15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$66,86 sem juros | Total R$66,86 | |
2 x de R$33,43 sem juros | Total R$66,86 | |
3 x de R$22,29 sem juros | Total R$66,86 | |
4 x de R$17,30 | Total R$69,19 | |
5 x de R$14,08 | Total R$70,38 | |
6 x de R$11,93 | Total R$71,58 | |
7 x de R$10,40 | Total R$72,79 | |
8 x de R$9,25 | Total R$74,02 | |
9 x de R$8,36 | Total R$75,26 | |
10 x de R$7,65 | Total R$76,51 |
Autores: Valdecir Soligo - Marinez Gasparin Soligo (Orgs.)
Sinopse:
Este livro, na forma de coletânea, se inclui em um processo mais amplo de reflexão sobre a educação brasileira contemporânea, desenvolvido no bojo do VI Simpósio Nacional de Educação e Primeira Amostra da Pós-Graduação, realizado no ano de 2017 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Constituindo-se em um importante espaço de reflexão sobre o processo de sistematização e produção de conhecimentos, tendo por objetivo pautar algumas constatações do debate em curso sobre a educação e seus desdobramentos e sua relação com a sociedade, apresentando demandas políticas, técnicas, pedagógicas, teóricas e práticas e de fundamentação da educação na atualidade. A escolha dos textos se deu por demandas dos docentes do Curso de Graduação em Pedagogia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado e Doutorado, considerando as temáticas discutidas e pesquisadas no âmbito dos grupos de pesquisa e estudo da instituição na atualidade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544436578
DOI:10.24824/978854443657.8
Ano de edição:2019
Número de páginas:308
Formato:16x23
Assunto:
E24
Educação em debate perspectivas da produção acadêmica Valdecir Soligo, Marinez Gasparin
Soligo (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
308 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3657-8
DOI 10248249788544436578
1 Educação 2 Políticas educacionais 3 Ensino e metodologias 4 Concepções teóricas
I Soligo, Valdecir org II Soligo, Marinez Gasparin org III Título IV Série
CDU 37 CDD 370
378 378
APRESENTAÇÃO
Valdecir Soligo
PARTE I
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS
HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA –
PROVA BRASIL
Valdecir Soligo
Josiane dos Santos Aguera
DESREGULAMENTAÇÃO E REFORMA DO ESTADO
o desenrolar na educação
Adrian Alvarez Estrada
Marinez Gasparin Soligo
O ALICERCE POLÍTICO DA BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR descaminhos para a formação
de professores
Ana Maria Marques Palagi
Adelize Trentin Lemes
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO
FUNDAMENTAL PÓS-CONSTITUIÇÃO DE
Dhyovana Guerra
Priscila Waldow
Ireni Marilene Zago Figueiredo
REFORMA DO ENSINO MÉDIO E TENDÊNCIAS PARA
FORMAÇÃO EOU CARREIRA DOCENTE
alguns apontamentos
Simone Sandri
DESAFIOS DA RESOLUÇÃO Nº -CNECPMEC EM
UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO PARANÁ
Márcia Regina Ristow
José Carlos dos Santos
Valdecir Soligo - indd A GESTÃO COMPARTILHADA reflexões sobre o
contexto histórico e a atuação do diretor escolar
Gislaine Buraki
Angélica Cristina Henick
Isaura Monica Souza Zanardini
PARTE II
O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CONTEXTO
DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
A ABORDAGEM DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
CIENTÍFICO E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO
ENSINO FUNDAMENTAL relato de experiência
Dulce Maria Strieder
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
QUAIS OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO
PROFESSOR DE CIÊNCIAS? UMA REVISÃO
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Jizéli Zeferino da Silva
Wellington Soares de Lima
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM
RELAÇÃO AOS IMPACTOS CAUSADOS PELO DESCARTE
DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE
Lourdes Aparecida Della Justina
Natiely Quevedo dos Santos
Eduarda Maria Schneider
Rosângela Araújo Xavier Fujji
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
expectativas vinculadas ao livro didático
Vilmar Malacarne
Mariane Grando Ferreira
Débora Marcília Moreira
Rosana Maria de Oliveira
Sara Giordani
Sandra Jouris Dias
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS
NO ENSINO FUNDAMENTAL incorporando elementos da
cultura dos alunos na perspectiva etnomatemática
Neiva Gallina Mazzuco
Luciana Marcelino
Valdecir Soligo - indd PARTE III
PRÁTICAS, MÉTODOS, METODOLOGIAS E
PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Ester Rodrigues
Thaís Cristina Gutstein Nazar
EXPERIÊNCIA EDUCATIVA E OS PRINCÍPIOS DE
CONTINUIDADE E INTERAÇÃO EM JOHN DEWEY
Maria Inalva Galter
Karina dos Santos de Moura Buzin
QUALIDADE DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
contribuições da pedagogia histórico-crítica
Kerlyn Tatiana Schulz Niesvald
João Carlos da Silva
A INSERÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DA
LINGUAGEM ESCRITA E O TRABALHO PEDAGÓGICO
Jéssica Alves
Ivete Janice de Oliveira Brotto
APROXIMAÇÃO DA TEORIA DO GÊNERO DISCURSIVO
E A PERSPECTIVA COMUNICACIONAL DE MUSEUS
cronotopo das gerações museais
Saulo Cezar Seiffert Santos
Marcia Borin da Cunha
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E
NA ESCRITA NA PERSPECTIVA DOCENTE
Maria Lídia Sica Szymanski
Dinora de Godoy Elias
SOBRE OS AUTORES