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Autores: Claudia Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira - Francisca Maria Galvão Picanço - Ruan da Cunha de Carvalho - Sandra Regina dos Santos Silva (Orgs.)
Sinopse:
Esta obra reúne 11 pesquisas resultantes de estudos sob a temática indígena, ocorridos no norte brasileiro. Trata-se de uma busca por dar vazão ao conhecimento e a indignação às injustiças sociais e culturais que no Brasil persiste em manter. Não é uma luta de causa, ou mesmo de classe, do ponto de vista ideológico, mas da busca por se fazer cumprir e pela manutenção dos direitos adquiridos. Todos os capítulos apresentam assuntos que ajudam a entender o mundo indígena, principalmente a geografia da educação. O primeiro capítulo traz a história contada aos olhos da pesquisadora, de sua vivência com indígenas no interior de Rondônia. O segundo relata visitas às escolas em aldeias no estado do Amazonas em que a autora revela como são as escolas e a educação nessas localidades. A experiência da autora, no terceiro capítulo, traz a escola indígena em seu contexto histórico, atual e perspectivas futuras. No quarto, é apresentada a influência indígena na cultura marajoara no Pará. No quinto capítulo, o modo de vida indígena em Roraima é representado em texto. O estudo da etnomatemática é apresentado no sexto e sétimo capítulo, com o olhar sobre os Paites Surui. Três capítulos, oitavo, nono e décimo, trazem a experiência vivida no estudo de campo ocorrido em 2018 junto ao povo Kaxarari, e o último capítulo chama à reflexão sobre o processo das políticas públicas de educação indígena no Brasil.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544437315
DOI:10.24824/978854443731.5
Ano de edição:2019
Número de páginas:150
Formato:16x23
Assunto:
ED24
Educação e modo de vida das populações indígenas amazônicas Claudia Cleomar Araujo
Ximenes Cerqueira, Francisca Maria Galvão Picanço, Ruan da Cunha de Carvalho, Sandra Regina
dos Santos Silva (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
150 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3731-5
DOI 10248249788544437315
1 Educação 2 Geografi a I Cerqueira, Claudia Cleomar Araujo Ximenes org II Picanço,
Francisca Maria Galvão org III Carvalho, Ruan da Cunha de org IV Silva, Sandra Regina dos
Santos org V Título VI Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
Francisca Maria Galvão Picanço
Claudia Cleomar Ximenes
Ruan da Cunha de Carvalho
CAPÍTULO I
MEU LUGAR AO SOL, NA FLORESTA OU NA CIDADE
sentimento de pertencimento do Povo da Floresta
Claudia Cleomar Ximenes
CAPÍTULO II
A EDUCAÇÃO INDÍGENA NO ESTADO DO AMAZONAS
Comunidade de Apapores Tribo Maku Yohup, Tukano e Makunadeb
Francisca Maria Galvão Picanço
CAPÍTULO III
EDUCAÇÃO INDÍGENA contexto histórico, atual e perspectivas futuras
Sandra Regina dos Santos Silva
CAPÍTULO IV
A INFLUÊNCIA INDÍGENA NA CULTURA MARAJOARA
por um estudo geo-historiográfico
Itamara Gomes Araújo
CAPÍTULO V
EDUCAÇÃO E MODO DE VIDA DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS
NO ESTADO DE RORAIMA ( – )
Ronaldo de Oliveira Carvalho
CAPÍTULO VI
ETNOMATEMÁTICA INDÍGENA
olhar matemático sobre as pinturas e suas formas
Ruan da Cunha de Carvalho
Miquéias Lima Duarte
CAPÍTULO VII
EDUCAÇÃO INDÍGENA práticas tradicionais da
etnomatemática dos Paiter Surui, Cacoal-Rondônia
Chicoepab Surui Dias
Nauama Dias Surui
Sérgio Nunes de Jesus
Claudia Cleomar - indd CAPÍTULO VIII
RELATÓRIO DE CAMPO DO “PROJETO VIVER KAXARARI”
representações pelos mapas mentais – pinturas e diálogos
Danúbia Zanotelli Soares
Maria das Graças Nascimento Silva
CAPÍTULO IX
“VIVER KAXARARI!” – UMA ABERTURA PARA O OUTRO
Charlot Jn Charles
Josué da Costa Silva
CAPÍTULO X
POVOS INDÍGENAS KAXARARI a educação indígena e a luta no
processo de resgate cultural diante dos novos aparatos tecnológicos
Paulo Cesar Barros Pereira
Maria Liziane Souza Silva
Cleiciane Kaxarari
CAPÍTULO XI
À GUISA DE REFLEXÃO a educação indígena
Willimis Alves Pereira
Sônia Maria Teixeira Machado
Francisca Maria Galvão Picanço
SOBRE OS AUTORES
