15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$61,54 sem juros | Total R$61,54 | |
2 x de R$30,77 sem juros | Total R$61,54 | |
3 x de R$20,51 sem juros | Total R$61,54 | |
4 x de R$15,92 | Total R$63,69 | |
5 x de R$12,96 | Total R$64,78 | |
6 x de R$10,98 | Total R$65,88 | |
7 x de R$9,57 | Total R$67,00 | |
8 x de R$8,52 | Total R$68,13 | |
9 x de R$7,70 | Total R$69,27 | |
10 x de R$7,04 | Total R$70,43 |
Autores: Gionara Tauchen - João Alberto da Silva - Lavínia Schwantes (Orgs)
Sinopse:
A produção desta obra decorre da organização e realização do III Seminário Internacional de Educação em Ciências, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (NUEPEC), da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Trata-se de um evento que procura promover o debate de cunho epistemológico e paradigmático sobre o campo das ciências e suas funções, bem como a socialização de pesquisas e experiências metodológicas. O evento articula, também, questões vinculadas à Educação Básica e à formação de professores a fim de problematizar, debater e qualificar as atividades de ensino e de aprendizagem, desde a pré-escola até a universidade. Neste sentido, temos direcionado esforços para articular os pesquisadores da América Latina e África com a intenção de proporcionar novas redes de cooperação no campo da Educação Científica e Tecnológica. Assim, as pesquisas que integram esta obra são decorrentes das comunicações dos pesquisadores convidados e dos artigos submetidos ao evento e selecionados pelo Comitê Científico. Os textos foram organizados em três eixos temáticos: 1) educação científica, epistemologia, ensino e aprendizagem; 2) educação científica e TICs e 3) educação científica e atividades experimentais. Desejamos que a socialização desses estudos ampliem nossos diálogos e que nos auxiliem na (auto)produção, na desconstrução e na ressignificação da docência, das instituições educativas e dos nossos objetos de conhecimento.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403525
DOI:10.24824/978854440352.5
Ano de edição:2015
Número de páginas:280
Formato:16x23
Assunto:
Educação científica: pesquisas e experiências / organização Gionara Tauchen, João Alberto da Silva, Lavínia Schwantes.
280 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0352-5
1. Ciência - Filosofia. 2. Educação - Filosofia. 3. Epistemologia social. I. Tauchen, Gionara. II. Silva, João Alberto da. III. Schwantes, Lavínia.
15-20333
CDD: 530.01
CDU: 53
SUMÁRIO
EIXO
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, EPISTEMOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM
LA EVOLUCIÓN DE LOS ESTADOS COGNITIVOS EN EL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO CIENCIAS NATURALES:
el modelo modieme
Ester López Donoso
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: possibilidades de produção do conhecimento científico
Adair Mendes Nacarato
Cidinéia da Costa Luvison
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM CABO VERDE
João Felisberto Fernandes Semedo
Carla Marques Silva
Astrigilda Silveira
ENSINAR E FORMAR: inter-relações de ensino
e de aprendizagens entre professores e estudantes
Marli Dallagnol Frison
EMOÇÃO E AFETIVIDADE NO ENSINO DE FÍSICA
COM O USO DE RECURSOS VISUAIS
Dionei Ruã dos Santos
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA:
desafio atual na ressignificação de paradigmas, perspectiva
do pensamento complexo e inter-relação das diferentes áreas do saber
Jacinta Lourdes Weber Bourscheid
Maria Eloisa Farias
ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO:
contribuições para o seminário integrado
Josiane Marques da Silva
Karine Raquiel Halmenschlager
Sandra Hunsche
CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE SUSTENTAM PRÁTICAS
DE INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIDAS PARA E COM AS CRIANÇAS
Mateus Lorenzon
Derli Juliano Neuenfeldt
Jacqueline Silva da Silva
Tania Micheline Miorando
UM OLHAR HISTÓRICO AOS ANOS DE DESENVOLVIMENTO
DA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE
Francisco Maria Januário
EIXO
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TIC
LA INTEGRACIÓN DE LAS TIC EN EL AULA
UNA VISIÓN DESDE LA PRÁCTICA
Jorge Martín Domínguez
A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
E PEDAGOGIA
Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
Ana Maria de Oliveira Cunha
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
experiências imbricadas com a formação de professores
Terezinha Valim Oliver Gonçalves
AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA FOTOGRAFIA
COMO INTERFACE ENTRE AS MÍDIAS, TECNOLOGIAS,
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA
Stefany Hepp Wieth
Carla Gonçalves Rodrigues
AMBIENTE DE BLENDED LEARNING PARA LA ENSEÑANZA
DE LAS CIENCIAS
Rafael Silva Córdova
Ester López Donoso
DILEMAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA:
ciência, tecnologia e sociedade
Carla Camargo Reginaldo
Ariane Angelita de Oliveira
COMPREENSÃO AMPLIADA SOBRE A NÃO NEUTRALIDADE
DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Rosemar Ayres dos Santos
Débora Beatriz Nass Marmitt
Décio Auler
ENSINANDO FÍSICA COM FOGUETES DE ÁGUA E UTILIZANDO
TIC ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR
Victor Sardinha Bexiga
Gentil César Bruscato
Luiz Carlos Gomes
EIXO
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
ROTEIROS OU DESAFIOS:
diferentes caminhos para a experimentação no ensino de ciências
Lavínia Schwantes
Paula Regina Costa Ribeiro
Paula Corrêa Henning
O LABORATÓRIO DIDÁTICO NAS NARRATIVAS
DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Neusiane Chaves de Souza
Gionara Tauchen
SOBRE OS AUTORES