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Autores: Elvis Rezende Messias
Sinopse:
Este livro faz uma exploração das principais reflexões educacionais presentes na obra do filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592), procurando aproximar Educação e Ceticismo. Para tanto, trilha-se um caminho que vai desde uma análise da ambiência histórica do Renascimento e do início da Idade Moderna, dos conceitos filosófico-pedagógicos montaigneanos, até a reflexão sobre quais contribuições podem gerar uma prática educacional que utiliza a dúvida, a dialética e a frequentação do mundo como recursos pedagógicos. Uma obra para educadores e pesquisadores que desejam redescobrir a importância da promoção do pensamento crítico na Educação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544415160
DOI:10.24824/978854441516.0
Ano de edição:2017
Número de páginas:180
Formato:14x21
Assunto:
M578
Messias, Elvis Rezende.
Educação e ceticismo na flosofa de Montaigne. / Elvis Rezende Messias. –
180 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1516-0
1. Filosofa 2. Filosofa da educação 3. Renascimento 4. Montaigne I. Título
II. Série.
CDD 370.1
SUMÁRIO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
A RESPEITO DAS CONDICIONANTES
HISTÓRICO-SOCIAIS DO TEMPO DE MONTAIGNE:
as ambiências montaigneanas
Transformações paradigmáticas
no advento da modernidade e seus cenários
O problema do critério e o ceticismo
A ambiência política montaigneana
A ambiência pedagógico-flosófca montaigneana
CAPÍTULO 2
ENSAIOS SOBRE A EDUCAÇÃO
MONTAIGNEANA À LUZ DE SUAS AMBIÊNCIAS
Impasses da educação no Renascimento
O impasse do gramaticismo e da violência colegial
O impasse da contradição pedante
O impasse da formatação
Metáforas pedagógicas na crítica ao pedantismo
A metáfora dos pássaros
A metáfora do papagaio
A metáfora do lume
A metáfora da digestão
A metáfora do estrago
O mundo dos livros e o mundo das coisas: a educação como frequentação dialética
Frequentação dialética do mundo
A conversação como frequentação dialética
Frequentação dialética da virtude
CAPÍTULO
CETICISMO E EDUCAÇÃO EM MONTAIGNE
Dogmatismo e (des)educação
A dúvida como recurso pedagógico
Orientações flosófco-educacionais
acerca da pedagogia dubidativa
A “maneira” montaigneana: a arte do julgamento
autônomo/independente
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O ontem de Montaigne em nosso hoje pedagógico:
pensando o pedantismo no Brasil
REFERÊNCIAS
SOBRE O LIVRO
SOBRE O AUTOR
