15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$57,48 sem juros | Total R$57,48 | |
2 x de R$28,74 sem juros | Total R$57,48 | |
3 x de R$19,16 sem juros | Total R$57,48 | |
4 x de R$14,87 | Total R$59,49 | |
5 x de R$12,10 | Total R$60,50 | |
6 x de R$10,26 | Total R$61,54 | |
7 x de R$8,94 | Total R$62,58 | |
8 x de R$7,95 | Total R$63,64 | |
9 x de R$7,19 | Total R$64,70 | |
10 x de R$6,58 | Total R$65,78 |
Autores: Fernanda Fochi Nogueira Insfran - Juliana Crespo Lopes (Orgs.)
Sinopse:
A inspiração para a organização deste livro, que conta com 29 autores, se iniciou com nossa viagem até Helsinki, em 2018. Já conhecíamos através de Carl Rogers o paradigma Centrado em Estudantes, porém a viagem nos possibilitou contato com a prática e os resultados humanos dessa revolucionária maneira de lidar com a educação. A partir daí, engajadas em promover aprendizagens mais significativas, construções coletivas, relações mais afetuosas/respeitosas e estruturas mais horizontalizadas na educação, decidimos reunir pessoas de diferentes contextos, culturas e vivências para, de maneira bastante concreta e propositiva, oferecer possibilidades de transformação para a educação. Acreditamos em uma educação que se paute na empatia, reconhecendo e valorizando os aprendizes como sujeitos históricos, sociais e interseccionais que devem ter suas subjetividades respeitadas. Gostaríamos que ao lerem as experiências finlandesas, brasileiras e chilena, as leitoras e os leitores refletissem sobre a necessidade de ressignificarmos relações e práticas educacionais no Brasil, onde coerção e disciplina não sejam prioritários em relação à liberdade de ensinar e aprender e à necessária curiosidade do aprendiz. Boas reflexões e conversações!
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544440643
DOI:10.24824/978854444064.3
Ano de edição:2020
Número de páginas:220
Formato:16x23
Assunto:
Ed24
Educação centrada em estudantes práticas e conversações Fernanda Fochi Nogueira
Insfran, Juliana Crespo Lopes (organizadoras) – Curitiba CRV, 2020
220 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-4064-3
DOI 10248249788544440643
1 Educação 2 Educação – centrada estudantes 3 Psicologia humanista 4 Educação
democrática I Insfran, Fernanda Fochi Nogueira org II Lopes, Juliana Crespo org III Título
IV Série
CDU 37 CDD 370
PREFÁCIO
UM CONVITE ÀS PESSOAS QUE EDUCAM
Alessandra Tozatto
SEÇÃO I
EDUCAÇÃO CENTRADA EM ESTUDANTES
NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CAPÍTULO
ESTUDANTES DE LICENCIATURA APRENDENDO A TRABALHAR
COM PROJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADOS EM
FENÔMENOS – UM CASO DA FINLÂNDIA
Markus Talvio
Anna Pauliina Rainio
Eliz Häkkinen
Venla-Liisa Vartiainen
CAPÍTULO
O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE PROFESSORES de
tradicional a centrado em estudantes A experiência da The Angel´s
School no Chile
Rosanna Troncoso Repetto
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO CENTRADA EM ESTUDANTES NAS ESCOLAS
PÚBLICAS BRASILEIRAS reconhecer dificuldades e desafios para
pensar estratégias possíveis
Fernanda Insfran
SEÇÃO II
EDUCAÇÃO CENTRADA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
promovendo saúde, respeito e empatia
CAPÍTULO
O MÉTODO TREZENTOS SOB A LENTE
DE ESTUDANTES ISOLADOS
Mayara Moreira
Ricardo Fragelli
Fernanda Insfran - indd CAPÍTULO
O PAPEL DA AUTOAVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM
CENTRADA NO ALUNO
Jaime Roy Doxsey
SEÇÃO III
ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS E EDUCADORES
o desenvolvimento da empatia em futuros profissionais
CAPÍTULO
AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO SOB O OLHAR
CENTRADO NA ESTUDANTE
Maria Cristina Rocha
Luciana Shizue Takatu
Luciane Lumi Wada
CAPÍTULO
DESAFIOS DA SUPERVISÃO DE PSICOTERAPIA NA
FORMAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DE
GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA
Marcia Alves Tassinari
CAPÍTULO
UMA EXPERIÊNCIA LIBERTÁRIA DE FORMAÇÃO DE
PLANTONISTAS EM ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA
Cláudia Aline Soares Monteiro
José David da Silveira Moniz
Rebeca Oliveira Carneiro
Francislane Bonfim Freitas
CAPÍTULO
DIÁLOGOS SOBRE ESTÁGIOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
Julia Luhtala
Katariina Stenberg
CAPÍTULO
RELAÇÃO SUPERVISORAS-ESTAGIÁRIASOS respeito
e empatia formando psicólogasos e professorases
Fernanda Insfran
Juliana Crespo Lopes
Fernanda Insfran - indd SEÇÃO IV
FORMAÇÃO INTEGRAL E HUMANA
EM TODAS AS ETAPAS DA VIDA
CAPÍTULO
O ENSINO E A PESQUISA NA ABORDAGEM CENTRADA
NA PESSOA para além dos muros das Instituições
Superiores de Ensino
Vera Lucia Pereira Alves
CAPÍTULO
REFLEXÕES HUMANISTAS SOBRE A ATUAÇÃO EM
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL EM
TEMPOS DE ENFRENTAMENTO
Edson do Nascimento Bezerra
Claudia Aline Soares Monteiro
Manuel Gomes de Castro Junior
CAPÍTULO
ESTAR EM UMA RELAÇÃO ÍNTIMA orientação centrada
em estudantes e ferramentas conceituais para refletir sobre
as emoções liminares e as práticas de orientação
Anne Nevgi
Kaisu Mälkki
Niclas Sandström
CAPÍTULO
O CULTIVO DE ESPAÇOS E RELAÇÕES QUE PROMOVAM
O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Juliana Crespo Lopes
SEÇÃO V
IRMÃO HENRIQUE JUSTO, ANOS
uma homenagem
CAPÍTULO
ENVELHECER CRESCENDO UM EXEMPLO DE VIDA!!!
Eva Lúcia da Costa Oliveira
Luciane da Silva Chaparro
CAPÍTULO
UM DIA COM IRMÃO JUSTO PERCEPÇÕES E REFLEXÕES
Juliana Crespo Lopes
Fernanda Insfran - indd PROPOSTAS DE COMEÇOS
Juliana Crespo Lopes
NÃO QUERO CONCLUIR, SÓ QUERO AGRADECER!
Fernanda Insfran
SOBRE OS AUTORES