15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$37,59 sem juros | Total R$37,59 | |
2 x de R$18,80 sem juros | Total R$37,59 | |
3 x de R$12,53 sem juros | Total R$37,59 | |
4 x de R$9,73 | Total R$38,90 | |
5 x de R$7,91 | Total R$39,57 | |
6 x de R$6,71 | Total R$40,24 | |
7 x de R$5,85 | Total R$40,92 | |
8 x de R$5,20 | Total R$41,62 | |
9 x de R$4,70 | Total R$42,31 | |
10 x de R$4,30 | Total R$43,02 |
Autores: Isabel Cristina de Almeida Mantovani - Silvia Regina Canan
Sinopse:
As reflexões contidas na obra: EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: até que ponto formamos docentes para o ensino superior? nos remetem a inquietações vivenciadas no decorrer da atuação profissional das autoras, através da observação das dificuldades enfrentadas por professores universitários na solução de questões simples do cotidiano da docência, geralmente originadas pela falta de conhecimentos pedagógico-didáticos em seu processo de formação. Há, atualmente, um contingente de novos professores que chegam a cada dia para o exercício da docência no Ensino Superior com pouco ou quase nenhum preparo no campo da didática. Boa parte dos novos professores, antes da carreira profissional, na área em que se formaram, constroem uma espécie de carreira acadêmica, permanecendo na Universidade por um período aproximado de dez anos. Concluem os cursos de graduação e já entram no Mestrado, Doutorado e, não raras vezes já no Pós-doutorado. Nesse sentido, é muito comum nos depararmos com candidatos a docência, ou com jovens docentes, com alta profundidade de conhecimentos teóricos e no campo da pesquisa e grandes dificuldades de fazer com que esses conhecimentos possam ser desfrutados por seus alunos. Esse livro nos coloca diante do desfaio de pensarmos a docência no Ensino Superior para além da mera transmissão, para além de conhecimentos técnicos nas áreas de formação específica, mas inserindo nesse debate a importância do diálogo, também, com relação as questões pedagógico-didáticas, fundamentais para o sucesso da docência.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405512
DOI:10.24824/978854440551.2
Ano de edição:2015
Número de páginas:154
Formato:14x21
Assunto:
Mantovani, Isabel Cristina de Almeida
Educação e pedagogia universitária: até que ponto formamos docentes para
o ensino superior?/Isabel Cristina de Almeida Mantovani, Silvia Regina Canan
154 p.
Inclui bibliografi.
ISBN 978-85-444-0551-2
1. Ensino Superior. 2. Professores universitários - Formação. 3. Pesquisadores
- Formação. I. Canan, Silvia Regina. II. Título.
15-25492 CDD: 370.71
CDU: 37.02
POLÍtICAs PúbLICAs dE FORmAçãO nO
EnsInO suPERIOR
Políticas Públicas em Educação
Políticas Educacionais
Processo Histórico do Ensino superior no brasil
As políticas públicas para a formação
pedagógico-didática no Ensino superior a partir das Ldbs
A Ldb/ e a formação docente para a Educação superior
CAPÍtuLO
FORmAçãO PEdAgógICO-dIdÁtICA E A Ldb/
O que (não) diz a Ldb/?
Os desdobramentos na docência do Ensino superior
CAPÍtuLO
QuALIdAdE dE EduCAçãO
Conceitos e diferentes visões
Legislação educacional no brasil e o conceito
de qualidade
CAPÍtuLO
FORmAçãO dOCEntE COntInuAdA:
exigência ou necessidade?
Importância da formação continuada
O SINAES e os programas de qualifiação docente
CAPÍtuLO
A unIvERsIdAdE vIstA POR dEntRO: documentos
institucionais e o programa pedagogia universitária
Plano de desenvolvimento Institucional
Projeto Pedagógico Institucional
Plano de gestão
Programa de Pedagogia universitária
CAPÍtuLO
Os CAmInHOs PERCORRIdOs nA InvEstIgAçãO
CAPÍtuLO
FORmAçãO PARA A dOCênCIA nO EnsInO suPERIOR
umA nECEssIdAdE: olhando para além dos dados
Caracterização dos sujeitos
Perfi dos docentes
Perfi dos coordenadores de curso
Opção pela docência e a formação pedagógico-didática
Qualidade de ensino
Como os docentes desta IEs percebem a questão
da qualidade no cenário da Educação superior
Qualidade e a avaliação institucional
Programa de Pedagogia universitária
A Instituição pesquisada e a atenção à formação
continuada
Compromissos e entraves do programa com a qualidade