15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$48,61 sem juros | Total R$48,61 | |
2 x de R$24,31 sem juros | Total R$48,61 | |
3 x de R$16,20 sem juros | Total R$48,61 | |
4 x de R$12,58 | Total R$50,31 | |
5 x de R$10,23 | Total R$51,17 | |
6 x de R$8,67 | Total R$52,04 | |
7 x de R$7,56 | Total R$52,92 | |
8 x de R$6,73 | Total R$53,82 | |
9 x de R$6,08 | Total R$54,72 | |
10 x de R$5,56 | Total R$55,63 |
Autores: Elizete Oliveira de Andrade
Sinopse:
As escolas do campo multisseriadas são espaços marcados predominantemente pela heterogeneidade, reunindo grupos de alunos/as com diferenças de série, sexo, idade, interesses, domínio de conhecimentos e níveis de aproveitamento. Essa heterogeneidade, inerente ao processo educativo, deve ser afirmada na elaboração das políticas e das práticas educativas para o meio rural. Tornar visíveis os saberesfazeres das professoras alfabetizadoras dessas classes é importante para a compreensão e a sistematização deles. Acreditando nessa proposição, o objetivo principal deste estudo foi compreender e analisar, através das narrativas orais e escritas, os saberesfazeres das professoras alfabetizadoras no cotidiano das classes multisseriadas. O uso dessas narrativas possibilita a construção de outras compreensões acerca das experiências vividas, o que permitiu à pesquisadora estabelecer um diálogo entre os saberes da experiência e o conhecimento científico disponível. Intentou-se com isso, perceber o que as narrativas das professoras revelam sobre como organizam seus saberes para utilizá-los nas salas de aula, de modo que façam sentido e sejam efetivos para a docência nas classes multisseriadas. As principais contribuições do estudo dizem respeito às “lições” apreendidas dos saberesfazeres dessas professoras como possibilidade de sistematização e produção de um conhecimento acadêmico potente para a formulação e para o desenvolvimento de políticas públicas condizentes com as singularidades das escolas situadas em comunidades do meio rural.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544430729
DOI:10.24824/978854443072.9
Ano de edição:2019
Número de páginas:212
Formato:16x23
Assunto:
An543
Andrade, Elizete Oliveira de
Educação do campo narrativas de professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas
Elizete Oliveira de Andrade – Curitiba CRV, 2019
212 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3072-9
DOI 10248249788544430729
1 Educação 2 Educação do campo 3 Formação de professores 4 Narrativas docentes
I Título II Série
CDU 37 CDD 37071
PREFÁCIO
Guilherme do Val Toledo Prado
PARTE I
INTRODUÇÃO – PARA INÍCIO DA CONVERSA
Por que pesquiso o que pesquiso? Reminiscências da
formação profissional
Outros fios do mesmo tapete
O contexto da pesquisa
PARTE II
UMA ESCOLA MULTISSERIADA por que não?
Educação rural, educação do campo e as classes multisseriadas
uma análise histórica
Fundamentos para a escola do campo multisseriada
A teoria de Vigotski aspectos relevantes para a educação
Bakhtin e a linguagem
Paulo Freire e a educação dialógica
PARTE III
PERCURSOS METODOLÓGICOS
Tipo de pesquisa e os sujeitos participantes
Procedimento de análise e interpretação das entrevistas
Itinerários da pesquisa as narrativas docentes dos
saberes da experiência
Contar e recontar histórias dialogismo e alteridade
Elizete Oliveira- indd PARTE IV
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE ESCOLAS DO CAMPO
A formação docente enquanto política de estado
Os programas eou projetos de formação continuada de professores
proximidades com as escolas do campo?
O Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO
O Programa Escola Ativa (PEA) experiências formativas
O Programa Escola Ativa em CarangolaMG
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC
Colocações acerca das condições atuais das escolas do
campo pesquisadas
PARTE V
AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE CLASSES
MULTISSERIADAS E SEUS SABERESFAZERES COTIDIANOS
As histórias narradas pelas professoras alfabetizadoras de
classes multisseriadas
O início da carreira docente construindo a
identidade profissional
As experiências docentes eu ensino e você me ensina
A aprendizagem se compartilha interação e mediação
nas classes multisseriadas
O cotidiano de escolas do campo e as práticas pedagógicas em
classes multisseriadas
A comunidade, a família e a escola do campo
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS