15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$55,46 sem juros | Total R$55,46 | |
2 x de R$27,73 sem juros | Total R$55,46 | |
3 x de R$18,49 sem juros | Total R$55,46 | |
4 x de R$14,35 | Total R$57,40 | |
5 x de R$11,68 | Total R$58,38 | |
6 x de R$9,90 | Total R$59,38 | |
7 x de R$8,63 | Total R$60,38 | |
8 x de R$7,67 | Total R$61,40 | |
9 x de R$6,94 | Total R$62,43 | |
10 x de R$6,35 | Total R$63,47 |
Autores: Eduardo Ferreira Chagas - Danielle Rodrigues de Oliveira - Munique de Souza Freitas - Natália Ayres (Orgs.)
Sinopse:
Esta coletânea de textos surgiu no âmbito da disciplina de Correntes Modernas da Filosofia da Ciência, componente curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, que reuniu mestrandos, doutorandos, doutores e professores doutores de diferentes linhas de pesquisa, bem como ouvintes, o que representou uma diversidade de temas e referenciais teóricos. O objetivo pretendido é contribuir com reflexões acerca da Educação e da Filosofia sob diferentes perspectivas e desafios. A primeira parte do livro é formada por artigos que abordam questões sobre a Filosofia das Ciências, Técnica e Educação. A segunda parte do livro reúne capítulos que tomam como eixo de discussão o método dialético. A terceira e última parte do livro traz contribuições diversas no âmbito do conhecimento e da formação. Esperamos que este livro possa provocar profícuas reflexões acerca das diferentes temáticas aqui desenvolvidas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423004
DOI:10.24824/978854442300.4
Ano de edição:2018
Número de páginas:248
Formato:16x23
Assunto:
E24
Educação e filosofia: perspectivas e desafios / Eduardo Ferreira Chagas, Danielle Rodrigues
de Oliveira, Munique de Souza Freitas, Natália Ayres (organizadores). – Curitiba: CRV, 2018.
248 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-2300-4
DOI 10.24824/978854442300.4
1. Educação 2. Educação em ciências 3. Filosofia I. Chagas, Eduardo Ferreira. org. II.
Oliveira, Danielle Rodrigues de. org. III. Freitas, Munique de Souza. org. IV. Ayres, Natália. org.
V. Título VI. Série.
CDU 37 CDD 370
Índice para catálogo sistemático
1. Educação 370
APRESENTAÇÃO
PARTE I – FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS, TÉCNICA E EDUCAÇÃO
CAPÍTULO : OS LIMITES DO CONHECIMENTO OU O CETICISMO DE ROUSSEAU
Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho
CAPÍTULO : CONTRIBUIÇÕES DOS PENSADORES MODERNOS DO SÉCULO XVI E XVII
(FRANCIS BACON, GALILEU GALILEI, RENÉ DESCARTES E ISAAC NEWTON) PARA O
DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Ubaldo Tonar Teixeira Góes
Ricardo Diniz Souza e Silva
CAPÍTULO : FRANCIS BACON: um novo método para uma nova ciência
Thiago Chaves Sabino
CAPÍTULO : A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE RENÉ DESCARTES
Antonio Braz Teixeira
Perla Almeida Rodrigues Freire
CAPÍTULO : A FILOSOFIA RACIONALISTA DE RENÉ DESCARTES E A FILOSOFIA
EXPERIMENTALISTA DE FRANCIS BACON: duas leituras significativas para a educação
contemporânea brasileira
Valdísio Vieira da Silva
CAPÍTULO : A CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE CIVIL EM HEGEL E NO BRASIL
CONTEMPORÂNEO: convergências e divergências
Hermeson Claudio Mendonça Menezes
Cristiane Maria Oliveira Mendonça
CAPÍTULO : TÉCNICA E RACIONALIDADE: um diálogo a partir de Marcuse,
Habermas e Honneth
Juliano Cordeiro da Costa Oliveira
Danielle Rodriguesindd // ::
CAPÍTULO : “A PAISAGEM GEOGRÁFICA”: ciência e técnica no
Cariri Cearense (-)
Assis Daniel Gomes
PARTE II – MÉTODO DIALÉTICO E EDUCAÇÃO
CAPÍTULO : QUESTÃO DE MÉTODO NA INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA ECONOMIA
POLÍTICA DE DE KARL MARX
John Karley de Sousa Aquino
CAPÍTULO : O FETICHE DA MERCADORIA E A CRÍTICA DA ECONOMIA
CLÁSSICA: uma questão de método
Francisco José Aguiar Costa Júnior
Elenilce Gomes de Oliveira
CAPÍTULO : MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: o método marxiano
Telmano Rodrigues Sampaio
Clarice Zientarski
CAPÍTULO : DO IDEALISMO HEGELIANO AO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
DE MARX
Maicon Donizete Andrade Silva
Osterne Nonato Maia Filho
CAPÍTULO : RUPTURA, CONTINUIDADE E SUPERAÇÃO NA LUTA PELO
MÉTODO CIENTÍFICO
Paulo Érico Pontes Cardoso
CAPÍTULO : A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO UMA CORRENTE SITUADA NO
UNIVERSO ONTOLÓGICO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO
Anderson dos Anjos Pereira Pena
Clarice Zientarski
Danielle Rodriguesindd // ::
PARTE III – CONHECIMENTO E FORMAÇÃO
CAPÍTULO : CRÍTICA À TEORIA DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
DE FRANÇOIS DUBET
Maria Artemis Ribeiro Martins
Eduardo Ferreira Chagas
CAPÍTULO : REFLEXÕES DE A R LURIA SOBRE A MEMÓRIA
Natália Ayres
Eduardo Ferreira Chagas
CAPÍTULO : CONHECIMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DOCENTE
Antonia Lis de Maria Martins Torres
Lara Meneses Saldanha Nepomuceno
CAPÍTULO : (RE)FLEXÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO
DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Emmanuel Alves Carneiro
Paulo Henrique Rodrigues Viana
CAPÍTULO : REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E O PROCESSO DE ALIENAÇÃO
Danielle Rodrigues de Oliveira
Munique de Souza Freitas
CAPÍTULO : O DISCURSO IDEOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Felipe Azevedo do Nascimento
Fátima Maria Nobre Lopes
CAPÍTULO : ENTRE O DOGMA E A RAZÃO: enlaces discursivos sobre sexualidade
Jarles Lopes de Medeiros
Gisafran Nazareno Mota Jucá
CAPÍTULO : A CORRENTE FORMALISTA E A SEQUÊNCIA FEDATHI PARA
O ENSINO DE MATEMÁTICA
Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício
José Airton de Oliveira Faustino