico-raciais. Atualmente é professora de História da rede básica de ensino, SEDUC/PA . Está afastada para a licença aprimoramento. É mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-ICED) da Universidade Federal do Pará e membro do grupo de pesquisa EPSTEM (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação) do referido programa. Doutoranda do PPGED/UFPA, turma 2020. Projeto relacionado ao corpo, corporeidade e ethos afrobrasileiro.
INGRID BERGMA DA SILVA OLIVEIRA
Terapeuta Ocupacional (UEPA), Doutora em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Subjetividade da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA), Especialista em Saúde do Trabalhador (Fiocruz/ UFPA). Terapeuta Ocupacional na SESPA – Secretaria de Saúde do Estado do Pará desde 2006; Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará – UEPA desde 2008, com experiências e pesquisas voltadas à Saúde Mental, Pessoas em privação de liberdade, Atividades e Recursos Terapêuticos em Terapia Ocupacional, Motricidade Humana, Pesquisa Qualitativa em Saúde, Metodologias Ativas de Aprendizagem. Co-coordenadora do PRACTO – Grupo de Pesquisa em Práticas Clínicas na Terapia Ocupacional.
ÍTALA SUZANE DA SILVA FIGUEIREDO
Psicóloga. Atualmente, é mestranda em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia na Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa Sócio-antropologia, Política, Planejamento e Gestão em Saúde na Amazônia. Especialista em Psicologia da Saúde através da Residência Multiprofissional em Saúde/Nefrologia, da Universidade Estadual do Pará (UEPA)/Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)/Ministério da Saúde (MS). Com experiência em atendimento clínico, pesquisa, atendimento individual e em grupo no âmbito da saúde: Hospital Geral (Clínica médica, UTI, hemodiálise e diálise peritoneal), Clínica de Hemodiálise (Centro de Hemodiálise Monteiro Leite (CHML), Transplante Renal (Hospital Ophir Loyola), Nefropediatria (Santa Casa do Pará) e Unidade Municipal de Saúde da Pratinha (Hiperdia – Estratégia Saúde da Família). Certificado pela Universidade Estatual do Pará o reconhecimento de melhor trabalho de conclusão do Programa de Residência Multiprofissional em Nefrologia, trabalho este intitulado: “Uma escuta das vivências, dos sentimentos e das expectativas de mães de crianças com insuficiência renal crônica”. Seus principais campos de interesse são a psicologia clínica e da saúde, saúde coletiva e psicanálise.
JEANNE ALCANTARA VINAGRE
Socióloga. Bacharel em Direito. Atuação profissional na Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Estado de Saúde Pará – SESPA.
JESSICA KELLEN CORREA DA SILVA
Biomédica. Habilitada em Análises Clínicas e Acupuntura. Atuação profissional em clínica particular.
JÉSSICA MODINNE DE SOUZA E SILVA
Docente do curso de Psicologia e Educação Física (Bacharelado) da Faculdade Estácio Belém – Campus Nazaré (Belém/PA) e coordena o grupo de estudos em gênero, sexualidade, raça, classe e território chamado Ver-O-Gênero, na mesma instituição. Também atuou como coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico da Faculdade Estácio Belém – Campus Nazaré. Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduada em Psicologia/Formação do Psicólogo pela mesma instituição. Tem experiência e ênfase em Psicologia Social, tanto na área de pesquisa, quanto na vivência em docência. É pesquisadora do grupo de estudos Transversalizando (UFPA). Integrou a Comissão de Gênero do Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região (CRP/10). Trabalha com os seguintes temas para pesquisa: saúde mental e saúde da mulher na Amazônia; gênero; internet, redes sociais e discursos midiáticos; estudos e métodos foucaultianos; psicanálise e esquizoanálise; Anticolonialismo; História Oral; Teoria Feminista Comunitária; Psicologia Social; Psicologia Política; Relações Raciais, de Classe e de Sexualidade. Foi educadora popular e psicóloga no Cursinho Popular da Rede EMANCIPA-PA. Atua também como artista visual, usando as técnicas de colagem digital, desenho e pintura para compor ilustrações, charges e quadrinhos. Membro do coletivo M.AR. – Mulheres Artistas Paraenses.
JEYSON LUCENA DA SILVA
Mestre em Educação pelo PPGED/UFS. Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Social da Bahia (2013); Especialista em Docência na Educação Infantil pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU (2018); Especialista em Filosofia/Sociologia e Direito Educacional, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP (2019). Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (2010) e Letras Português-Formação pedagógica, pela Universidade Estácio de Sá (2021). Graduando no curso de Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal de Sergipe. Membro dos Grupos de pesquisa CNPq: Educação e Contemporaneidade (EDUCON) e Arte, Diversidade e Contemporaneidade (ARDICO). Advogado. Atualmente, exerce a função de Assessor de Magistrado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
JHEUREN KAROLINE COSTA DE SOUZA
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA-UFPA), sob orientação da Profa. Dra. Jane Felipe Beltrão. Atualmente, desenvolve trabalhos com comunidades ribeirinhas do Pará para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), período em que foi bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e estagiária no Centro de Perícia do Ministério Público Federal. (MPF-PA).
JOABE DUARTE GOMES DA SILVA
Graduando de Direito da Faculdade Católica Dom Orione – TO.
JOANA MARIA VEIGA DE LIMA
Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi bolsista de Iniciação Científi
