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Autores: Sílvia Andreis Witkoski
Sinopse:
A comunidade surda brasileira, por meio de forte mobilização social, conquistou o reconhecimento da Libras como língua oficial das pessoas surdas e o direito de optar por um ensino bilíngue em escola específica. No entanto, além das escolas de surdos serem poucas, no território brasileiro, questiona-se a qualidade do ensino que efetivamente está sendo mediado, nestas, para este alunado. Neste livro apresenta-se o resultado de um estudo etnográfico, desenvolvido em uma escola de surdos de uma capital brasileira, que oficialmente se autodenomina como bilíngue, e no qual se denuncia a precariedade do ensino destinado a estes alunos. A realidade observada demonstra que, na contramão da proposta bilíngue prevista para a educação dos mesmos, se constatou a absoluta ausência de um ensino qualificado e diferenciado para os surdos, com o predomínio de práticas oralistas, de natureza preconceituosa. A apresentação e discussão desta realidade, questionando as práticas pedagógicas absolutamente contraproducentes, e os preconceitos em relação a estes sujeitos e à Língua de Sinais, que os conduzem à categoria de iletrados funcionais, condição que a maioria dos surdos brasileiros alcança mesmo depois de permanecer anos nos bancos escolares, mostra que é primordial transformá-la, de forma que finalmente seja garantido aos mesmos o direito a uma educação de qualidade em escolas bilíngues de surdos, conforme o anseio da comunidade surda e o que está previsto na legislação brasileira.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580424140
DOI:10.24824/978858042414.0
Ano de edição:2012
Número de páginas:106
Formato:14x21
Assunto:
Witkoski, Sílvia Andreis
Educação de surdos e preconceito / Sílvia Andreis Witkoski. - 1.ed. - Curitiba, PR: CRV, 2012.
106p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-414-0
1. Surdos - Educação. 2. Educação especial. 3. Língua de sinais. 4. Preconceitos. I. Título.
12-3748. CDD: 371.912
CDU: 376-056.263
A Falácia entre o Discurso Oficial e a Realidade Institucional
A ausência de relações respeitosas
Da inexistência à reprodução fabril em série do conhecimento
A Língua de Sinais
Da realidade linguística impensável em sala de aula
Do domínio parcial da Libras: reflexos nas relações
de ensino-aprendizagem
Da hegemonia do bimodalismo
Dos prejuízos de formação e comunicação pela
subordinação da Libras à língua oral
Das práticas oralistas, da inadequação do uso dos recursos visuais, da infantilização do ensino para surdos
O Ensino da Libras: da identificação à negação do ser surdo
Do vazio de conteúdo, do sujeito surdo e da Libras
O professor surdo qualificado: um diferencial fundamental
e urgente
O Desnudar da Realidade do Ensino Promovido em
Escola Própria de Surdos, em Defesa de uma Escola
Bilíngue de Fato