15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$58,12 sem juros | Total R$58,12 | |
2 x de R$29,06 sem juros | Total R$58,12 | |
3 x de R$19,37 sem juros | Total R$58,12 | |
4 x de R$15,04 | Total R$60,15 | |
5 x de R$12,24 | Total R$61,18 | |
6 x de R$10,37 | Total R$62,22 | |
7 x de R$9,04 | Total R$63,28 | |
8 x de R$8,04 | Total R$64,34 | |
9 x de R$7,27 | Total R$65,42 | |
10 x de R$6,65 | Total R$66,51 |
Autores: Francisco Ari de Andrade - Disneylândia Maria Ribeiro - João Silveira Muniz (Orgs.)
Sinopse:
Diante da diversidade de temática acerca da educação, considero que este livro é mais um presente aos educadores e demais interessados na educação formal, não formal e informal no nosso país. Apresenta uma amostra significativa do cenário atual da educação formal no Brasil, bem como o limiar das possiblidades e dos limites impostos atualmente no sistema educacional brasileiro. Limites esses que inferem e demarcam a gestão escolar, a ambiência da escola, as práticas pedagógicas, os recursos didáticos, as condições de trabalho, a segurança de professores e alunos, os recursos materiais, e até mesmo, e inclusive, as condições humanas devido a baixa valorização do trabalho do professor - dentro e fora da sala de aula. Para além desses limites, a educação formal, tem de se adequar ao contexto e ser inclusiva com todas as adversidades, sejam estas relacionadas ao gênero, à sexualidade, à necessidades especiais ou a qualquer outra, e de outra natureza, pois é da competência dela, incluir, educar e produzir aprendizagem superando dificuldades e enfrentando desafios, que cá entre nós, são muitos, dado ao valor que a educação tem para os nossos governantes. É da competência dos profissionais educadores, mais especificamente dos professores e pedagogos, criar possibilidades para ultrapassar todo e qualquer limite, e proporcionar educação, espaço e condições de existência como prática didático-pedagógica, considerando as afirmativas de Maria Amélia Santoro Franco, de que “as práticas pedagógicas se configuram na mediação com o outro, ou com os outros, e é esse outro que oferece às práticas seu espaço de possibilidade”.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424995
DOI:10.24824/978854442499.5
Ano de edição:2018
Número de páginas:262
Formato:16x23
Assunto:
E24
Educação brasileira: caminhos a percorrer / Francisco Ari de Andrade, Disneylândia Maria
Ribeiro, João Silveira Muniz Neto (organizadores) – Curitiba: CRV, 2018.
262 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2499-5
DOI 10.24824/978854442499.5
1. Educação 2. Educação brasileira 3. Experiências educativas I. Andrade, Francisco Ari
de. org. II. Ribeiro, Disneylândia Maria. org. III. Neto, João Silveira Muniz. org. IV. Título V.
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
FORMAÇÃO ESTÉTICA DO EDUCADOR: a apreciação
e a contextualização nas experiências formativas nos espaços culturais
Alexandre Santiago da Costa
Ana Kilvia Oliveira Lopes
SABERES DOCENTES SOBRE REGISTROS NUMÉRICOS
DISCENTES À LUZ DO SISTEMA CIFRANÁVICO
Aline Rodrigues Sampaio
Paulo Meireles Barguil
ESCOLAS, PROFESSORES E GERAÇÃO DIGITAL
Ana Paula Matias
Ivan Carlos Costa Martins
Silvia Elizabeth Moraes
GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL:
transposição do modelo empresarial para o chão da escola pública
Antônia Rozimar Machado e Rocha
Nivânia Menezes Amâncio
Maria José Albuquerque da Silva
AUTONOMIA NO CONTEXTO ESCOLAR:
perspectivas e contradições
Débora Cristina Vasconcelos Aguiar
Paulo Meireles Barguil
OS SABERES QUE MOBILIZAM AS PRÁTICAS INCLUSIVAS
NA ESCOLA: reflexão situada em revisão bibliográfica
Disneylândia Maria Ribeiro
Maria Simone da Silva
Francisca Geny Lustosa
ATIVIDADE FÍSICA, MÍDIA E IMAGEM CORPORAL
Emmanuel Alves Carneiro
EDUCAÇÃO SUPERIOR E BIOPOLÍTICA: a desmesurada
abertura de cursos de graduação em psicologia no estado
do Ceará no início do século XXI (00-0)
João Silveira Muniz Neto
Francisco Ari de Andrade_Edu_BRA_MARCOSindd 0/0/0 :0:
UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO”
À LUZ DE MARX E GRAMSCI0
Jonas Menezes Bezerra
A ÉTICA UBUNTU E A ESPIRITUALIDADE NA PERSPECTIVA
ECO-RELACIONAL: dialógos convergentes no contexto
da formação docente
José Rinardo Alves Mesquita
João Batista de Albuquerque Figueiredo
O SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE) CHEGA AOS ANOS:
histórias e avanços
José Valmir Guimarães de Oliveira
Ariadina Torres Guimarães
Francisco Ari de Andrade
FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DE DOCENTES:
reflexões a partir da atual lei de diretrizes e bases da educação
Júlio César Saunders de Araújo
Valdemarin Coelho Gomes
CURRÍCULO ESCOLAR: do conceito à realidade do ensino médio atual
Maria Gleice Rodrigues
DE VERSO EM VERSO SE APRENDE HISTÓRIA:
a produção de cordéis da academia dos cordelistas
do crato (ACC) sobre história local
Ossian Soares Landim
Adriana de Freitas
Tamyris Madeira de Brito
A PEDAGOGIA DOS ESCRAVOCRATAS
Paulo Érico Pontes Cardoso
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O BRINCAR:
pressupostos pedagógicos na educação infantil
Priscila Alves de Paula Belo
Paulo Meireles Barguil
O USO DA IMITAÇÃO MUSICAL, A PARTIR DO AUTODIDATISMO,
PARA FACILIDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO MUSICAL COLETIVA
USANDO O INSTRUMENTO TECLADO ELETRÔNICO
Raimundo Edson Santos Távora Filho
Francisco Ari de Andrade_Edu_BRA_MARCOSindd 0/0/0 :0:
REPOSITÓRIOS EDUCACIONAIS DIGITAIS:
um estudo inicial sobre as políticas de desenvolvimento e utilização
de recursos educacionais digitais na educação brasileira0
Rayssa Araújo Hitzschky
Danilo do Carmo de Souza
José Aires de Castro Filho
EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO: mapeamento e nuances da produção
científica do GT da ANPED no período de a 0
Rosalina Rocha Araújo Moraes
Ana Maria Monte Coelho Frota
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL:
práticas pedagógicas na pré-escola
Tauane Gomes Moreira
Paulo Meireles Barguil
A SOCIEDADE CONTRADITÓRIA DO CAPITAL E A ESCOLA
UNITÁRIA EM GRAMSCI: possibilidades e limites
Vanessa Mariano de Castro
Iziane Silvestre Nobre
Clarice Zientarski
SOBRE OS AUTORES