15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$71,80 sem juros | Total R$71,80 | |
2 x de R$35,90 sem juros | Total R$71,80 | |
3 x de R$23,93 sem juros | Total R$71,80 | |
4 x de R$18,58 | Total R$74,31 | |
5 x de R$15,12 | Total R$75,58 | |
6 x de R$12,81 | Total R$76,87 | |
7 x de R$11,17 | Total R$78,17 | |
8 x de R$9,94 | Total R$79,49 | |
9 x de R$8,98 | Total R$80,82 | |
10 x de R$8,22 | Total R$82,17 |
Autores: Luís Távora Furtado Ribeiro - Marília Duarte Guimarães - Allan Pires Rodrigues - José Antônio Gabriel Neto (Orgs.)
Sinopse:
Os autores e autoras aqui congregados relatam suas pesquisas, todas vinculadas à grande área da educação. Esses estudos abordam temas variados como educação e sociedade, cultura, antropologia e história, dentre outras, vinculadas ao tema central. Escrevem aqui sobre a escola, ensino das diversas áreas e currículo escolar, movimentos sociais e política educacional, tecnologias e educação, trabalho docente e formação de professores, arte na escola, filosofia da educação, além de abordar temáticas de gênero e etnias, em busca de reafirmação de identidade na escola. Há estudos aqui em sua fase inicial, outros mais adiantados, e outros praticamente concluídos. Sua metodologia de investigação é bem diversa, sendo sempre explícita com maiores ou mais resumidos detalhes no texto de cada artigo. O que motivou esses escritos ora reunidos foram nossas aulas da disciplina Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, UFC. Nesse curso, trabalhamos autores clássicos do pensamento social brasileiro e mundial. Resolvemos publicar este livro para divulgar as pesquisas de todos. Essa etapa de seus estudos aqui se materializa. Missão cumprida.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544433881
DOI:10.24824/978854443388.1
Ano de edição:2019
Número de páginas:334
Formato:16x23
Assunto:
Ed24
Educação brasileira em pauta Luís Távora Furtado Ribeiro, Marília Duarte Guimarães,
Allan Pires Rodrigues, José Antônio Gabriel Neto (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
334 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3388-1
DOI 10248249788544433881
1 Educação 2 Educação brasileira 3 Pesquisa em educação 4 História da educação I Ribeiro,
Luís Távora Furtado org II Guimarães, Marília Duarte org III Rodrigues, Allan Pires org
IV Gabriel Neto, José Antônio org V Título VI Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
Luís Távora Furtado Ribeiro
PREFÁCIO
Charliton Machado
UNIDADE I
PRÁTICA SOCIAL, HISTÓRIA E POLÍTICA EDUCACIONAL
A PRESENÇA FEMININA NA LITERATURA das escritoras
eclipsadas do século XIX à escrita de
resistência com Luíza Romão
Ana Maria Furtado Néo
Messias Dieb
A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE CRIANÇAS NEGRAS
E POBRES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
INFANTIL BRASILEIRA
Alessandra Gondim Ribeiro
Pedro Neto Oliveira de Aquino
Silvia Helena Vieira Cruz
ESTADO E SOCIEDADE CIVIL NO BRASIL – GÊNESE E
METAMORFOSE o campo sociopolítico
como espaço educacional
Hermeson Claudio Mendonça Menezes
Sonia de Oliveira da Silva
Clarice Zientarski
REFLEXÕES SOBRE ÉTICA NO ÂMBITO ESCOLAR
Antonia Solange Pinheiro Xerez
Scarlett O’hara Costa Carvalho
Marília Gabriela Messias de Oliveira
ENSINO MÉDIO REFORMADO o Frankenstein apresentado
como panaceia dos males da educação no Brasil
Mauro Rogério de Almeida Vieira
Vanessa Lins Barreto
Marilia_Guimarães_ x indd A LEI DAS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
contexto histórico, avanços e retrocessos
Francisco Brandão Aguiar
Eduardo Ferreira Chagas
LEI – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS
DE APLICABILIDADES DO ENSINO DE CULTURA E HISTÓRIA
AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
Esther Costa Mendonça
Sandra Haydée Petit
PRINCÍPIOS DA RELAÇÃO COM O SABER EM LOUIS
ALTHUSSER E BOURDIEU E PASSERON
Thiago César Martins do Nascimento
Marília Duarte Guimarães
Karina Carvalho dos Santos
PERSPECTIVA ECO-RELACIONAL E SENCIÊNCIA ANIMAL
conexões para uma educação ambiental dialógica
Ana Valéria Feitosa Dias
João B A Figueiredo
EDUCAÇÃO AMBIENTAL origens e transversalidade
Narcelio J Marques dos Santos
João B A Figueiredo
POBRES E ATRASADOS aspectos sociais e históricos da
educação de jovens e adultos no Brasil
Allan Pires Rodrigues
Dlane Lima Frota
Luís Távora Furtado Ribeiro
UNIDADE II
ESTADO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO DO CAPITAL
GRAMSCI E O PRINCÍPIO DA ESCOLA UNITÁRIA
uma proposta transformadora
Rômulo Vieira de Oliveira
Antônia Rozimar Machado e Rocha
A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA UNITÁRIA DE ANTÔNIO
GRAMSCI NA PROPOSTA PEDAGÓGICA
HISTÓRICO-CRÍTICA
Marcela Figueira Ferreira
Clarice Zientarski
Agercicleiton Coelho Guerra
Marilia_Guimarães_ x indd APRENDIZAGEM MÓVEL, REFORMAS ESTATAIS E
REPRODUÇÃO DO CAPITAL NO BRASIL
Ana Paula Monteiro de Carvalho
Maria das Dores Mendes Segundo
APROXIMAÇÕES SOBRE A ONTOLOGIA MARXIANA COMO
FUNDAMENTO DA PSICOLOGIA DE VIGOTSKI
Felipe Augusto Alves Correia Lima
Natasha Alves Correia Lima
Francisca Maurilene do Carmo
AS REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA DO
TRABALHO EM GRAMSCI
Patrícia Oliveira Lima
Josefa Jackline Rabelo
Daniele Kelly Lima De Oliveira
UNIDADE III
FORMAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES reflexões sobre
implicações da licenciatura para a aprendizagem da profissão
Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
Luís Távora Furtado Ribeiro
EDUCAÇÃO INCLUSIVA reflexões sobre os aparatos legais que
garantem os direitos educacionais de estudantes público-alvo
da educação especial
Francisca Geny Lustosa
Karoline Mendonça Oliveira
PROTAGONISMO JUVENIL NO PROGRAMA CONEXÕES
PERIFÉRICAS autonomia e empoderamento na
perspectiva freireana
Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil
Maria Eleni Henrique da Silva
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA EM
QUÍMICA EM PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO
SENSU apontamentos do estado da questão
Wanderson Diogo Andrade da Silva
Francisco Nunes de Sousa Moura
Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro
Marilia_Guimarães_ x indd AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Sueli Fernandes Carneiro Marinho Ferreira
Yls Rabelo Câmara
EDUCAÇÃO FÍSICA E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
uma possibilidade no Ensino Fundamental
Alexandra Régia Nobre Monteiro Nunes
José Arimatéa Barros Bezerra
Leandro Masuda Cortonesi
O IFCE E A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA NO
ESTADO DO CEARÁ um olhar sobre a educação musical
no campus de Sobral
Francisca Antonia Marcilane Gonçalves Cruz
Natanael Martins de Sousa
Marco Antonio Toledo Nascimento
DISCIPLINAS DE SEXUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR
panorama da integralização curricular dos cursos de biologia,
química e física da Universidade Federal do Ceará
Rayanne Barroso Silva
Thais Borges Moreira
Raquel Crosara Maia Leite
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES HISTÓRICAS DA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL concepções sobre
currículo e corporeidade
Ronny Barroso Peixoto
Francisco Filipe Damasceno Fernandes
Maria Eleni Henrique da Silva
SOBRE OS AUTORES