Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
Este livro faz parte de um conjunto mais amplo de produções da linha de Educação em Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Impulsionada pela formação de pesquisadores na área de Educação e interlocução entre grupos de pesquisas, fatores fundamentais para estímulo ao desenvolvimento científico e social da região mato-grossense, a obra busca a divulgação de estudos realizados e o fortalecimento de projetos de pesquisa dos grupos que compõem a linha. O conjunto de textos apresentados propicia a discussão e reflexão de diversas temáticas, perpassando por questões epistemológicas e da história das Ciências, diversidade, recursos didáticos para aprendizagem de conceitos, formação de professores em vários níveis da docência, bem como problemáticas relativas às avaliações de aprendizagens e institucionais e diferentes práticas pedagógicas nas Ciências Naturais e Matemática. Convidamos você, leitor(a), a compartilhar conosco dessas produções, na expectativa que possam desencadear discussões profícuas e novas ideias que contribuam com a Educação em Ciências e a Educação Matemática no Brasil.
Autores:
Organizadores
Adelmo Carvalho Da Silva
Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do Instituto de Educação e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa: Práticas Pedagógicas de Professores de Matemática (GPPPM).
Irene Cristina De Mello
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Instituto de Química e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. Coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ).
Autores
Ayane De Souza Paiva
Docente Na Universidade Federal De Mato Grosso (ufmt).
Daniella Maria C. De Britto
Doutoranda Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal De Mato Grosso.
Deise Rôos
Doutoranda Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal De Mato Grosso – Ufmt.
Gladys Denise Wielewski
Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. Na pesquisa, atua nas temáticas: História da Educação Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Resolução de Problemas e Pensamento Matemático.
Graciela Da Silva Oliveira
Docente na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação.
Graziele Borges De Oliveira Pena
Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GPEQA – Grupo de Pesquisa em Educação em Química do Araguaia – UFMT.
Jacqueline Borges De Paula
Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM).
João Pedro Macedo Nascimento Fernandes
Mestre Em Educação Pela Ufmt/ie. Docente Da Rede Estadual De Ensino De Mato Grosso (seduc/mt).
Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ).
Marcela Marques
Doutoranda Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal De Mato Grosso (ppge/ufmt).
Marcelo Araujo Gaudêncio
Mestrando No Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal De Mato Grosso (ppge/ufmt).
Marta Maria Pontin Darsie
Docente da Universidade Federal de Mato Grosso e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM).
Rosiane Alexandre Pena Guimarães
Doutoranda Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal De Mato Grosso – Ufmt.
Rute Cristina Domingos Da Palma
Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em matemática na Educação Infantil, anos iniciais e formação docente (EDUMAT).
Sandro Luiz Leseux
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Docente da Rede Estadual de Mato Grosso - SEDUC/MT.
Shirlyjaine Da Silva F. Ribeiro
Mestranda No Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal De Mato Grosso (ppge/ufmt).
Simone Cristina Rubim Ferreira
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Docente da Rede Estadual de Mato Grosso – SEDUC/MT.
Sueli Fanizzi
Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais (GRUPEMAI).
Valdicleia Pereira Barbosa
Mestra do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT. Docente da Rede Estadual de Mato Grosso - SEDUC/MT.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8448-7
ISBN Digital: 978-65-251-8445-6
DOI: 10.24824/978652518448.7
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 354
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: E24 Educação em Ciências e Educação Matemática: múltiplas lentes da pesquisa / Adelmo Carvalho da Silva, Irene Cristina de Mello (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025. 354 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8445-6 ISBN Físico 978-65-251-8448-7 DOI 10.24824/978652518448.7 1. Educação 2. Educação Matemática 3. Educação em Ciências I. Silva, Adelmo Carvalho da, org. II. Mello, Irene Cristina de, org. III. Título IV. Série. CDU: 37.016 CDD: 375.5 Índice para catálogo sistemático 1. Educação: 375.5
