15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$52,68 sem juros | Total R$52,68 | |
2 x de R$26,34 sem juros | Total R$52,68 | |
3 x de R$17,56 sem juros | Total R$52,68 | |
4 x de R$13,63 | Total R$54,52 | |
5 x de R$11,09 | Total R$55,45 | |
6 x de R$9,40 | Total R$56,40 | |
7 x de R$8,19 | Total R$57,35 | |
8 x de R$7,29 | Total R$58,32 | |
9 x de R$6,59 | Total R$59,30 | |
10 x de R$6,03 | Total R$60,29 |
Autores: Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho - Sílvia Adriana Rodrigues (Orgs.)
Sinopse:
O livro “Educação e formação humana: interlocuções críticas e dialéticas” nasceu dos estudos realizado na disciplina “Teoria histórico-cultural, formação humana e educação escolar”, no Curso de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP-Presidente Prudente e seu conteúdo então exprime as discussões, reflexões e críticas efetuadas em sala de aula. Os autores realizaram reflexões qualificadas e comprometidas com os processos de formação humana na escola, discorrendo com propriedade teórica e metodológica sobre diferentes temas, sendo o livro composto por textos que, alicerçados em referenciais teóricos e metodológicos de natureza crítica e dialética, transitam entre a discussão de fundamentos teórico-práticos da realidade educacional, de forma geral, e propostas mais específicas da prática pedagógica cotidiana como a avaliação, a leitura, novas tecnologias e o brincar, entre outras, em contextos educacionais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. A obra reflete o esforço conjunto e o compromisso dos autores para com a construção do conhecimento científico em educação. Tal processo denota a preocupação com a efetivação da leitura e compreensão concreta e multideterminada da realidade social e humana, para desvelar a sua estrutura e a sua dinâmica, principalmente na escola, visando à superação de concepções e compreensões ideológicas incongruentes com o projeto de emancipação humana que deve fazer parte das propostas pedagógicas nos diferentes níveis de escolaridade. Nesse movimento dialético, os autores chamam a atenção para a importância da construção de novas possibilidades humanas, pensamentos, sentimentos, consciências e personalidades numa direção crítica, assim como de novas possibilidades sociais orientadas para a transformação qualitativa da educação, da escola e da sociedade, tendo como finalidade a efetivação de relações sociais plenamente humanizadoras, em que todos os atores sociais sejam livres, conscientes e sujeitos do seu processo histórico.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544404225
DOI:10.24824/978854440422.5
Ano de edição:2015
Número de páginas:176
Formato:16x23
Assunto:
Educação e formação humana: interlocuções críticas e dialéticas / organização
Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Sílvia Adriana Rodrigues.
176 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0422-5
1. Educação. 2. Cultura. 3. Sociedade. I. Viotto Filho, Irineu Aliprando
Tuim . II. Rodrigues, Sílvia Adriana.
15-22184 CDD: 370(981)
CDU: 37(81)
Sumário
PREFÁCIO
Lígia Márcia Martins
CAPÍTULO
PSICOLOGIA E PEDAGOGIA: uma relação crítica e dialética
no interior da escola pública
Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
Rosiane de Fátima Ponce
CAPÍTULO
A APLICABILIDADE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Jorge Luís Mazzeo Mariano
CAPÍTULO
A DIALÉTICA MATERIALISTA HISTÓRICA NA PSICOLOGIA
VIGOTSKIANA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO HUMANA
NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Rosilene Figueira Miranda
CAPÍTULO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: a abordagem
dialética para análise, compreensão e transformação da realidade
Jucirley Cardoso de Jesus
CAPÍTULO
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PRÁTICAS
DE ENSINO DE LEITURA
Vania Kelen Belão Vagula
CAPÍTULO
O USO DO BLOG NA ESCOLA NA PERSPECTIVA
DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Maurícia Simões dos Santos Palácio
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE:
reflexões sobre as tecnologias digitais de informação e
comunicação na educação sob a perspectiva histórico-cultural
Analígia Miranda da Silva
Claudia Maria de Lima
CAPÍTULO
‘CRIANÇAS INVISÍVEIS’ E A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DE VIGOTSKI: diálogos possíveis
Édison Trombeta de Oliveira
CAPÍTULO
A BRINCADEIRA LIVRE COMO ATIVIDADE HUMANIZADORA
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
José Ricardo Silva
Suely Amaral Mello
CAPÍTULO
IMAGINAÇÃO NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: uma compreensão
histórico-cultural
Janaína Pereira Duarte Bezerra
Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
CAPÍTULO
O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PERSPECTIVA
HISTÓRICO-CULTURAL
Silvio Sena
Célia Maria Guimarães
CAPÍTULO
A ESCOLA DA INFÂNCIA:
contribuições wallonianas para práticas pedagógicas
assertivas na Educação Infantil
Sílvia Adriana Rodrigues
SOBRE OS AUTORES