1 x de R$38,03 sem juros | Total R$38,03 | |
2 x de R$19,01 sem juros | Total R$38,03 | |
3 x de R$12,68 sem juros | Total R$38,03 | |
4 x de R$9,84 | Total R$39,35 | |
5 x de R$8,01 | Total R$40,03 | |
6 x de R$6,78 | Total R$40,71 | |
7 x de R$5,91 | Total R$41,40 | |
8 x de R$5,26 | Total R$42,10 | |
9 x de R$4,76 | Total R$42,80 | |
10 x de R$4,35 | Total R$43,52 |
Autores: Gilsilene Passon P. Francischetto (org.)
Sinopse:
Esse livro, obra coletiva tão cuidadosamente organizada pela professora Dra. Gilsilene Passon Picoretti Francischetto foge, em muito, do padrão que caracteriza esse tipo de livro, pois, como poderá ser constatado pelos leitores, ele não é um conjunto de textos elaborados isoladamente por cada um dos autores, a partir de uma temática definida por um organizador que decide fazer uma publicação. Ele é o resultado de um processo reflexivo, coletivo, de cunho acadêmico, tecido a partir de diálogos e de embates teóricos travados no interior da disciplina Metodologia do Ensino Superior do curso de mestrado em Diretos e Garantias Fundamentais da FDV. Os autores dialogam o tempo todo e é possível perceber a convergência de ideias e de enfoques, ainda quando sustentados por bases teóricas e metodológicas diferentes. O trabalho de organizadora fica aqui, muito bem explicitado e emerge dos textos, permitindo perceber a preocupação com a existência de um eixo norteador capaz de conduzir o leitor a uma aproximação entre aquilo que se teoriza e aquilo que se vive. Organizadora e autores se mesclam e se fundem na totalidade da obra. Na fala de cada um, é possível perceber a fala e os pensamentos de todos. Após a leitura e a análise de cada um dos capítulos que compõem a presente obra e, considerando os ganhos que tive com o convite que me foi formulado pela organizadora, profa. Dra. Gilsilene Passon, pessoa que como ninguém consegue conciliar a humildade tão necessária e desejada em nossos dias com o primor intelectual daqueles que buscam se superar no exercício da docência e da pesquisa, só me resta recomendar a todos e, especialmente, aos envolvidos com a vida acadêmica e com os Direitos Humanos, a leitura deste livro, na certeza de que, como eu, irão se beneficiar dela e aprender um pouco mais acerca da Educação como um Direito Fundamental, em cuja busca de efetivação, devemos, todos, nos envolver.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580421552
DOI:10.24824/978858042155.2
Ano de edição:2011
Número de páginas:264
Formato:16x23
Assunto:
Educação como direito fundamental / Gilsilene P. P. Francischetto (organizadora). 1.ed. - Curitiba, PR: CRV, 2011.
262 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-155-2
1. Direito à educação. 2. Direitos humanos - Estudo e ensino. 3. Educação e Estado. 4. Direitos fundamentais. I. Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti.
11-4188. CDD: 379.26
CDU: 37.014.1
PREFÁCIO
Profª Drª Elda Coelho de Azevedo Bussinguer
Coordenadora de Pesquisa da FDV
SABERES E VIVÊNCIAS DOCENTES NA PROMOÇÃO
DOS DIREITOS HUMANOS
Elias Mugrabi, Leonardo N Bastos e Gilsilene P P Francischetto
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA
O ENSINO SUPERIOR E A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
DE QUALIDADE PREVISTO CONSTITUCIONALMENTE
Juliana Ferrari de Oliveira Pagani
DIREITO E EDUCAÇÃO:
pela dignidade humana contra a homofobia
Elias Mugrabi e Leonardo N Bastos
O ATIVISMO JUDICIAL E O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO
Renata Pinto Coelho Vello
ARTIGO DA LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO:
solução ou omissão?
Leticia Ribeiro
ASSISTENCIALISMO: educação para a cidadania ou desumanização?
Mariana Toniato de Souza
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE
EFETIVAÇÃO DO ESTADO SOCIOAMBIENTAL
Mariana Mutiz de Sá
POR UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS FUNDADA
EM UM PROJETO EDUCATIVO EMANCIPATÓRIO:
reflexões sobre seus limites e possibilidades a partir de um diálogo
entre Hannah Arendt e Boaventura de Sousa Santos
Rodrigo Francisco de Paula
A EXCLUSÃO NA INCLUSÃO EDUCACIONAL:
considerações sobre o atendimento especializado às pessoas portadoras de necessidades especiais à luz do
princípio da isonomia
Greyce Jenniffer Martins Miranda
CURRÍCULO MULTICULTURAL:
educação, igualdade e diferença na formação de identidades
Thiago L D’Agostin Machado
CONHECIMENTO E DEFICIÊNCIA: elementos antagônicos
ou propiciadores de novos possíveis?
Denise Meyrelles de Jesus e Alexandro Braga Vieira
A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE OTIMIZAÇÃO
DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
Diego Pimenta Moraes
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
ESPECIAL NO ESPÍRITO SANTO:
um olhar a partir dos conceitos de Santos
Ines de Oliveira Ramos Martins