15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$58,12 sem juros | Total R$58,12 | |
2 x de R$29,06 sem juros | Total R$58,12 | |
3 x de R$19,37 sem juros | Total R$58,12 | |
4 x de R$15,04 | Total R$60,15 | |
5 x de R$12,24 | Total R$61,18 | |
6 x de R$10,37 | Total R$62,22 | |
7 x de R$9,04 | Total R$63,28 | |
8 x de R$8,04 | Total R$64,34 | |
9 x de R$7,27 | Total R$65,42 | |
10 x de R$6,65 | Total R$66,51 |
Autores: Francisco Ari de Andrade - Flávio Muniz Chaves - Luzianny Borges Rocha (Orgs.)
Sinopse:
O título deste livro traduz o sentido da educação, nas últimas décadas. Trata-se de uma multiplicidade de olhares, por via de uma variedade de artigos, lançados como um feixe de luz por um grupo de professores e pesquisadores que encontram na pesquisa educacional um porto favorável às embarcações investigativas que navegam em mar aberto, nem sempre em calmaria, sob o fluxo e o refluxo mar das marés pedagógicas e políticas que arrebentam na rotina didática da escola básica. Eis uma coletânea nascida e movida pelo espírito coletivo, germinada no interior da sala de aula, no afã das discussões na disciplina Educação Brasileira, no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará, sob a minha regência. A intenção da referida publicação é tornar público um conjunto de reflexões, traçado por um grupo inquieto de estudantes e professores-orientadores do referido Programa, que se indignam com os cenários contraditórios da educação nacional, onde os sujeitos escolares dramatizam a peça, no gênero comédia e tragédia, a arrancar lágrimas e sorrisos dos expectadores, e das versões políticas que, temerosas do naufrágio do barco educacional, conduzem à escola pública crente na direção do futuro. As questões expostas estão inseridas no tempo e no espaço. Elas demarcam territórios epistemológicos e metodológicos, mas com fronteiras permeáveis ao diálogo com outros pontos de vistas, que se acham no direito de questionar o que está dito, mas sem antes tomar nota das leituras apresentadas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403860
DOI:10.24824/978854440386.0
Ano de edição:2015
Número de páginas:262
Formato:16x23
Assunto:
Educação brasileira: cenários e versões / organização Francisco Ari de Andrade, Flávio Muniz Chaves, Luzianny Borges Rocha. - 1. ed.
262 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0386-0
1. Educação. 2. Cultura. 3. Globalização. I. Andrade, Francisco Ari de.
15-22064
CDD: 370
CDU: 37
Elione Maria Nogueira Diógenes
A LEI / E O ENSINO DE HISTÓRIA:
quando a religião cristã se torna um impasse?
Adriano Ferreira de Paulo
Joselina da Silva
O PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO E O NOVO MATERIAL DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO NA EJA,
NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS
Alles Lopes de Aquino
Francisca Tatianni Carneiro Cruz
Francisco Ari de Andrade
A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO
DO CAPITALISMO DEPENDENTE
Alisson Slider do Nascimento de Paula
Nivânia Menezes Amâncio
Kátia Regina Rodrigues Lima
A PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
avanços e desafios
Ana Carine dos Santos de Sousa Paiva
Ana Paula Azevedo Furtado
Uiliete Márcia Silva de Mendonça Pereira
Silvia Helena Vieira Cruz
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA
EM MATEMÁTICA DO IFPB – CAMPUS CAJAZEIRAS
Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga
Hegildo Holanda Gonçalves
Adriana Eufrásio Braga
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO:
um recorte dos principais fatores e caminhos de superação
Antônio Valdenísio Bezerra Júnior
Karlane Holanda Araújo
Raimundo Hélio Leite
CONTORNOS DA EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DE CRISE
ESTRUTURAL DO CAPITAL: reflexões onto-históricas
Débora Accioly Dionísio
Homero Dionísio da Silva
Valdemarin Coelho Gomes
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ERA DA CIBERCULTURA:
fundamentos para formação de professores
Diego Adaylano Monteiro Rodrigues
Mércia Valéria Campos Figueiredo
Raquel Crosara Maia Leite
Eduardo Santos Junqueira Rodrigues
PARADIGMAS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS EM EDUCAÇÃO:
a avaliação educacional, reflexões necessárias
Denize de Melo Silva
Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim
Liduina Lopes Alves
Gabrielle Silva Marinho
Marcos Antonio Martins Lima
O PAPEL DO GRUPO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DOCENTE:
uma experiência no curso de Pedagogia
Erinelda da Costa Paixão
Francisco Ari de Andrade
AULAS ARIANIANAS
Fabíola Barrocas Tavares
EDUCAÇÃO, FÉ E PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO:
a proposta pedagógica do Padre Piamarta em Fortaleza
Fernanda Maria Diniz da Silva
Francisco Ari de Andrade
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA:
contribuições do Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura
em Matemática, da Universidade Regional do Cariri – URCA
Francisco Ronald Feitosa Moraes
Paulo Meireles Barguil
AS BASES FILOSÓFICAS DA CULTURA RELIGIOSA AFRICANA
E AS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO
Jair Delfino
Henrique Antunes Cunha Junior
O ENSINO JURÍDICO NA FACULDADE DE DIREITO DA UFC:
reflexão a partir da perspectiva do professor Álvaro Mela Filho
José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
A EMERGÊNCIA DE ZONAS DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
EM ATIVIDADES MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
Juliana Silva Arruda
Liliane Maria Ramalho Castro e Silva
José Aires de Castro Filho
A ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE:
algumas reflexões sobre o papel dessa instituição para sociedade
Luzianny Borges Rocha
Eveline Maria de Azevedo Silveira
Luís Távora Furtado Ribeiro
A SEARA DA CIÊNCIA – UFC:
gênese histórica e contribuição para a comunidade acadêmica
Liduina Lopes Alves
Denize de Melo Silva
Maria Ivoneide Veríssimo de Oliveira
Adriana Eufrásio Braga
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE GESTORES ESCOLARES:
Impactos da formação continuada, desafios do cotidiano e possibilidades
para políticas formativas
Marisa Botão de Aquino
JOVENS NEGRAS E O MUNDO DO TRABALHO:
um estudo de caso na antiga Escola Agrotécnica de Barbacena-MG
Maria Simone Euclides
Ralph Sales Batista
Ana Louise de Carvalho Fiúza
O CAMINHO DA ALFABETIZAÇÃO:
da cartilha às práticas sociais
Olívia Coelho da Silva
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO:
aprendizagem de gêneros textuais no/com o Programa UCA
Rita de Fátima Muniz
Sheila Maria Muniz
Adriana Eufrásio Braga
AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
ALFABETIZADOR NO BRASIL:
concepções, perspectivas e desafios
Sara Façanha Bessa
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
O CENTRO ACADÊMICO PAULO FREIRE, CURSO DE PEDAGOGIA
DA UFC, E O MOVIMENTO ESTUDANTIL NO CEARÁ
Tiago Bruno Areal Barra
Flávio Muniz Chaves
José Melinho de Lima Neto
Francisco Ari de Andrade