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Sinopse:
O livro "Educação e Sociedade: políticas públicas educacionais e as implicações nos processos educativos na contemporaneidade" convida o leitor a mergulhar em uma reflexão profunda sobre os sentidos e desafios da educação em nosso tempo. Resultado de um trabalho coletivo de mestres, doutores e pesquisadores comprometidos com o pensamento crítico, a obra transcende a mera discussão teórica e propõe um olhar sensível e analítico sobre as interações entre escola, Estado e sociedade. Ao explorar as políticas públicas educacionais sob múltiplas perspectivas, o livro evidencia como os processos educativos são atravessados por disputas de poder, contextos históricos e transformações culturais. Cada capítulo contribui para a construção de um mosaico intelectual que instiga o leitor a pensar a educação como espaço de diálogo, resistência e transformação social. Trata-se, portanto, de uma leitura para quem busca compreender as tensões e possibilidades que marcam a educação brasileira contemporânea e suas implicações na construção de uma sociedade mais justa, democrática e plural.
Autores:
Alexandre Vitor Castro da Cruz
Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba. Nos últimos 18 anos estou atuando como docente nas áreas de Ensino Religioso, Matemática, História, Sociologia e Arte nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio, em várias escolas estaduais de Patrocínio e região, atualmente sou professor efetivo da rede estadual de ensino de Minas Gerais, atuando na Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral. Mestre em Educação. Graduado em Matemática, Arte Educação, Pedagogia, História, Sociologia, Geografia e Biblioteconomia. Pós-graduado em Inspeção Escolar e Supervisão Pedagógica. Especialista em Gênero e Sexualidade. Especialista em EAD. Especialista em Ciência das Religiões. Especialista em PRADIME - Programa de Formação de Dirigentes Municipais.
Aline Claro de Oliveira
Doutora em Ecologia, Conservação e Biodiversidade pela Universidade Federal de Uberlândia(2024). Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016) pela Universidade Católica de Petrópolis, e em Análise Ambiental e Gestão do Território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE (2017). Graduada em Engenharia Ambiental (2012) e em Ciências Biológicas (2024), ambas pela Universidade de Uberaba (Uniube). Tem experiência em Geociências, com ênfase em ecologia de paisagens, modelagem de sistemas ambientais e análise multicritério, atuando principalmente nos seguintes temas: criação de índice de qualidade ambiental, estudo de dinâmicas paisagísticas para proteção de espécies polinizadoras em ambientes urbanos e rurais, estudo de dinâmicas paisagísticas para proteção e gestão de recursos hídricos e análise de dados ambientais.
Bortolo Valfré Baiôcco
Mestrando em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Especialista em Geografia do Brasil (2007) pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (2021). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Ciências Aplicadas “Sagrado Coração” (2006). Assessoramento Pedagógico na Secretaria de Educação de Linhares/ES, atuando no atendimento às escolas do campo (2025). Professor na EMEF Prefeito Roberto Calmon (2013 - 2024). Experiência na regência de classe na disciplina de Geografia (2005 - 2024).
Célia Aparecida Tavares Ramos
Mestra em Educação - Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica (PPGPE Uniube/Uberlândia), Linha de Pesquisa - Práticas Docentes para Educação Básica. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Tem experiência na área de Secretariado, com ênfase em Secretariado Executivo. Participante do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP), vinculado ao PPGPE/UNIUBE Uberlândia.
Daniel Antônio Coelho Silva
Possui licenciatura em Ciências Sociais, especialização em Educação das relações étnico raciais e história afro-brasileira e africana e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia. É licenciado em Geografia pelo Centro Universitário Internacional-Uninter e licenciado em História pelo Faculdade AD1/Unisaber. Atualmente é Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube e professor do IFTM - Campus Uberaba e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, ações afirmativas, política, ensino e migrações. É criador e apresentador do programa Desnaturalizando do canal Rádio Navarro no YouTube.
Juliana Bertucci Barbosa
Pós-doutorado junto ao programa de Pós-graduação de Linguística e Língua Portuguesa da UNESP-Campus de Araraquara (2019-2020), com bolsa PNPD/CAPES. Doutorado, fomentado pelo CNPq, em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP - Campus de Araraquara. Realizou, em Portugal, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL) e Centro de Linguística (CLUL), estágio de Doutorado PDEE fomentado pela CAPES. Tem experiência na área de Sociolinguística e estudos descritivos de língua. Também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora), salvaguarda, preservação de línguas e pesquisas variacionistas no Português Mineiro da cidade de Uberaba. Atualmente é professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba) e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFTM. É líder do grupo de pesquisa em Estudos Variacionistas (GEVAR), diretório do CNPq e do Laboratório de ensino e pesquisa em linguagem, variação e mudança linguística (LEPEVAR) do IELACHS/UFTM. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/Araraquara (mestrado e doutorado). Coordenadora da Comissão Científica de Sociolinguística da ABRALIN. Suas pesquisas atuais estão concentradas na área de Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa (como língua materna e para falantes de outras línguas) e descrição do Português Brasileiro.
Karina da Costa Sousa Lima
Doutoranda em Sustentabilidade, pela Universidade de São Paulo (PPGSUS - EACH/USP). Mestra em Ensino de Ciências da Terra, pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2013-2015). Especialização em Direito Urbanístico e Ambiental – PUC-MG (2017-2018). Graduada em Engenharia Ambiental, pela Universidade de Uberaba (2008-2012). Professora de cursos de Pós-graduação (lato sensu) a distância da Universidade de Uberaba (desde 2022). Tem experiência com Licenciamento Ambiental e com Gestão Ambiental; e, na área acadêmica, com a docência de Ciências Ambientais, com a elaboração e participação em projetos de pesquisa, e com a orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica. Experiência também no desenvolvimento de projetos de Educação Socioambiental, por meio do Instituto Ambiental Aondê, instituição sem fins lucrativos da qual foi co-fundadora (2009-2012; 2018-2022).
Lidiane Silva Rocha Magalhães
Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (2003), graduação em História pelo Centro Universitário de Caratinga (2006). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira (2019) e pós graduação em Ensino de Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2017). Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba (2022). Atualmente é gestora da E.E. Alberto Barreiros. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Filosofia e Geografia.
Marcelo Alexandre Teodoro
Doutorando em Educação pelo PPGE/Uniube. Mestre em Educação pelo PPGE/UFTM. Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão pela FAVENI. Licenciado em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino de Minas Gerais, atuando nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Integra o grupo de pesquisa GEVAR (Grupo de Estudos Variacionistas), cadastrado na Plataforma Lattes e reconhecido pela instituição. Atua também na constituição de banco de dados (montagem de corpora) com jornais e revistas da década de 1940 da cidade de Uberaba, sob orientação da professora Dra. Juliana Bertucci Barbosa. Além disso, participa do grupo de pesquisa GEPADLE, coordenado pela professora Dra. Marinalva Vieira Barbosa.
Marinalva Vieira Barbosa
Professora Titular do Depto. de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Graduada em Letras (1999) e Especialista em Leitura e Produção de Textos (2000) pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Mestre (2004) e Doutora em Linguística pela Unicamp (2008) - este com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon LENS LSH. Pós-doutorado pela FE/Unicamp (2009. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE). Editora da Revista Iniciação Formação Docente. Docente permanente do PPPGE e do Profletras da UFTM. Coordena a coleção Fazer A-parecer (Mercado de Letras). Organizadora de livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa. Atua na área de Linguística (com ênfase em Análise do Discurso) e Educação, pesquisando e orientando os seguintes temas: Leitura, Escrita e formação de professores; Metodologias do ensino de língua portuguesa e formação de professores; Inclusão educacional e formação de professores; Discurso, escrita e produção de conhecimento. Reitora da UFTM - 2023-2027.
Mauricio dos Reis Brasão
Possui Pós-doutorado em Educação - UFU (2022). Doutor (2020) e Mestre (2011) em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube). Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2021) pela Faculdade Única (FU). Especialista em Linguística (2008) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Informática em Educação (2005) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Unicesumar (2022). Licenciado em Letras Português/Inglês (1992), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Olga Cardoso da Silva
Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2014-2016). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - MG (2009) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Especialista em Supervisão e Orientação Educacional, e em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Membro do grupo de pesquisa Espaços Plurais da Educação - Uniube. Possui experiência no Ensino Superior e na Educação Básica. Atua como professora em cursos de graduação e pós-graduação - Unimontes/ UAB e em pesquisas na área de Educação, história da educação, educação a distância, gestão escolar, educação integral, espaço plurais de educação, educação geográfica, cidades educadoras, e em Geografia com ênfase em Geografia urbana; políticas públicas, territórios, Cidades sustentáveis; Geografia Regional, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Saneamento Básico.
Ricardo Baratella
Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba (2021). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Especialista em Docência do ensino superior (2011). Especialista em Gestão escolar (2010). Especialista em Educação a Distância (2008). Especialista em Biologia evolutiva (1999). Professor da Universidade de Uberaba. Professor permanente da Universidade de Uberaba, na Pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado ), integrando as Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem” e do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação, na Linha de Pesquisa “Práticas docentes na educação básica”. Graduado - Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012). Graduado - Licenciatura em Ciências: habilitação plena em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (1989). Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (1987). Tem experiência na área de Fisiologia animal, Zoologia, Biologia evolutiva e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia animal comparada; zoologia dos invertebrados; zoologia dos vertebrados; evolução das espécies; educação ambiental; portfólio; representações sociais; avaliação formativa; trabalho docente; cultura virtual; subjetividade; educação básica; educação superior e processo saúde-doença.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8858-4
ISBN Digital: 978-65-251-8859-1
DOI: 10.24824/978652518858.4
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 214
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: E24 Educação e sociedade: políticas públicas educacionais e as implicações nos processos educativos na contemporaneidade / Ricardo Baratella (org.). – Curitiba: CRV, 2025. 214 p. Bibliografia. ISBN Digital 978-65-251-8859-1 ISBN Físico 978-65-251-8858-4 DOI 10.24824/978652518858.4 1. Educação 2. Políticas públicas educacionais 3. Cultura 4. Racismo 5. Processos educacionais e seus fundamentos I. Baratella, Ricardo, org. II. Título. III. Série. CDU: 37 CDD: 370 Índice para catálogo sistemático 1. Educação – 370
