15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$72,18 sem juros | Total R$72,18 | |
2 x de R$36,09 sem juros | Total R$72,18 | |
3 x de R$24,06 sem juros | Total R$72,18 | |
4 x de R$18,67 | Total R$74,70 | |
5 x de R$15,20 | Total R$75,98 | |
6 x de R$12,88 | Total R$77,28 | |
7 x de R$11,23 | Total R$78,58 | |
8 x de R$9,99 | Total R$79,91 | |
9 x de R$9,03 | Total R$81,25 | |
10 x de R$8,26 | Total R$82,60 |
Autores: Erineu Foerste - Valdete Côco - Gerda Margit Schütz-Foerste - Bernd Fichtner - Imbke Behnken (Orgs.)
Sinopse:
A publicação do livro Educação do Campo e Infâncias coloca-se na esteira das discussões contemporâneas de pesquisa acerca da visibilidade e invisibilidade das infâncias, das culturas e dos espaços sociais em que estas se produzem. Neste sentido, a obra lança luzes sobre questões relacionadas à educação da criança pequena em realidades campesinas diversas. Os artigos são escritos por pesquisadores que investigam o protagonismo da criança. Esses procuram, com base em diferentes teóricos e principalmente com a interlocução qualificada com as crianças, registrar os contextos e lutas de meninos e meninas como sujeitos culturais e produtores de história. A obra é baseada nos pressupostos do materialismos histórico-dialético. Busca analisar e expor, na perspectiva das crianças, sua relação com o modo produtivo rural. Apresenta as mazelas de ocultamento e negação pelas quais as crianças e adultos do campo permanecem invisibilizados. Particularmente, propõe exercício de lançar luzes sobre as diferentes realidade que constituem as crianças do campo. Os estudos apresentados partem da reflexão com o contexto campesino em que vivem as crianças. Contextos nos quais crianças, juntamente com os adultos (pais e professores) e com movimentos sociais organizados produzem transformações sociais e lutam por terra, comida, educação e cultura. Com as crianças, os pesquisadores exercitam a abordagem na contramão do discurso prescritivo e tutelar, mas com o cuidado de compreender as infâncias do campo a partir da heterogeneidade que as geram (quilombolas, indígenas, pomeranas, Sem-terrinhas, camponesas).
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403143
DOI:10.24824/978854440314.3
Ano de edição:2015
Número de páginas:336
Formato:16x23
Assunto:
Educação do campo e infâncias / organização Erineu Foerste... [et al.].
336 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0314-3
1. Educação rural. 2. Escolas rurais. 3. Crianças do campo - Educação. 3.
Crianças do campo - Condições sociais. I. Foerste, Erineu.
15-19580 CDD: 370.91734
CDU: 37.015.51
Sumário
PREFÁCIO
parte I
Educação do campo e infâncias:
O Protagonismo da Criança Pequena
capítulo
PÉ DE JAMBO PÉ DE MANGA:
o que diz uma menina do campo do espaço físico da educação infantil
Maria Aparecida D’Ávila Cassimiro
Liana Gonçalves Pontes Sodré
capítulo
NA “DIÁSPORA” A CULTURA POMERANA RESISTE:
ouvindo as crianças
Rosali Rauta Siller
capítulo
“SEM TERRINHA”: mediações na formação identitária
da criança do Movimento Sem Terra
Gerda Margit Schütz-Foerste
Vera Maria Ramos de Vasconcellos
Michalis Kontopodis
Erineu Foerste
capítulo
OS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA
NEGRA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ARAÇATIBA/ES:
tecendo algumas reflexões
Tânia Mota Chisté
Parte II
Educação do campo e infâncias:
Processos Formativos
capítulo
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIÁLOGO COM A
EDUCAÇÃO DO CAMPO:
desafios para o trabalho docente com as crianças
Valdete Côco
capítulo
EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIAS:
diálogos com professores sobre culturas e parcerias
Erineu Foerste
Jandira Marquardt Dettmann
Laura Maria Bassani Muri Paixão
Capítulo
NOTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL DO CAMPO
Silvana Ventorim
Andrea Brandão Locatelli
Kezia Rodrigues Nunes
André da Silva Mello
capítulo
EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: a experiência pomerana
Adriana Vieira Guedes Hartuwig
Sintia Bausen Kuster
PARTE III
Educação do campo e infâncias:
Direitos atendimentos e demandas
Capítulo
EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO ESPÍRITO SANTO:
apontamentos iniciais
Valdete Côco
capítulo
DESAFIOS PARA GARANTIR O DIREITO À EDUCAÇÃO
ÀS CRIANÇAS MORADORAS DAS ÁREAS RURAIS
Kalline Pereira Aroeira
Divina Leila Sôares Silva
Renata Rocha Grola Lovatti
capítulo
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NAS ESCOLAS
DO ESPíRITO SANTO
Olindina Serafim Nascimento
capítulo
ALGUMAS QUESTÕES ACERCA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO
INFANTIL DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE JUIZ DE FORA
Denise Rangel Miranda de Oliveira
Ligia Maria Leão de Aquino
capítulo
O DESAFIO INDÍGENA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Arlete M Pinheiro Schubert
Lígia Moysés Nascimento
Andréa Souza da Cunha
Marli Vieira Gomes
capítulo
A DEMANDA DAS FAMÍLIAS DO CAMPO POR EDUCAÇÃO INFANTIL:
uma questão ainda sem resposta
Luciana Pereira de Lima
Ana Paula Soares da Silva
PARTE IV
Diálogos ampliados:
A infância em diferentes contextos
capítulo
NA ANTESSALA DA JUVENTUDE:
crianças infância e direitos na Alemanha
Bernd Fichtner
capítulo
BRINCAR COMO ESPAÇO DE POSSIBILIDADES
Wolfgang Wörster
capítUlo
BUEN VIVIR Y EDUCACIÓN INTERCULTURAL:
algunas perspectivas desde los movimientos sociales de los niños
niñas y jóvenes indígenas en Ecuador
Cristiano Morsolin
Capítulo
ESPAÇOS FORMATIVOS DAS INFÂNCIAS NA CIDADE:
entre o urbano e o campo (rural)
Ana Moscon de Assis Pimentel Teixeira
Vania Carvalho de Araújo
SOBRE OS AUTORES