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Autores: Maria da Conceição Valença da Silva - Elaine Pimentel (Orgs.)
Sinopse:
Este livro é composto por textos que resultaram de estudos e pesquisas realizadas por professores e estudantes da graduação e da pós-graduação das áreas de Educação, Direito e Biblioteconomia, componentes do Grupo de Pesquisa CNPq - EDUCAÇÃO EM PRISÕES (GPEP) e conta com a participação especial de produções de profissionais, pesquisadores renomados que discutem essa temática. O GPEP é vinculado ao Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e foi criado em 2017 com a finalidade de viabilizar estudos e pesquisas acerca da educação no sistema prisional brasileiro e alagoano, de modo a favorecer estudantes em processo de formação docente, bem como integrar professores e discentes de diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento da educação dos sujeitos em situação de privação de liberdade. O Grupo de Pesquisa CNPq EDUCAÇÃO EM PRISÕES é composto por três linhas de pesquisa que se complementam, a saber: a) Educação em prisões: políticas públicas e formação docente; b) O direito fundamental à educação para pessoas privadas de liberdade: sistemas prisional e socioeducativo; e c) Leitura, práticas culturais e educativas para pessoas privadas de liberdade. A criação deste grupo de pesquisa ratifica a necessidade de estudos no âmbito da educação nas unidades prisionais frente à violência, aos problemas sociais e de exclusão presentes nas realidades brasileira e alagoana, sobretudo, como contributo para o retorno dos sujeitos ao convívio em sociedade, após o cumprimento da pena.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544425909
DOI:10.24824/978854442590.9
Ano de edição:2018
Número de páginas:224
Formato:16x23
Assunto:
Ed24
Educação em prisões: princípios, políticas públicas e práticas educativas / Maria da
Conceição Valença da Silva, Elaine Pimentel (organizadoras) – Curitiba: CRV, 2018.
224 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-2590-9
DOI 10.24824/978854442590.9
1. Educação 2. Presídio 3. Ciências Sociais 4. Políticas públicas I. Silva, Maria da Conceição
Valença da. org. II. Pimentel, Elaine. org. III. Título IV. Série.
CDU 37 CDD 370365
NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR REPUBLICANA
NAS PRISÕES: algumas aproximações ao pensamento arenditiano
Cezar Nonato Bezerra Candeias
ESCOLA E PRISÃO: espaços e contextos de reprodução e controle social
Tuanne Priscila Silva de Lira
Maria da Conceição Valença da Silva
EDUCAÇÃO EM PRISÕES:
aspectos sociojurídicos e de política criminal
Elaine Pimentel
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS DE
PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: análise da organização da educação
escolar e não escolar nos planos estaduais de educação nas prisões
Elionaldo Fernandes Julião
Fabiana Rodrigues
Ana Claúdia Godinho
A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO EM
ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E A EDUCAÇÃO NO
SISTEMA PRISIONAL NO ESTADO DE ALAGOAS
Dimas de Lima Santos
Maria da Conceição Valença da Silva
A PRIMEIRA ESCOLA ESTADUAL PARA ATENDIMENTO A
PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE EM ALAGOAS:
uma história marcada por lutas e resistências
Leilson Oliveira do Nascimento
A EDUCAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS DE ALAGOAS:
cenário de oferta e ações implementadas
Ana Karla Loureiro da Silva
Maria da Conceição Valença da Silva
NARRATIVAS DE TRABALHADORES-ESTUDANTES-
-APENADOS DO PROJETO INCLUSÃO SOCIAL PELA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Patrícia Torres de Lima
Elaine Pimentel
Marinaide Freitas
CONCEPÇÕES DOS INTERNOS DA PENITENCIÁRIA
ESTADUAL DE PARNAMIRIM SOBRE O PROJETO LEITURA
PARA LIBERDADE
Alexandre Aguiar
Larissa Terumi Takamoto
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA
SOCIOEDUCATIVO: a prática pedagógica e o processo de socialização
Anne Rose dos Prazeres Costa Tenório
Diogo Rodrigo do Nascimento
Regina Maria de Oliveira Brasileiro
A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CÁRCERE: ferramenta
emancipatória para a pessoa privada de liberdade
EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL:
a execução da pena e a experiência de educação superior a
distância no Núcleo Ressocializador da Capital
Cicero Alves de Lima Junior
O CÁRCERE FEMININO EM ALAGOAS: do acesso à
marginalidade, às possibilidades de educação e reintegração social
Renata Souza de Lima
Rhaynah Gladys Vasconcelos de Oliveira