15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$73,32 sem juros | Total R$73,32 | |
2 x de R$36,66 sem juros | Total R$73,32 | |
3 x de R$24,44 sem juros | Total R$73,32 | |
4 x de R$18,97 | Total R$75,88 | |
5 x de R$15,44 | Total R$77,18 | |
6 x de R$13,08 | Total R$78,50 | |
7 x de R$11,40 | Total R$79,82 | |
8 x de R$10,15 | Total R$81,17 | |
9 x de R$9,17 | Total R$82,53 | |
10 x de R$8,39 | Total R$83,91 |
Autores: Domingos Rodrigues da Trindade - Maria Dorath Bento Sodré (Orgs).
Sinopse:
As autoras e autores dessa coletânea discutem dimensões da experiência com a docência na universidade em cursos de formação em graduação, participação em espaços de proposição de política pública, de projetos de sustentabilidade no campo e os conflitos dos projetos hegemônicos e contra-hegemônicos no contexto atual. O campo aqui, também, é apresentado na dimensão das experiências dos seus sujeitos, na sua pluralidade, e resiliência para constituir a vida social, cultural e econômica sob outras possibilidades, apesar da força que o modelo societário impõe de negação e invisibilidade. Os textos foram apresentados pelas suas relações e interações nas questões abordadas nos trabalhos, e, portanto, organizados em três eixos: 1. Problematizam o contexto do campo e a Educação do Campo; 2. Refletem sobre formação de educadores e docência em Educação do Campo na universidade pública; 3. Relações e interações dos sujeitos do campo em suas expressões de vida. As discussões colocam em evidência a dinâmica do contexto do campo em suas demandas educacionais e práticas educativas construídas e em construção sobre a Educação do Campo e Educação Popular. A nossa saudação aos que se fazem presentes nessa jornada de leitura e práxis pelo trabalho e emancipação humana por meio da Educação do Campo. Desejamos que o livro possa mobilizar outros companheiros na luta teórica e prática em prol de uma sociedade mais humana e menos desigual. Domingos Rodrigues da Trindade Maria Dorath Bento Sodré
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417805
DOI:10.24824/978854441780.5
Ano de edição:2017
Número de páginas:342
Formato:16x23
Assunto:
E24
Educação do campo e formação contra-hegemônica: estudos de relações/interações das práticas educativas
e demandas educacionais / Domingos Rodrigues da Trindade, Maria Dorath Bento Sodré. (orgs).
342 p.
Bibliografa
ISBN: 978-85-444-1780-5
DOI: 10.24824/978854441780.5
1. Educação 2. Educação do campo 3. Práticas educativas 4. Demandas educacionais I. Trindade, Domingos
Rodrigues da. org. II. Sodré, Maria Dorath Bento. org. III.Título IV. Série.
CDU 37.018 CDD 370.19346
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Gaudêncio Frigotto
EIXO I
PROBLEMATIZANDO O CONTEXTO DO CAMPO
E A EDUCAÇÃO DO CAMPO
A REFORMA AGRÁRIA POPULAR E O PROJETO EDUCATIVO
DOS CAMPONESES
Clarice Aparecida dos Santos
ESCOLA SEM PARTIDO E PARTIDO SEM ESCOLA
Ademar Bogo
CONTEXTO E DINÂMICA DA LUTA PELA TERRA E A
EMERGÊNCIA DO ASSENTAMENTO TERRA VISTA NO
SUL DA BAHIA
Rosana Mara Chaves Rodrigues
O TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE IRECÊ E AS TENSÕES
PARA TERRITORIALIZAR A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PLANO
DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Maria Dorath Bento Sodré
EIXO II
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E DOCÊNCIA
EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO
DO CAMPO NA UNEB: desafos e perspectivas
Maria Nalva Rodrigues de Araújo Bogo
SINGULARIDADES NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE
EDUCADORES DO CAMPO: narrativas de professores/estudantes e
de professores/formadores
Sandra Regina Magalhães de Araújo
EDUCAÇÃO DO CAMPO, DOCÊNCIA E PRÁXIS NA TURMA
ESPECIAL DE DIREITO DA UNEB/PRONERA
Gilsely Barbara Barreto Santana
Stella Rodrigues dos Santos
QUESTÃO AGRÁRIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES: realidade, contradições e possibilidades
Janeide Bispo dos Santos
CURSO PEDAGOGIA DA TERRA: uma análise do processo de
formação de educadores do campo na Bahia
Fábio Dantas de Souza Silva
PRÁTICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NAS ENTRELINHAS DA
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: reflexões a partir do
Curso Pedagogia da Terra
Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho
Maria Jucilene Lima Ferreira
EIXO III
RELAÇÕES/INTERAÇÕES DOS SUJEITOS DO
CAMPO EM SUAS EXPRESSÕES DE VIDA
O BRINCAR E AS INFÂNCIAS DO CAMPO: estudos em foco
Carmem Virgínia Moraes da Silva
REPRODUÇÃO SOCIAL E JOVENS DE ASSENTAMENTOS
RURAIS DA REFORMA AGRÁRIA: a terra como lugar de produção
de existência na voz da família camponesa
Domingos Rodrigues da Trindade
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: indagações acerca das
especifcidades étnico-culturais das comunidades locais
Dinalva de Jesus Santana Macêdo
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DE PRÁTICAS DE
LEITURA DE CAMPONESES/AS: um campo vestido de textos
Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho
Inês Assunção de Castro Teixeira
Maria Isabel Antunes-Rocha
NARRATIVAS DA VIDA COTIDIANA E EMPODERAMENTO DE
MULHERES CAMPONESAS: traçando metas, vencendo desafos
Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
Carmem Lúcia Eiterer
SOBRE OS AUTORES