15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$64,68 sem juros | Total R$64,68 | |
2 x de R$32,34 sem juros | Total R$64,68 | |
3 x de R$21,56 sem juros | Total R$64,68 | |
4 x de R$16,73 | Total R$66,94 | |
5 x de R$13,62 | Total R$68,08 | |
6 x de R$11,54 | Total R$69,25 | |
7 x de R$10,06 | Total R$70,42 | |
8 x de R$8,95 | Total R$71,61 | |
9 x de R$8,09 | Total R$72,80 | |
10 x de R$7,40 | Total R$74,02 |
Autores: Francisco Ari de Andrade - Ilana Maria de Oliveira Maciel - Antônio Gilvamberto Freitas Felix (Orgs.)
Sinopse:
Esta coletânea é resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil (concluída ou em andamento), envolvendo diversos projetos de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, e demais parcerias com outros programas e Instituições de Ensino Superior, local e nacional, que comungam o fazer investigativo na área educacional. A publicação desta coletânea é um esforço coletivo de seus autores e organizadores, que decidem levar ideias e práticas pedagógicas a um grande público. Acreditamos que por meio de tal coletânea estamos a prestar contas com a sociedade sobre o trabalho que a universidade brasileira desenvolve, no âmbito da pesquisa, da docência e da extensão, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação para uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com os princípios da liberdade acadêmica, assegurados no âmbito constitucional, cada artigo é de inteira responsabilidade de seus autores, eximindo-se seus organizadores de qualquer responsabilidade pelo que for publicado. A autonomia acadêmica de pensar e expor à coletividade pontos de vistas depõe, favoravelmente, sobre o sentido teleológico de um texto acadêmico escrito e publicado, tendo em vista a reflexão. Agradecemos às agências de fomentos que apoiam a pesquisa no Brasil: a Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Externamos, também, agradecimentos às agências estaduais de fomento à pesquisa.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432952
DOI:10.24824/978854443295.2
Ano de edição:2019
Número de páginas:256
Formato:16x23
Assunto:
An53
Andrade, Francisco Ari de
Educação Brasileira peculiaridades e pluralidades Francisco Ari de Andrade, Ilana Maria
de Oliveira Maciel, Antonio Gilvamberto Freitas Felix (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
256 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3295-2
DOI 10248249788544432952
1 Educação 2 Política educacional – avaliação 3 Ensino I Maciel, Ilana Maria de
Oliveira org II Felix, Antonio Gilvamberto Freitas org III Título IV Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
Sídney Guerra Reginaldo
TERREIROS, QUINTAIS E CALÇADAS
a formação estética do professor de Arte em espaços informais
Ângela Maria Bessa Linhares
Antonio Gilvamberto Freitas Felix
Tamara Queiroz Bezerra Larripa
MULTICULTURALISMO E ENSINO DE HISTÓRIA apontamentos a
partir do estágio supervisionado
Ana Cristina de Sales
Cícero Joaquim dos Santos
Maria Arleilma Ferreira de Sousa
A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS DE VIDA E O MÉTODO
AUTOBIOGRÁFICO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
Bruno Miranda Freitas
Paulo Meireles Barguil
RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTOS COM A LEI
educação antirracista e Pretagogia
Cristiane de Oliveira Félix
Sandra Haydée Petit
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS COMPLEXOS DE
EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Edvaldo Costa Rodrigues
A RELAÇÃO DE CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
COM O SABER E A ESCRITA NO CONTEXTO DE UMA SALA DE
AULA EM FORTALEZA – CE
Elaine Vieira de Almeida
Messias Dieb
Francisco Ari - indd O PAPEL DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
CAPISTRANO DE ABREU NA FORMAÇÃO LEITORA DA
COMUNIDADE MARANGUAPENSE
Erinelda da Costa Paixão
Alexandra Martins de Moura Fé
Francisco Ari de Andrade
O ENSINO DE MÚSICA novas perspectivas curriculares
Luisiane Frota Correia Lima Ramalho
Luiz Botelho Albuquerque
A COMPRA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PELA CHAMADA
PÚBLICA PARA A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Ludmir dos Santos Gomes
AS CONTRIBUIÇÕES DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO EM
PEDAGOGIA, SOB O OLHAR DISCENTE
Luzia Márjorie Ferreira da Silva
Francisco Ari de Andrade
OS PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA uma releitura do
livro “A História da Alfabetização no Brasil”
Magnólia Maria Oliveira Costa
Francisco Ari de Andrade
CONCEPÇÕES DA ANDRAGOGIA FRENTE ÀS METODOLOGIAS
ATIVAS GERADORAS DE RESULTADOS NA PRÁXIS DOCENTE
NO ENSINO SUPERIOR
Marcos Antônio Martins Lima
Ilana Maria de Oliveira Maciel
Denize de Melo Silva
Suzana de Andrade Gonçalves Oliveira
TDAH psicofisiologia, avaliação e treinamento
Paulo Cézar Nascimento Filho
Francisco Fleury Uchôa Santos Júnior
José Rogério Santana
Francisco Ari - indd DEFICIÊNCIA INTELECTUAL o uso da comunicação alternativa
aumentativa para o desenvolvimento da oralidade no contexto da
sala de recurso multifuncional
Renata Ramos Almeida
Adriana Leite Lima Verde Gomes
Neidyana Silva de Oliveira
EDUCAÇÃO INCLUSIVA práticas docentes e o uso da
tecnologia assistiva
Rosely de Sousa Fernandes
Magnólia Maria Oliveira Costa
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO
um estudo em escolas públicas estaduais do Baixo Acaraú-CE
Rosângela Maria Albuquerque
Adriana Campani
Jorge Carvalho Brandão
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
DO CAMPO DO ESTADO DO CEARÁ o inventário da realidade
como pesquisa diagnóstica coletiva
Maria de Lourdes Vicente da Silva
Paulo Roberto de Sousa Silva
Celecina Maria Vera Sales
O MUSEU DA INDÚSTRIA NO CEARÁ o fazer educacional com o
educador, a mediação e o objeto gerador
Paulikelly dos Santos Moura
Francisco Ari de Andrade
Dayana Silva de Oliveira
ALUNOS JOVENS DA EJA E VIDA COTIDIANA algumas reflexões
Talita de Jesus da Silva Martins
Eliane Dayse Pontes Furtado
O SOFTWARE GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE
MEDIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS
Wendel Melo Andrade
Jorge Carvalho Brandão
Francisco Ari - indd ENSINO DE MÚSICA E A BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR desafios e possibilidades
Sarah Fontenelle Catrib
Washington de Sousa Soares
AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO DOS ALUNOS DO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS um estudo descritivo
Sara Raquel de Melo Ferreira
SOBRE OS AUTORES