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Autores: Nima Imaculada Spigolon - Camila Brasil Gonçalves Campos (Orgs.)
Sinopse:
Paulo Freire entendia que os Círculos de Cultura expressavam a capacidade humana de refletir sobre o mundo, sobre a posição humana no mundo e o poder dos humanos transformarem esse mundo por meio do trabalho e do encontro dialógico. Entendo que as professoras Nima I. Spigolon e Camila B.G. Campos, foram motivadas por essas mesmas disposições quando organizaram a coletânea “Círculos de Cultura: teorias, práticas e de práxis”. Num momento em que a lógica do mercado parece recobrir todas as esferas da vida social e natural, além de transformar as práticas culturais diferentes e desiguais em mercadorias variadas para públicos diversos, me indago: Como assegurar que os Círculos de Cultura preservem seu potencial dialógico, crítico, emancipador e transformador? - Como assegurar que eles não se transformem em mais um “bem cultural”? O conceito de “educação bancária”, realçado por Paulo Freire, dialoga com o de “bem cultural”, realçado por Adorno e Horkheimer, na medida em que ambos apontam para o perigo de transformar as práticas culturais, dentre elas os Círculos de Cultura, em “mercadorias” que reificam os sujeitos e os processos sociais envolvidos. Pergunto, ainda mais: Qual é o nosso interesse em refletir hoje a respeito dos Círculos de Cultura? Quais são as questões presentes que orientam hoje a nossa prática e o nosso entendimento sobre esses Círculos? Na atual conjuntura sócio político econômica e educativa o que caberia aos Círculos de Cultura refletir? Como não reduzi-los a uma “inovação didático pedagógica” tão em moda na visão hegemônica moderna que, contando com a técnica e a tecnologia, tudo muda para que tudo permaneça como esta? São provocações que faço a(o)s autora(e)s e leitora(e)s desta coletânea e que espero ver encaminhadas nas linhas e entrelinhas tecidas entre as teorias, as práticas e a dialética das práxis. Profa. Dra. Débora Mazza (FE/UNICAMP)
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411674
DOI:10.24824/978854441167.4
Ano de edição:2016
Número de páginas:312
Formato:16x23
Assunto:
E24
Educação emancipatória como estratégia de efetivação do controle social em conselhos Municipais de Saúde/Caroline Ottobelli e Cênio Back Weyh
134 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-1168-1
1. Educação – Gestão Pública 2. Administração – Saúde I. Ottobelli, Caroline II. Weyh, Cênio Back.
CDD 362.1068
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA:
uma breve retrospectiva
EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL:
o papel dos Conselhos de Saúde frente
à participação popular
EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
COMO UM INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO
DO CONTROLE SOCIAL
Da organização das reuniões
dos Conselhos Municipais de Saúde
Da concepção da comunidade sobre
o Conselho Municipal de Saúde à visão
dos conselheiros e da própria comunidade
Da forma de escolha dos conselheiros
e a interferência sob as ações do Conselho
Municipal de Saúde
Da qualificação dos conselheiros de saúde
O Conselho Municipal de Saúde como
um espaço de e luta da população
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES
