1 x de R$35,06 sem juros | Total R$35,06 | |
2 x de R$17,53 sem juros | Total R$35,06 | |
3 x de R$11,69 sem juros | Total R$35,06 | |
4 x de R$9,07 | Total R$36,28 | |
5 x de R$7,38 | Total R$36,90 | |
6 x de R$6,26 | Total R$37,54 | |
7 x de R$5,45 | Total R$38,17 | |
8 x de R$4,85 | Total R$38,81 | |
9 x de R$4,38 | Total R$39,46 | |
10 x de R$4,01 | Total R$40,12 |
Autores: Helena Maria dos Santos Felício
Sinopse:
Este livro, Educação e os Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa, é resultado do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA), executado na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), integrando os cursos de Pedagogia e Letras/Licenciatura. O projeto intitulado “Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa”, desenvolvido ao longo de dois anos (2010-2012), visou à articulação entre formação inicial e formação continuada, bem como à valorização dos profissionais do magistério como agentes formativos de cultura e, como tal, da necessidade de seu acesso permanente a informações, vivência e atualização culturais e desde seu início foi a prova mais real de trabalho em equipe, posto que foi pensado e executado por alguns professores dos cursos de Letras e Pedagogia. Neste volume, são três partes principais que abrigam os textos resultantes das pesquisas desenvolvidas no interior de cada área temática. Na primeira parte, Língua, Literatura e Culturas hispânicas. Na segunda, Diversidade na Educação Básica: aportes teórico-metodológicos para o trabalho com o público escolar e, finalmente, A construção do currículo escolar. Para além de expressarem, apenas, um percurso de pesquisa, não temos dúvidas de que os capítulos deste livro proporcionaram aos discentes envolvidos uma experiência de interação entre ensino, pesquisa e extensão, conferindo um maior significado ao processo formativo desses discentes. Assim, reconhecemos que esta experiência tem sido antecipada pelos discentes, participantes do PRODOCÊNCIA, concedendo um diferencial à sua formação inicial para a docência, partilha que temos a grata satisfação de fazer com o leitor.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580426724
DOI:10.24824/978858042672.4
Ano de edição:2013
Número de páginas:240
Formato:16x23
Assunto:
Educação e os processos de formação interdisciplinar: diálogos entre docência e
pesquisa / organização Fernanda Aparecida Ribeiro ... [et al.]. - 1. ed. - Curitiba,
PR: CRV, 2013.
240p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-672-4
1. Educação. 2. Pesquisa educacional. I. Ribeiro, Fernanda Aparecida.
13-00178 CDD: 370
CDU: 37
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR
Helena Maria dos Santos Felício, Nilton Luiz Souto
A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR
Daniela Schiabel, Lucélia Carla da Silva doa Anjos,
Nilton Luiz Souto, Helena Maria dos Santos Felício
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR:
o planejamento em foco
Amanda Chiaradia Magalhães, Nilton Luiz Souto,
Helena Maria dos Santos Felício
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR:
o desenvolvimento de competências em foco
Amanda da Silva Bernardes, Janine dos Santos,
Nilton Luiz Souto, Helena Maria dos Santos Felício
A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO:
as impressões dos professores dos anos iniciais
do Ensino Fundamental
Jéssica Faria Miguel, Renata de Fátima Gonçalves,
Nilton Luiz Souto, Helena Maria dos Santos Felício
PARTE II
Inclusão e diversidade na formação inicial de professores
Discutindo a diversidade do público escolar
na formação inicial de professores:
desafios e potencialidades da execução de uma
área temática no Prodocência
Geovania Lúcia dos Santos, Luiz Carlos Felizardo Junior
Limites e possibilidades da Pedagogia Social
pa ra a educação nos movimentos sociais –
no contexto da extensão universitária
Adriana Fernandes, Geovania Lúcia dos Santos
Entre o convencimento e a mobilização social:
desafios da educação não formal
Thamires de Cássia Lima, Geovania Lúcia dos Santos
Diversidade étnico-racial no Ensino
superior brasileiro:
notas sobre a reação à política de cotas raciais
Aaron França Teófilo, Geovania Lúcia dos Santos, Luiz Carlos Felizardo Junior
Raça e desempenho escolar:
compreendendo os impactos da discriminação racial
na escolarização de crianças negras
Pricila Oliveira Silvério, Geovania Lúcia dos Santos, Luiz Carlos Felizardo Junior
Modelo de representação de uma cela em
Braille pa ra aprendizagem desta grafia por
todos os alunos inseridos na escola comum
Cinthia das Dores Aguiar, Geovania Lúcia dos Santos, Débora Felício Faria
Desafios e potencialidades das TICs frente
ao fenômeno de juvenilização da EJA
Beatriz Reneis Luiz, Vinícius Arcanjo Monteiro, Geovania
Lúcia dos Santos, Cristiane Fernanda Xavier
PARTE III
LÍNGUA E CULTURA HISPÂNICAS
A releitura do entrechoque de culturas
europeias e indígenas pelas Leyendas de
Guat emala, de Miguel Ángel Asturias
Gracieli Cristina de Oliveira
Ensino de espa nhol e formação de professores:
caminhos que se entrecruzam
Andreia Rezende, Katia Aparecida da Silva Oliveira
OS CURSOS DE LETRAS E A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE E/LE:
observando questões relativas à dinâmica curricular
Maria de los Angeles de Castro Ballesteros, Katia Aparecida da Silva Oliveira
Variação linguística e ensino de espa nhol:
uma análise do caso dos pronombres sujeto nos livros
didáticos de espanhol aprovados pelo PNLD
para o Ensino Médio
Luís Eduardo Oliveira Costa, Katia Aparecida da Silva Oliveira