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Autores: Sandra Regina Leite
Sinopse:
Destinado a educadores e pessoas que têm interesse e responsabilidade para com a formação das novas gerações, este livro apresenta uma reflexão sobre a relação entre a educação e a continuidade do mundo comum que está no cerne da compreensão de Hannah Arendt sobre a educação. Ao mesmo tempo, busca elucidar algumas implicações para o currículo a partir dessa compreensão. “A essência da educação é a natalidade, o fato de que seres nascem para o mundo” (ARENDT, 2003, p. 223), um mundo que é renovado através da chegada dos novos e conservado pelos adultos, por aqueles que já pertencem ao mundo. A educação tem a tarefa, juntamente com a formação dos novos, de favorecer condições de possibilidade para a continuidade do mundo, continuidade que não é repetição, mas potencial capacidade de interromper o velho e iniciar o novo. No centro desta reflexão, apoiada no pensamento de Hannah Arendt, está o caráter público da educação, a importância da autoridade e da tradição e a atitude do amor mundi. Tal atitude é traduzida na responsabilidade pelo mundo comum e pela formação dos novos, bem como na relevância do amor ao mundo para a educação. A possibilidade para que isto aconteça está profundamente enraizada na própria compreensão do ser humano, que é a sua capacidade de agir, a sua ação singular de introduzir novos começos no mundo.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544401279
DOI:10.24824/978854440127.9
Ano de edição:2015
Número de páginas:122
Formato:14x21
Assunto:
EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT:implicações para o currículo
Leite, Sandra Regina
Educação em Hannah Arendt: implicações para o currículo / Sandra Regina Leite
HANNAH ARENDT: Mundo comum e educação
Um olhar sobre Hannah Arendt
e sua relação com a ed
ucação
O pensamento aren
dtiano:
uma complexa teia conceitual
A educação e o mundo comum:
alguns conceitos arend
tianos
Compreendendo Hannah Arendt na educação
A Natalidade
O mundo comum
As esferas pública e privada
O discurso e a ação
A política
A CRISE NA EDUCAÇÃO E O LUGAR DA EDUCAÇÃO
NO MUNDO COMUM
Modernidade: crise
e problema na educação
A crise da autoridade e a ruptura da tradição
O lugar da educaçã
o no mundo comum
A educação e a formação dos “novos”
A educação e o âmbito da pré-política
A educação e a atitude face ao fato
da natalidade
IMPLICAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO
A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE HANNAH ARENDT
“Nossa herança no
s foi deixada
sem nenhum testamento”
A metáfora do testamento e o currículo
A metáfora do ‘pescador de pérolas’
e o educador
O educador e sua responsabilidade
pelo mundo comum
O currículo e a narrativa